ptzs disse:
São uma especie de 24x2. São unificados, tanto fazem shaders como vertex.
Isso de poder ter 32 pipes é tudo muito bonito, mas o que é facto é que com 300 milhões de t's a coisa vai piar fino quando for para ter os 32 todos limpinhos.
Fazer bons yelds num core destes deve ser quase impossivel, portanto os mods cheira-me que vão ficar pa outro dia...
Não é bem assim.
24x2 presupunha 24 pipelines e duas unidades de texturas, um pouco como os modos "especiais" das FX5900, 4x2 ou 8x0, qd a usar jogos como o doom3.
A pensar assim, quer as Nvidia 6800GT/Ultra, quer as ATI X800XT/XL ou superior, teriam 16 pixel pipes + 6 vertex pipes, ou seja, 22 pipelines.
Se, por exemplo, o rumor de que a 7800 tem 24 pixel pipes e 8 vertex pipes for verdadeiro teremos... 32 pipelines. Isto é que pode induzir em erro.
Pipelines unificados nos desktop aínda não será nesta geração, não há jogos que aproveitem essas capacidades de reconfigurar o pipeline dinâmicamente e o trade-off seriam penalizações ao nível do desempenho dos jogos já no mercado.
A capacidade de um jogo configurar os pipelines para ter, por exemplo 47 vertex pipes e um pipeline para pixel shaders, ou o inverso, é de difícil implementação, não é de um dia para o outro que se programa.
Além disso, não é apenas o facto de serem pixel/vertex shaders unificados, a própria topologia dos pipelines gráficos de consolas é radicalmente diferente dos pc's, não é melhor nem pior, simplesmente usam sistemas que não são comparáveis, pelo menos nas actuais gerações.