Quick question a entendido de eletronica

SKATAN

Power Member
Tem a ver com os componentes SMT ou some shit like that

acidentalmente estraguei um componente numa mobo (distrairam-me um toque e foi-se) :(



sei que não é uma resistencia smd porque essas tem numeros

agora estou na duvida que seja um condensador smt ou outra treta qualquer

é de cermica , é branco e em cima metade é pintada de castanho (castanho/branco) é piquinino :)

agradecia que alguem me dissesse o que é (designação) pra eu encomendar e tentar salvar isto (não , não é a 8rda+ essa vendi , já estou arrependido )

estou na duvida que seja outra coisa porque na mobo nas designações dos locais dos componentes , começa por exemplo R*** = resistor/resistencia , C*** = capacitator/condensador

só que este começa por FB*** :confused:


help please :)

agradecimentos antecipados
 
a estragada é a FB17 e o componente é igual ao FB15 e FB16 na imagem

é de ceramica e é branco e castanho(pode ser preto estou na duvida)

alguem pode me dar adesignação para eu encomendar ?

Jé agora um sitio pra encomendar tmb :)
 

Anexos

  • fb.jpg
    fb.jpg
    11,7 KB · Visualizações: 136
SMD > Surface Mount Device

Pega num multimetro e mede (em FB15 ou 16) as grandezas que conseguires da lista que te apresento:

Resistência
Capacidade
Indutancia

Se a resistência for perto de 0 Ohm
A capacidade infinita
A indutancia 0

Então isso é um fusível...

Supertécnica, Díodo, Aquário ou Dimofel têm isso de certeza...
 
Última edição:
thankz pela info


"F"b FUSE :D

vou ver isso :)

já agora sabes o que querem dizer as cores branco e castanho(ou preto) no caso de ser um fusivel ?


ps: para alem de fuse há a hipotese de ser mais o que ? :confused:


ps2 eheheheh lembrei-me de uma coisa se aquilo for um fusivel quer dizer que se ligar aquilo com tinta condutora deve dar , não ? :D
 
Última edição:
yap...eu também não percebo nada disto mas os fusiveis so servem tipo se passar mais corrente, o fusivel funde e evita que algo mais se estrague certo? lembro-me também quando nos quadros electricos nas obras nao havia fusiveis botava.se um fio, tipo ligação directa...epah resumindo e baralhando isso deve funcionar.
 
A teoria do fusivel e a teoria do elo mais fraco. Escolhe-se a corrente maxima que se quer que se passe num circuito e mete-se algo que que funda por aquecimento para esse valor de corrente.
Se for isso nem precisas de comprar outro. metes uma ***** qualquer. ficas e sem a protecção. Tb se fundisse ai a board tambem ia de costas e de certeza de ninguem se ia dar ao trabalho de ver onde e que tinha sido.
 
Eu tambem num descuido estraguei uma coisa dessas numa mobo mas o que lá diz è L 27 e fica ao lado do northbridgde...alguem sabe que tipo de componente é???

Já agora se alguem tiver uma Asus A7v 133 avariada que queirra vender...diga qualquer coisa...
 
tb rebentei com uma cena dessas mas foi na minha ATI! Soltou-se o wb quando mexia na caixa! Ora, dizia qualquer coisa como
2.2
16v
e era preto e branco tipo como aqulele do SKATAN!
Isso é o k?
Btw... tb foram uns quantos condensadores mas esses já estão ok!
 
Back
Topo