Questões técnicas de iniciante

molhopicante

Power Member
A Fibra finalmente chegou à minha cidade através da "Nos".

Estou a pensar aderir, mas antes gostaria de tirar algumas dúvidas.

Tenho estado a ler por aqui e já tenho algumas ideias, sendo que há coisa que não tenho ainda a certeza.


Eu tenho um Draytek Vigor 2862ac, o qual gostaria de continuar a utilizar para controlar a net, e apenas para isso, sendo que todos os restantes serviços, podem continuar a ser distribuídos pelo router da Nos, de maneira independente.

Tenho também ligado ao Draytek, um Switch TP-Link Gigabit.

1-Pode funcionar como disse anteriormente, ou terá que passar tudo pelo Draytek?

2-Pelo que entendi, qualquer dos Routers da Nos dá para colocar em modo bridge, sem qualquer perda ou problema, é isso?

3-A opção "sem box", que aparece em certos pacotes, significa que com um receptor DVB-C (meu), se recebem os canais sem problema, é isso?

4-A ligação ao receptor DVB-C suponho que seja feita por cabo que será colocado na altura da instalação, é isso?

Obrigado desde já pelas respostas.
 
A Fibra finalmente chegou à minha cidade através da "Nos".

Estou a pensar aderir, mas antes gostaria de tirar algumas dúvidas.

Tenho estado a ler por aqui e já tenho algumas ideias, sendo que há coisa que não tenho ainda a certeza.


Eu tenho um Draytek Vigor 2862ac, o qual gostaria de continuar a utilizar para controlar a net, e apenas para isso, sendo que todos os restantes serviços, podem continuar a ser distribuídos pelo router da Nos, de maneira independente.

Tenho também ligado ao Draytek, um Switch TP-Link Gigabit.

1-Pode funcionar como disse anteriormente, ou terá que passar tudo pelo Draytek?

2-Pelo que entendi, qualquer dos Routers da Nos dá para colocar em modo bridge, sem qualquer perda ou problema, é isso?

3-A opção "sem box", que aparece em certos pacotes, significa que com um receptor DVB-C (meu), se recebem os canais sem problema, é isso?

4-A ligação ao receptor DVB-C suponho que seja feita por cabo que será colocado na altura da instalação, é isso?

Obrigado desde já pelas respostas.

Viva

1 - Sim pode. O Router só tem duas funções, internet e telefone. O telefone não consegues fugir de maneira nenhuma ao router creio eu (nem faria sentido)

2 - Sim. Há uns tempos o modo bridge tinha uma redução (inexplicável) de velocidade. Tive esse problema no trabalho inclusive. Não sei como é que isso está atualmente.

3 - Sim. Excepto Premium e Packs de canais.

4 - Sim. Qualquer coisa metes um splitter.

Cumps
 
A Fibra finalmente chegou à minha cidade através da "Nos".

Estou a pensar aderir, mas antes gostaria de tirar algumas dúvidas.

Tenho estado a ler por aqui e já tenho algumas ideias, sendo que há coisa que não tenho ainda a certeza.


Eu tenho um Draytek Vigor 2862ac, o qual gostaria de continuar a utilizar para controlar a net, e apenas para isso, sendo que todos os restantes serviços, podem continuar a ser distribuídos pelo router da Nos, de maneira independente.

Tenho também ligado ao Draytek, um Switch TP-Link Gigabit.

1-Pode funcionar como disse anteriormente, ou terá que passar tudo pelo Draytek?

2-Pelo que entendi, qualquer dos Routers da Nos dá para colocar em modo bridge, sem qualquer perda ou problema, é isso?

3-A opção "sem box", que aparece em certos pacotes, significa que com um receptor DVB-C (meu), se recebem os canais sem problema, é isso?

4-A ligação ao receptor DVB-C suponho que seja feita por cabo que será colocado na altura da instalação, é isso?

Obrigado desde já pelas respostas.
3 - acho que são estes sem o MYZENTV

4 - Um cabo coaxial ligará a saida RF do ONT à tua instalação de tv para ser acessível em todas as tomadas tv. Enquanto na fibra da concorrência é só para as tvs sem box na NOS julgo que continua a ser necessária essa ligação nas boxes para além da ligação de rede - para a interatividade, EPG, gravações, videoclube etc...
 
4 - Um cabo coaxial ligará a saida RF do ONT à tua instalação de tv para ser acessível em todas as tomadas tv. Enquanto na fibra da concorrência é só para as tvs sem box na NOS julgo que continua a ser necessária essa ligação nas boxes para além da ligação de rede - para a interatividade, EPG, gravações, videoclube etc...
Sim o cabo coaxial é sempre necessário para as boxes, ter o cabo de rede na box somente se for FTTH.
Se for HFC, aí já não há ONT e é só cabo coaxial para tudo.
 
Sim o cabo coaxial é sempre necessário para as boxes, ter o cabo de rede na box somente se for FTTH.
Se for HFC, aí já não há ONT e é só cabo coaxial para tudo.
Não podendo garantir nada - porque a NOS é surpreendente - julgo que se não tinha cobertura o que a NOS instala de novo é FTTH...
se bem que aqui também gastaram dinheiro em pelo menos um outdoor a anunciar a chegada da fibra NOSà terrinha e em publicidade online, quando já existia a fibra NOS (ou HFC) há anos desde a Pluricanal e não me parece que instalem nos clientes outra coisa, salvo locais excepcionais (pelo menos uma rua e meia coberta com pdos FTTH NOS) e nos arredores em que os pdos NOS até parecem crescer em árvores...
 
Viva

2 - Sim. Há uns tempos o modo bridge tinha uma redução (inexplicável) de velocidade. Tive esse problema no trabalho inclusive. Não sei como é que isso está atualmente.

Cumps

Tenho usado em casa sem qualquer problema. Para mim tem estado bastante estável. Mas o HUB só está para bridge, BOX e telefone, não o usei mais para acesso à internet, não sei se isso alterará alguma coisa.
 
Back
Topo