Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Algum motivo aceitável para a 2a semi final da Eurovisão ter sido emitida ontem em SD?
A 1a semi final não pude confirmar mas esta foi SD.
Isso e os voice overs com qualidade manhosa...
 
Algum motivo aceitável para a 2a semi final da Eurovisão ter sido emitida ontem em SD?
A 1a semi final não pude confirmar mas esta foi SD.
Isso e os voice overs com qualidade manhosa...
Suponho que a 1ª semi-final terá sido transmitida em directo e em HD, a de ontem foi em diferido. Se é um motivo aceitável, não me parece que o seja, mas acho que terá sido por isso.
 
Suponho que a 1ª semi-final terá sido transmitida em directo e em HD, a de ontem foi em diferido. Se é um motivo aceitável, não me parece que o seja, mas acho que terá sido por isso.
Incompetência portanto...
A mistura HD-SD passou-se com o festival, no programa das Danças, em algumas séries... Enfim, é incompreensível porque a RTP anda em testes do HD (desde 2008!) :(
Fixed
 
Fátima em HD via RTP 1 HD e CMTV HD:




Os vários canais (RTP, SIC, TVI, CMTV e até o Canção Nova) estão a transmitir o mesmo feed. Alguém sabe quem é que está a fazer a produção?
 
Fátima em HD via RTP 1 HD e CMTV HD:




Os vários canais (RTP, SIC, TVI, CMTV e até o Canção Nova) estão a transmitir o mesmo feed. Alguém sabe quem é que está a fazer a produção?

Nesse local é a RTP, cada canal está encarregue de certos locais:
  • RTP: Santuário de Fátima e Casa de Nª Sra do Carmo
  • SIC: Base Aérea de Monte Real (onde aterrou e vai descolar o avião do Papa)
  • TVI: Estádio de Fátima e momentos de despedida do Papa entre o Santuário e a rotunda Norte
  • CMTV: Deslocação de helicóptero entre a Base Aérea de Mte Real e o estádio de Fátima, e deslocação entre o estádio e o Santuário de Fátima

Fonte: A Televisão
 
Sobre o festival da Eurovisão:
Prova-se o que eu já suspeitava -> se o sinal for transmitido "lá de fora" em directo e em HD...
a RTP e a SIC conseguem "re-emitir" HD apenas em directo, porque nem sequer "guardam", "gravam" ou conseguem "retransmitir" qualquer gravação feita desses eventos em HD.
Eventos nacionais em HD, só directos e com recurso a meios externos á empresa.

Estamos por isso, creio, ainda distantes de poder ver qualquer destas estações verdadeira e maioritariamente (não total) em HD de forma constante e diária, diria que talvez daqui a uns 2/3 anos, se houver vontade.

Sobre os directos de Fátima e feeds:
Vi várias vezes cameras e meios da EMAV.
 
Última edição:
Sobre o festival da Eurovisão:
Prova-se o que eu já suspeitava -> se o sinal for transmitido "lá de fora" em directo e em HD...
a RTP e a SIC conseguem "re-emitir" HD apenas em directo, porque nem sequer "guardam", "gravam" ou conseguem "retransmitir" qualquer gravação feita desses eventos em HD.
Eventos nacionais em HD, só directos e com recurso a meios externos á empresa.

Estamos por isso, creio, ainda distantes de poder ver qualquer destas estações verdadeira e maioritariamente (não total) em HD de forma constante e diária, diria que talvez daqui a uns 2/3 anos, se houver vontade.

Sobre os directos de Fátima e feeds:
Vi várias vezes cameras e meios da EMAV.

A SIC já grava programas em HD. É o caso das séries estrangeiras, filmes, novelas mais antigas e outros programas tal como a cerimónia dos óscares. A RTP é que estupidamente continua a gravar os programas em SD. Suponho que sejam já gravados em SD, porque são transmitidos nessa definição.

A RTP costuma subcontratar a EMAV para algumas das suas transmissões exteriores, tais como jogos da champions league e agora também em fátima. Não sei porque é que não estão a utilizar o seu próprio equipamento. Acho que a RTP tem capacidades mínimas para produzir este sinal. Tem cameras HD e também aquele autocarro convertido em carro de exteriores também com capacidade HD
 
O carro HD da RTP está avariado desde o Benfica x Nápoles se a memória não me falha..

Desde então que a EMAV anda a fazer quase tudo para a RTP.. jogos da bola, Mário Soares e agora Fátima
 
atão, portugal ganhou a eurovisão, e o pessoal lá na RTP ficou tão excitado que foi celebrar e esqueceu-se que estavam encarregues de uma emissão de TV, por muito relay de feeds estrangeiros que fosse.

:lol:
 
A SIC já grava programas em HD. ...

Não acho.....se assim fosse os resumos da Liga Europa seriam em HD...as flash interviews do Nuno Luz ao Mourinho no fim do Jogo (directo) seria em HD...os resumos dos jogos na Liga NOS transmitidos e cedidos em HD a outras estações seriam também retransmitidos em HD .. and so on and so on...
Naturalmente na SIC (tal como na RTP) também não se vêem directos nacionais em HD, apenas alguns feed enviados do estrangeiro e algumas ocasiões ou eventos muito especiais ou cerimonias, onde tudo parece que teve um preparação previa.
Por exemplo, um directo de um acidente, manifestação, assembleia da republica ou uma reportagem banal, não tem nunca emissão em HD, seja na RTP ou na SIC.

Outra prova: por exemplo neste momento 00:43 em directo na RTP1 esta a dar a conferencia de imprensa de perguntas ao Salvador e à Luisa do mesmo recinto na Ucrania com o mesmo feed da Eurovisao que de certeza absoluta é em HD, mas a RTP não está a trabnsmitir em HD, porque o programa esta a ser feito no estudio em Portugal...

Estou a agora a pensar que para o ano em 2018, o festival da Eurovisão será em Portugal....
Já estou a imaginar virem ai uns milhões para renovar os equipamentos tecnicos na RTP e para que estão situação mude definitivamente e melhore.
 
Última edição:
Não acho.....se assim fosse os resumos da Liga Europa seriam em HD...as flash interviews do Nuno Luz ao Mourinho no fim do Jogo (directo) seria em HD...os resumos dos jogos na Liga NOS transmitidos e cedidos em HD a outras estações seriam também retransmitidos em HD .. and so on and so on...
Naturalmente na SIC (tal como na RTP) também não se vêem directos nacionais em HD, apenas alguns feed enviados do estrangeiro e algumas ocasiões ou eventos muito especiais ou cerimonias, onde tudo parece que teve um preparação previa.
Por exemplo, um directo de um acidente, manifestação, assembleia da republica ou uma reportagem banal, não tem nunca emissão em HD, seja na RTP ou na SIC.

Outra prova: por exemplo neste momento 00:43 em directo na RTP1 esta a dar a conferencia de imprensa de perguntas ao Salvador e à Luisa do mesmo recinto na Ucrania com o mesmo feed da Eurovisao que de certeza absoluta é em HD, mas a RTP não está a trabnsmitir em HD, porque o programa esta a ser feito no estudio em Portugal...

Estou a agora a pensar que para o ano em 2018, o festival da Eurovisão será em Portugal....
Já estou a imaginar virem ai uns milhões para renovar os equipamentos tecnicos na RTP e para que estão situação mude definitivamente e melhore.

A parte de informação da SIC ainda está a ser produzida inteiramente em SD como já foi dito várias vezes. Assim como acontece com a RTP. Agora o porquê? Não sei. Tudo o resto na SIC é misto. Quando os filmes neste canal são transmitidos em HD na estreia ficam assim gravados. Até há casos em que filmes são transmitidos em SD na estreia mas posteriormente são transmitidos em HD. Atenção que isto é só um exemplo
 
Parece-me que não vamos realizar o festival. Isto com estudos e tal é coisa para demorar uns anos :P.

Isto basta colocar mais 1€ de taxa turística em todo o lado e temos a coisa paga. Ainda deve sobrar para a RTP comprar material novo.
 
O espaço informativo da SIC "Vidas Suspensas" está a ser produzido e emitido em HD. Penso que até a mudança das instalações a evolução será gradual em toda a informação. Quanto aos programas das manhã e tarde é algo a ver com as produtoras.
 
A RTP a inventar e a aumentar o tamanho de letra na informação. Sei que na RTP Madeira e África são assim desde que estrearam o novo grafismo. Entendo a mudança por causa de televisões pequenas.... mas tanto tempo depois da estreia do grafismo na RTP1 e RTP3?

info-rtp1494890313.jpg
 
Back
Topo