1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

R420/423 Specs Inside

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 13 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 31; Visualizações: 2185)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.anandtech.com/printarticle.html?i=1966

No artigo há mais coisas......

2. greven

greven Folding Artist

O que é GDDR3 ??

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

4. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

O GDDR3 é um tipo de memória especificamente desenhado para as placas gráficas (so they say), um pouco à semelhança do GDDR2.

A GDDR2 tem muitas semelhanças com a DDR2, tendo provavelmente alguns "tweaks" para os propósitos das gráficas e podendo alcançar frequências de trabalho bem mais altas que o "standard" da RAM de sistema.

As specs da GDDR3 ainda são um pouco obscuras, penso eu. Não é absolutamente claro se tem vantagens garantidas sobre a GDDR2, como a nomenclatura de ambas sugere.

Sei que se falou muito nisto à um tempo atrás. Talvez o Google possa dar uma ajuda ;)

5. greven

greven Folding Artist

Thx to both. Vocês são muito melhores teachers que o google! ;)

6. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

É impressão minha ou o sector das placas gráficas avança cada vez mais a passo de caracol...?:rolleyes:

7. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Achas? Tenho ideia oposta.

Desde que saiu a primeira gráfica com "aceleração 3D" (voodoo 3DFx) que isto não tem parado. Desde o primeiro GPU, a TNT1 que a evolução é constante e se directamente comparada com os CPU's, em meia dúzia de anos, desde as gráficas "discrete" (2D only) até às bombas de hoje (se corressem instruções de "números inteiros" seriam mais rápidas que os CPU's de agora) esta evolução é meteórica. A mudança de estrutura dos GPU's acontece a um ritmo mais rápido do que na generalidade dos outros componentes. À excepção do processo de fabrico (130nm para estas q aí veêm) a tecnologia mais recente é sempre aplicada primeiro nas gráficas e só depois usada nas boards e chipsets (Dual Channel, DDR, (G)DDR2). Basta olharmos para a quantidade de transistores dos próximos GPU's (ou VPU's)e comparar com a presente nos CPU's.

8. Raptor

Raptor OC Legend

Existe qualquer coisa de errado no artigo, porque as R9800XT não possuem GDDR2 mas sim GDDR... a única placa que até hoje saiu com GDDR2 foi a GF FX5800Ultra e a R9800Pro de 256MB, daí o seu desempenho fraco comparado com o modelo de 128MB em algumas ocasiões.

Bem, mas mais uns vertex shaders, aumento de clocks e a diminuição do processo de fabrico dos 0.15 (já estavam nos seus limites) para o novo 0.13, isso soa-me bem a nível de overclock... vgpu cores mais baixos, melhor dissipação de calor, etc... :)

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

concordo plenamente :)

tds os dias saem coisas novas e com + power :D

10. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Ou muito me engano mas o primeiro GPU foi a geforce.. não a TNT1...

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Já não há gpu's, já que a nVidia/Ati/3Dlabs chamam aos actuais VPU.....:D

Gpu foi por ser adicionado o TL e Vpu por causa dos shaders (i think).

Tb ainda se está para ver se este artigo do tio anando está 100% correcto.
    Ele está a ficar "soft", agora até usa Mac's.

12. Crusher

Crusher Power Member

"RV380
    * 0.13-micron low-k manufacturing process
    * ~500MHz core clock
    * 4 pipe design
    * 2 vertex engines
    * Improvements to all of the basic architectural features (shader engines, AA, etc...)
    * 128/256MB 128-bit (600 - 800MHz data rate)
    * Single slot design
    "

A ATI anda muito poupadinha... :die: parece que não é desta que vai fazer um produto de média gama, para bater ao menos a 9700/9700Pro.

Mas posso estar enganado... pode ser que os melhoramentos façam algum efeito. E esses dados terão que estar correctos.

Isso do VPU... acho que foi um nome que a 3D Labs deu à um produto deles... depois a ATI com o lançamento da 9700Pro acabou por dar esse termo também.

Pointless!

"Ele está a ficar "soft", agora até usa Mac's."

LOL

Se é por isso... têm notado principalmente nas comparações entre gráficas...

Alias... na review da 9600XT a dizer que era um produto superior a 9700Pro, por causa um PR Manager da ATI lhe ter dito isso, é no mínimo soft de mais.

Última edição: 14 de Fevereiro de 2004
  13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu não me preocupava muito com a RV380. Pelos specs é uma 9600XT com Pci express. É mais um produto para dizer "look, look........i have pci express".

O interessante é o R410 que está referido no fim do site, mas não tem specs.

Depois há ali coisas estranhas. R480 qd todos os outros sites falam em R450. O erro do ddr2........tb quero ver se é mesmo 8 pipes ou se não há "outros numeros".......etc

p.s. - O anando anda um pouco mal. A Review da mobility 9700 é uma miseria.

14. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Alguem ainda lê o Anando, o Tom e o Kyle (HOCP) ??

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

sim - não - a parte das noticias

16. Crusher

Crusher Power Member

Nem tudo o que se lê nesses sites é mau/pouco credível....

Acho que pelo menos nas gráficas o HOCP acho que são bem boas.

E depois como o Nemesis disse... news essencialmente.

17. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Não te enganas não. My mistake. A TNT foi a primeira a juntar 2D e 3D decentemente, dando luta à aceleração por placa extra da 3DFX. Já tinha havido outras mas a TNT é q abano o mercado na altura.

A Geforce 1 é que foi realmente o 1º GPU, tal como já se disse pelo motor T&L.

OS shaders iniciaram a era do VPU, tendo sido a 3D Labs a pioneira. Também ja aqui tinham dito.

Quanto às reviews, muito simples. Eu leio o Anando e o Toms, a seguir traço a média de ambos. A realidade deve cair perto dessa linha. O HOCP nem me dou ao trabalho.

Madril,

Os reviews lemos todos de certeza, até tu, mas uns levam a sério outros levam como se tivessem lido um romance...

18. Scorpion

Scorpion Power Member

Desculpem se isto que vou falar ser uma grande asneira mas o primeiro GPU a ser desenvolvido por acaso não está ligado à Sony PS2? :)

19. Scorpion

Scorpion Power Member

Eu costumo visualizar comparativos e benchs no Anandtech, Sharky Extreme e HOCP. Em relação ao Tom nunca dei muita importância. :P

20. Raptor

Raptor OC Legend

É uma grande asneira! :D

A PS2 tem 5 anos, e nessa altura as placas topo de gama eram as GF DDR, modelos a seguir à Geforce SDR, o primeiro VPU.

Partilhar esta Página