Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Electronovision a era primitiva da televisão em HD

Um sistema criado nos anos 60 do século 20 , utilizava câmaras eletrónicas para realizar filmes , permitia gravar imagens televisivas de alta qualidade em fitas magnéticas com uma resolução desde 800 linhas ate as 1400 linhas , este sistema também permitia transmissões em directo para salas de cinema como também permitia fazer uma transcrição para fitas cinematográficas de 35 mm, através de um processo semelhante ao Kinescope .




Atualização :

Algumas destas gravações foram publicadas em Blu-ray

The T.A.M.I. Show Blu-ray


14424_1_large.jpg


 
Última edição:
A stream da RTP1 na RTP Play em 720p parece-me com muito menos compressão que nas nossas operadorazinhas, é verdade? Assim começo a ver os jogos sempre por aqui...
 
Tenho pena de não ter arranjado nenhuma VPN que aguente os 4K do iPlayer deles, gostava de experimentar, ja alguém disse que a ExpressVPN aguenta, alguém tem e dá?
 
Eu vi o jogo da Argentina no ZDF HD.
Excelente qualidade de imagem. Não é 4K mas anda lá perto.
Nem tem qualquer comparação com a Sportv ou RTP4k, muito superior...
 
Achei que, com a venda da tvi à Altice, esta fosse “obrigada” a criar um canal HD.
Agora com o fim processo, e já que fica tudo na mesma, canal HD não deve ver a luz do dia tão cedo.
Ninguém sabe de nada?
 
Tenho a leve suspeita que a culpa do baixo débito / bitrate / elevada compressão dos canais é das operadoras....
mesmo da Sport TV que fica condicionada ás condições de difusão do sinal.
O nr de canais é tão elevado que eles comprimem ao máximo para "caber tudo" e não sobra nada para ter qualidade de imagem e som.

Basicamente é como se tivessemos de pagar o preço alto de uma portagem de autoestrada de 3 faixas com limite de 120 km/h
e na verdade cortam 2 faixas e só podemos circular a 80 km/h....sempre!

Tem de haver uma forma de os clientes / consumidores poderem fazer queixa, ANACOM, Deco, abaixo-assinados, qualquer organismo
porque a qualidade de serviço não é respeitada, nem vai lá com provedores...
 
@cenick
O problema não esta na elevada compressão , o problema o live stream de video e audio não permite uma qualidade de imagem com baixo bit-rate , pois isso requer tempo para se obter uma qualidade imagem elevada " mas nunca será igual a original " , para se obter uma boa qualidade de imagem vídeo e áudio streaming requer um calculo entre a resolução e o espaço disponível no canal radio elétrico , se o espaço tiver saturado o nível de bit-rate terá de ser baixo , ou seja se tivermos um MUX "canal radio elétrico digital " com a capacidade de 50Mbit/s , terá que se decidir qual codec a utilizar para transmitir os canais e o numero de canais televisivos por MUX , na minha opinião o mínimo para se obter uma boa qualidade de imagem e som em HD deve ter no mínimo 15Mbit/s para o stream do vídeo e 600 Kbit/s para audio , mas isto os nossos operadores não querem fazer pois iriam ter que reduzir o numero de canais disponíveis nos seus serviços , vamos aos cálculos para um MUX de 50Mbit/s quantos canais televisivos em HD estariam disponíveis , o resultado seria qualquer coisa 16,600Mbit/s por canal televisivo ou seja um MUX daria só para 3 canais em HD isto utilizando o codec h.264 .
 
Última edição:
Agora com o fim processo, e já que fica tudo na mesma, canal HD não deve ver a luz do dia tão cedo. Ninguém sabe de nada?

O que soube através de fornecedores da TVI é que parou tudo desde que a Altice fez a oferta de compra. Há ainda muito por fazer para abrir um canal só com uns pós de HD como fez a SIC e RTP por isso acho pouco provável que a passagem seja ainda este ano.

Na minha opinião, também não deve ajudar muito à causa quando um dos dois principais operador de cabo não coloca gravações automáticas nos canais HD - o que para eles significa eventual perda eventual audiências.
 
Última edição:
Malta, ontem estava a testar o RTP 4K na minha TV (no jodo da Dinamarca vs Servia), tenho Vodafone RF, e achei a imagem um bocado estranho, sem contraste, sem cor. A minha TV é uma Sony X850c de 65'', tem HDR mas aquilo não parecia muito HDR, qualquer coisa não estava bem. Já vi vários filmes HDR e aquele canal RTP 4K HDR não estava lá muito fixe

Tinha aqui há mão uma stream do RTP 4K que testei e gostei muito mais da imagem, cores que não pareciam mortas e um contraste muito superior. Quando testei na antena pela primeira vez ontem, houve ali metade de um segundo onde vi a imagem com um contraste superior mas rapidamente ficou num estado com muito menos contraste, "washed out" como se costuma dizer em Inglês.

Alguém reparou na mesma coisa? Fui só eu? É de mim ou da minha TV? Ou algo não está bem para os lados deste canal? Gostava de ter isto a funcionar melhor para o próximo jogo de Portugal...
 
Tenho pena de não ter arranjado nenhuma VPN que aguente os 4K do iPlayer deles, gostava de experimentar, ja alguém disse que a ExpressVPN aguenta, alguém tem e dá?
Já li uns comentários a sugerirem a NordVPN ou Surfshark. Podes sempre tentar a trial a ver se funciona e se não der, pedes o guito de volta. Mas também li que as streams 4K para o iPlayer da BBC estão limitadas a X utilizadores :/
 
Back
Topo