1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questões sobre dominios

Discussão em 'Web Development' iniciada por K0mA, 9 de Agosto de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 791)

1. K0mA

K0mA Power Member

Boas,

Como nunca registei um dominio tenho algumas dúvidas.

Como é que eu provo que um dominio é meu?
    Que controlo tenho eu sobre o dominio? tem painel de administração? que opções tem?

É possível fazer um WHOIS a um domínio, nesse caso, iriam aparecer os meus dados pessoais?
    Se comprar um alojamento com dominio incluído fico dependente da empresa de alojamento?

Alguém me pode esclarecer s.f.f. ?

2. _Kosta_

_Kosta_ Power Member

Os dominios é apenas um registo um alias, de um espaço adquirido por ti na internet.
    O espaço em si, ou area, é administrada directamente via web, atravez dum painel de configurações, o mais comum que se usa é (www.cpanel.com). Transferencia de ficheiros pode ser feita via FTP.
    Podes provar sempre que o dominio é teu, foste tu que pagaste por ele, com um recibo por exemplo.
    Os dados pessoais dum dominio só é apresentado pela empresa que o registou, normalmente guardado em BD.

3. Santo38

Santo38 Power Member

De várias formas. Primeiro tendo um recibo/factura da aquisição do mesmo. Em segundo que o dominio fique realmente em teu nome e não do da empresa que o registas. Para verificares se o dominio ficou em teu nome usas por exemplo o http://whois.sc e colocas lá o nome do dominio que queres verificar.

Nos dias que correm deves procurar uma solução onde possas ter controle do teu dominio. Essas soluções existem, só tens de contactar as empresas que estás a considerar usar com essa pergunta.

Para uma lista de empresas do ramo consulta este tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165974

Não só é possivel como é altamente desejável que lá apareçam os teus dados. No entanto se isso te preocupa existe um serviço chamado Domain Privacy que pode ser adquirido junto com o dominio ou em muitos casos é oferta.

Depende de empresa para empresa. Não é de descartar, nem considero má prática desde que o cliente seja correctamente avisado, que ao ser oferecido o dominio o mesmo tenha que ficar sobre a gestão dessa empresa durante o periodo de oferta. Muitas empresas neste caso, e pessoalmente acho errado, mas a cada um a sua politica, obrigam-te a ficar com o alojamento durante um determinado periodo de tempo. Nada é grátis. Dominios custam dinheiro. O que acontece é que sendo um valor anual muito baixo (8 ou 9 euros) a oferta de 1 dominio torna-se numa forma de cativar o cliente.

Espero ter ajudado. O importante é contactares várias empresas e colocares às mesmas algumas questões antes de avançares com a compra efectiva.

Questões como as que colocaste aqui por exemplo e outras questões que tenhas. Com isso avalias o grau de conhecimento e rapidez a responder aos clientes. Em caso de dúvida vens aqui e perguntas.

Saudações

4. K0mA

K0mA Power Member

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Partilhar esta Página