Questões rápidas (Urgente)

pmiguel

Power Member
Viva a todos
Tou a fazer um exame de informática neste momento, e nao posso estar a perder tempo em algumas questões,
por isso peço se alguém me pode responder às seguintes questões:
- 3 vantagens do win xp
- 3 desvantagens do win xp
- definição de kernel

Obrigado e todos
 
Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada mais baixa de interface com o Hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo. É no kernel que estão definidas funções para operação com periféricos (mouse, disco, impressora, interface serial/interface paralela), gerenciamento de memória, entre outros. Resumidamente, o kernel é um conjunto de programas que fornece para os programas de usuário (aplicativos) uma interface para utilizar os recursos do sistema.

Quanto à sua arquitetura, o kernel pode ser monolítico - em um único bloco, com todas as funcionalidades carregadas na memória - ou modular - com os módulos específicos para cada tarefa carregados opcionalmente, dinamicamente.

O kernel é a parte mais importante do sistema operacional, pois, sem ele, a cada programa novo que se criasse seria necessário que o programador se preocupasse em escrever as funções de entrada/saída, de impressão, entre outras, em baixo nível, causando uma duplicação de trabalho e uma perda enorme de tempo. Como o kernel já fornece a interface para que os programas possam acessar os recursos do sistema de um nível mais alto e de forma transparente, fica resolvido o problema da duplicação do trabalho.

Quando há periféricos ou elementos de um sistema computacional que o kernel não cobre, então se faz necessário escrever a interface para eles, os chamados device drivers. Geralmente, os kernels oferecem uma função para se executar chamadas de sistema, como por exemplo a ioctl() do Linux. Valendo-se dessa função, podem-se escrever rotinas para qualquer dispositivo.

@ Wikipedia

Vantagens no uso do WinXP
- suporte a FAT32 e NTFS (melhor aproveitamento do HD e maior segurança dos dados ali contidos)
- performance superior aos sistemas operacionais que não são de 32-bits real como o Win95, Win98 e WinMe
- ausência de DOS (o DOS é emulado), permitindo maior eficiência no funcionamento do sistema operacional
- maior estabilidade e rapidez na Internet e em rede local por ser 32-bits (maior otimização)
- possui segurança de dados dos usuários, auditoria e multi-usuário
- sistema de proteção de memória bastante eficiente (quando uma aplicação trava, ela não interfere nas demais)
- multithreading otimizado (várias aplicações simultâneas funcionando com rapidez)
- suporte a periféricos USB e Plug & Play
- suporte ao DirectX
- gravação de CD-R/CD-RW sem necessidade de softwares adicionais
- programa de visualização e conversão de imagens
- compatibilidade de software (ele permite rodar aplicações desenvolvidas p/ Win9x, WinMe, WinNT e Win2000)
- uso do ClearType, que melhora sensivelmente a qualidade do texto apresentado na tela
- integração com a plataforma .NET e Passport
- acesso remoto para solução de problemas sem a necessidade de acesso físico ao computador
- firewall embutido (maior segurança na Internet)
- restauração de drivers caso o driver atual apresente problemas
- Restauração de Sistema caso o sistema operacional apresente problemas
- help completo e atualizado via Internet
- atualização de drivers e arquivos do sistema operacional sem intervenção do usuário
- plataforma ideal para uso geral e estações de trabalho

Desvantagens no uso do WinXP
- exigência de memória RAM: o mínimo para o WinXP funcionar bem é 128 Mb
- atualmente o WinXP encontra-se em testes*, mas como acontece com todo sistema operacional novo, o usuário poderá ter problemas de ausência de drivers para alguns periféricos.

@ http://www.ufpel.edu.br/ci/seguranca/windows.php

Google all the way :cool:
 
deathsurf disse:
@ Wikipedia

- atualmente o WinXP encontra-se em testes*, mas como acontece com todo sistema operacional novo, o usuário poderá ter problemas de ausência de drivers para alguns periféricos.

LOLOLOL
 
deathsurf, muito obrigado pela tua ajuda.

chight, eu pedi ajuda e não berleites embora tenhas alguma razão na tua observação mesmo não teres respondido às minhas questões, havias de estar 3 horas a fazer um teste de S.O. com bastante teoria, acredita que te esquecias do teu nome, por falar nisso tenho ainda ainda de preencher o cabeçalho do nome.

Abraços
 
Man, a questão é que eu tinha vergonha de vir aki pedir respostas para esse tipo de perguntas. e que tal te aplicares uma beca a estudar ? E que tal perceberes as coisas e não agir como um agente passivo que não sabe o que está e escrever na folha de exame ?

Vai ser bonito daqui a uns anos...vamos ter excelentes profissionais.
 
Mas eu como sou uma pessoa humilde (Ao contrário de mtas pessoas) não tenho vergonha de perguntar quando não sei, Mas tens razão para a próxima estudo mais :) .
Se todos os profissionais forem eu uma coisa te garanto, iram todos ser humildes e trabalhadores e não cabeças pensantes que só querem poleiro.
Mas acho piada como é tu não me conhecendo de lado algum consegues avaliar as minhas capacidades profissionais mas pronto .......... tu é que és o bom.
Abraço
 
pmiguel disse:
como é tu não me conhecendo de lado algum consegues avaliar as minhas capacidades profissionais

Como ?

Simples.

Vieste aqui fazer 3 perguntas. A forma como perguntaste e o teor das perguntas mostra logo à partida a tua incapacidade de raciocionar um bocado sobre o assunto. Duas delas nem é preciso saber muito, basta apenas analisar a tua experiência enquanto utilizador do Windows XP e inferir alguns pontos negativos e positivos.

Em segundo lugar, o simples facto de estares a fazer as perguntas no momento em que tás a fazer o exame revela que não estudaste para o exame, logo se não te preparaste para um exame mostra a forma como trabalhas e te organizas. Não me parece que vás ser um bom profissional dessa forma.

A humildade não tem nada a ver com isso. Pedir de forma esfarrapada a solução para um problema num fórum não faz de mim humilde. Faz de mim calão.
 
Penso que um forum de informática serve para isso mesmo por questões foi e isso que eu fiz, ou vou ter que selecionar as questões que ponho para não ferir suscetibilidades?
Ou seja,uns são criticados por participarem nos foruns só para vender material ou outros são criticados por fazerem questões, eu não entendo qual o teu conceito de forum.
Acho que só posso por questões de grau 5 para não 'ouvir' bocas de utilizadores, para a próxima já sei o que fazer, sendo assim peço desculpas e prometo que não volta a acontecer.
Podes crer que a minha capacidade de raciocinio e QI não é nem nada inferior à tua garanto te, como tb não é superior.
Como ficas te escandalizado com as 2 primeiras questões que eu fiz eu passo a citar, o exercicio era um problema proposto e eu tinha que enquadrar 3 vantagens e desvantagens com esse problema, ou seja, não era só descarrar para lá vantagens e desvantagens quais queres, tinham de estar ligadas com a solução pretendida, e sinceramente não me estava a ocorrer nenhuma ideia, apenas a parte da segurança.
Em relação á ultima eu sabia o que era o kernel, mas acho que a minha resposta estava muito imcompleta, pois eu só sabia que controla todo o input e output e cria a transparência entre o utilizador e o hardware, nada mais e em desespero de causa resolvi fazer esta barbaridade que te deixou profundamente chocado.
Abraço
 
... estava o moço tão entretido a julgar-te e tu respondes desta maneira... não há direito, estragares o passatempo ao moço. :lol:

clap clap clap
 
Apesar de não concordar com perguntas destas, respostas destas
Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada mais baixa de interface com o Hardware
tbm me deixam a pensar...

Á 10 anos atrás tinha um chumbo automático por dizer isto, nem era preciso escrever... Ou mudou muita coisa em 10 anos ou um driver continua a operar num modo extremamente previlegiado , entre o hardware e o kernel, que lhe permite acesso incondicional ao hardware, e consequentemente a possibilidade de mandar OS, kernel e a maezinha cus porcos se lhe der na telha...

Claro, muita coisa pode mudar em 10 anos, mas não me lembro de ver um BSOD/Kernel Panic causado por uma userspace app. Já por drivers.... xiii... Ás vezes é de tal ordem que nem msg de erro dá, é reboot instantaneo....
 
Isto agora fez-me pensar um bocado :S

Não consigo encontrar 3 desvantagens do uso do XP.
Se calhar é porque nunca usei mais nenhum SO sem ser as anteriores versões do windows.
 
As desvantagens não são para com as anteriores versões do Windows, mas sim para com os outros sistemas operativos, tais como os baseados em kernel linux.
Tens muitas:
- o software é pago, ao contrário das maiorias das distros de linux.
- como a Microsoft despresou durantes anos a segurança nos seus diversos sistemas operativos, todos sem excepção são um buraco para os tão famosos vírus.
- demoram imenso tempo a reparar esses mesmos buracos (IE) ao contrário da concorrência (Firefox)

etc
 
Eu acho que a questão dos virus tem um bocado a ver com a quantidade de gente a procurar falhas na segurança do XP.. Se calhar se tivessem tantos a procura de falhas em alguma distro de linux elas acabavam por aparecer.

Mas sim, não deixa de ser uma desvantagem.

Quanto ao IE penso que isso é um erro de software e não do sistema operativo, apesar de ser um software que o acompanha.
 
Back
Topo