1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quick question a entendido de eletronica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SKATAN, 22 de Janeiro de 2003. (Respostas: 10; Visualizações: 859)

1. SKATAN

SKATAN Power Member

Tem a ver com os componentes SMT ou some shit like that

acidentalmente estraguei um componente numa mobo (distrairam-me um toque e foi-se) :(

sei que não é uma resistencia smd porque essas tem numeros

agora estou na duvida que seja um condensador smt ou outra treta qualquer

é de cermica , é branco e em cima metade é pintada de castanho (castanho/branco) é piquinino :)

agradecia que alguem me dissesse o que é (designação) pra eu encomendar e tentar salvar isto (não , não é a 8rda+ essa vendi , já estou arrependido )

estou na duvida que seja outra coisa porque na mobo nas designações dos locais dos componentes , começa por exemplo R*** = resistor/resistencia , C*** = capacitator/condensador

só que este começa por FB*** :confused:

help please :)

agradecimentos antecipados

2. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Hum...assim é 1 tanto difícil perceber o que é. Não podes tirar 1a foto para se ter 1a ideia do componente?

3. SKATAN

SKATAN Power Member

a estragada é a FB17 e o componente é igual ao FB15 e FB16 na imagem

é de ceramica e é branco e castanho(pode ser preto estou na duvida)

alguem pode me dar adesignação para eu encomendar ?

Jé agora um sitio pra encomendar tmb :)

Ficheiros Anexados:

• fb.jpg
      fb.jpg
      File size:
      11,7 KB
      Visualizações:
      136
  4. kazuza

kazuza Power Member

SMD > Surface Mount Device

Pega num multimetro e mede (em FB15 ou 16) as grandezas que conseguires da lista que te apresento:

Resistência
    Capacidade
    Indutancia

Se a resistência for perto de 0 Ohm
    A capacidade infinita
    A indutancia 0

Então isso é um fusível...

Supertécnica, Díodo, Aquário ou Dimofel têm isso de certeza...

Última edição: 22 de Janeiro de 2003
  5. SKATAN

SKATAN Power Member

thankz pela info

"F"b FUSE :D

vou ver isso :)

já agora sabes o que querem dizer as cores branco e castanho(ou preto) no caso de ser um fusivel ?

ps: para alem de fuse há a hipotese de ser mais o que ? :confused:

ps2 eheheheh lembrei-me de uma coisa se aquilo for um fusivel quer dizer que se ligar aquilo com tinta condutora deve dar , não ? :D

Última edição: 22 de Janeiro de 2003
  6. wEs

wEs Power Member

yap...eu também não percebo nada disto mas os fusiveis so servem tipo se passar mais corrente, o fusivel funde e evita que algo mais se estrague certo? lembro-me também quando nos quadros electricos nas obras nao havia fusiveis botava.se um fio, tipo ligação directa...epah resumindo e baralhando isso deve funcionar.

7. timber

timber Zwame Advisor

A teoria do fusivel e a teoria do elo mais fraco. Escolhe-se a corrente maxima que se quer que se passe num circuito e mete-se algo que que funda por aquecimento para esse valor de corrente.
    Se for isso nem precisas de comprar outro. metes uma ***** qualquer. ficas e sem a protecção. Tb se fundisse ai a board tambem ia de costas e de certeza de ninguem se ia dar ao trabalho de ver onde e que tinha sido.

8. vcore

vcore Power Member

Eu tambem num descuido estraguei uma coisa dessas numa mobo mas o que lá diz è L 27 e fica ao lado do northbridgde...alguem sabe que tipo de componente é???

Já agora se alguem tiver uma Asus A7v 133 avariada que queirra vender...diga qualquer coisa...

9. ALEX

ALEX Banido

L custuma ser de bobine , mete um fio directo que fica bom ....o mesmo ai para o fusivel..

10. vcore

vcore Power Member

OK obrigado, vou experimentar...pior não deve ficar :)

11. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

tb rebentei com uma cena dessas mas foi na minha ATI! Soltou-se o wb quando mexia na caixa! Ora, dizia qualquer coisa como
    2.2
    16v
    e era preto e branco tipo como aqulele do SKATAN!
    Isso é o k?
    Btw... tb foram uns quantos condensadores mas esses já estão ok!

Partilhar esta Página