Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Durante a transmissão simultânea do jogo solidário, curiosamente, é a TVI que tem menos ruído no ecrã.
RTP e SIC puseram o número de telefone solidário, para além de que o logo da TVI é o que ocupa menos espaço no ecrã.

EDIT: TVI decidiu por o total acumulado no canto inferior direito
 
O sinal principal do jogo está produzido pelo carro 4k da Media Pro cedido à Sport Tv. O que significa que teoricamente, o jogo até podia ser produzido em 4K. Se as câmeras do jogo forem também em 4K
 
É impressão minha ou a imagem da SIC está abusada no que a contraste diz respeito? Na TVI praticamente não há som...

A melhor forma de ver isto tem sido na RTP1 HD.
 
A TVI foi logo posta de parte por não ser HD, e ainda acharam boa ideia colocar a labrega da Isabel Silva como repórter de relvado. Na SIC o jogo parecia que tinha uma cortina de nevoeiro. Na RTP estava excelente. A escolha do canal para ver o jogo foi fácil.
 
Uma vez que a MEO, ou altice, ou lá o que é, despreza os clientes de satélite, não tive acesso ao HD. Mas na TDT a TVI era sem dúvida a que tinha melhor quaçidade de imagem. Na RTP e na SIC notava-se bem que era um downscale e como aqui foi referido na SIC parecia ter nevoeiro, para mim a TVI era o que tinha maior definição e melhor contraste de imagem.
 
Vocês consideram aceitável que hoje em Portugal, sobretudo nos directos, as TVs usando (penso eu) os meios de transmissão atraves da rede 3G ou 4G, emitam com uma qualidade de imagem tão pobre e inferior a qualquer telemóvel com resolução 360p?
Chega a ser confrangedor a ver tantos "quadrados" na imagem em que não se percebe nada da cara do reporter e do fundo.
Penso hoje em dia já não usam o satelite (sem ser grandes eventos ou espectáculos), mas sim uma PEN 3G ou 4G (pobre rede!) para transmitir.
 
Custos e tempo de resposta.. 80% das vezes não consegues notar a diferença de qualidade, só se estiveres a tempo à latencia.. (o tempo que o repórter demora a responder ao pivot em estúdio)

Mas agora quando a rede é merdungosa... é de bradar aos céus sim
 
Vocês consideram aceitável que hoje em Portugal, sobretudo nos directos, as TVs usando (penso eu) os meios de transmissão atraves da rede 3G ou 4G, emitam com uma qualidade de imagem tão pobre e inferior a qualquer telemóvel com resolução 360p?
Chega a ser confrangedor a ver tantos "quadrados" na imagem em que não se percebe nada da cara do reporter e do fundo.
Penso hoje em dia já não usam o satelite (sem ser grandes eventos ou espectáculos), mas sim uma PEN 3G ou 4G (pobre rede!) para transmitir.

As câmaras portáteis têm um modem 3G/4G, no caso da SIC recorrem à NOS, simplesmente a pior rede de todas :p
 
Vocês consideram aceitável que hoje em Portugal, sobretudo nos directos, as TVs usando (penso eu) os meios de transmissão atraves da rede 3G ou 4G, emitam com uma qualidade de imagem tão pobre e inferior a qualquer telemóvel com resolução 360p?
Chega a ser confrangedor a ver tantos "quadrados" na imagem em que não se percebe nada da cara do reporter e do fundo.
Penso hoje em dia já não usam o satelite (sem ser grandes eventos ou espectáculos), mas sim uma PEN 3G ou 4G (pobre rede!) para transmitir.
Sim, acho deprimente. As tvs usam a mesma, ou pior, qualidade de transmissão do que qualquer um do nós com um iPhone a fazer FaceTime.
 
Isto era fácil de resolver se fosse feito um esforço por parte das operadoras e estações de televisão em adotar o H.265 como codec de vídeo. Diminuía-se o tamanho do “vídeo” emitido mantendo a qualidade, e permitiria melhor qualidade de stream em diretos. Para além disso, as operadoras poupavam largura de banda para outros serviços mais importantes como a internet.
Infelizmente as boxs atuais não permitem sequer ler H.265, apenas as 4K porque parece que só nesses estão a usar esse codec.
 
Back
Topo