blastarr
Power Member
Deixem estar que a AMD está a fazer o trabalho mais árduo agora..., ao passo que a Nvidia está a ir por um caminho mais fácil.. Mais tarde terão que enfrentar os mesmos problemas
1) terão que passar pros 512 bit (acho eu que será o próximo passo) e não.. não será um passeio pelo parque..
2) terão que modificar a abordagem aos shaders.. este formato da G80 é "meio de transição".. acredito que no futuro próximo irão ter um sistema semelhante ao da AMD..
portanto, a G80 veio mais cedo porque (e isto á opinião pessoal) tem um design mais simples!!!
é a minha opinião, certamente terão a vossa..
Não fazes a mínima ideia daquilo que estás a falar...
A Nvidia fez aquilo que ninguém fez até hoje, passar para um design de ALU's puramente escalares.
Nem a ATI o tentou sequer até hoje, e não é crível que o façam com a R600.
As vantagens de ALU's escalares é que são mais simples, logo podem juntar-se muitas num mesmo espaço.
São também passíveis de ter clocks extremamente elevados em relação ao resto do chip.
E finalmente são de programação muito mais fácil.
Quanto ao resto, nomeadamente a largura do bus, também desconheces o assunto por completo.
Com o esquema da G80 é mais fácil aumentar ou diminuir a largura do bus.
Como as ALU's estão agrupadas em torno de partições de ROP's, não é preciso adicionar "stops" para alargar o bus -que aumentam a latência-, como em esquemas tipo ring-bus.
Para aumentar o bus para 512bit, basta adicionar duas ROP Partitions. Estas gozam de um bus dedicado de 64bit cada uma (como acontece hoje com a diferença entre as 6 ROP Partitions da GTS e as 7 da GTX).
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