Problema R9 290 Bottlenecked?

Santy

Power Member
Boas,

O meu desktop tem tido problemas já há bastante tempo, relacionados com a motherboard. É uma P8h67 e tem 2 slots pci-e, um deles x16 que já não funciona, e o x4 que está a "funcionar" e onde tenho a minha R9 290. Em jogos ainda não notei diferenças, mas há pouco estava no Forza Horizon 3 e os meus fps não passavam dos 40 quando sempre tive mais de 60 com aqueles settings. Reiniciei o pc e voltou tudo ao normal.
Fiz teste no Aida64 GPGPU e comparei os resultados com testes que vi na net e fiquei surpreso especialmente com os valores baixos que tive na velocidade de leitura e de escrita da memória.
O meu é o da direita.
g4Z3-LTsTIiYBtxlSag9ew.png



Como disse tenho a placa no slot pci em modo x4 porque é o único que funciona. Será que este slot me está a prejudicar a performance? Já li imenso sobre o assunto mas ainda não encontrei nada concreto, só mesmo testando noutra motherboard, coisa que não consigo de momento. Opiniões?


Cumps.
 
Em jogos não vais sentir nada. Há uns anos vi um teste (4x vs 8x vs 16x) da R9 295x2 que basicamente era a placa que tinha mais bandwith no mundo naquele momento, e em jogos a diferença era menos de 3%. Em benchmarks já és capaz de sentir alguma coisa, mas no geral é tranquilo.

Claro que podem haver sempre jogos que acusem mais do que outros, mas no geral não deves sentir quase nada.
 
O slot que estás a usar utiliza 4 linhas PCIe do chipset, em vez de usar as linahs do CPU. Além de limitar a largura de banda aumenta bastante a latência na comunicação com o CPU.
 
Sendo assim, vou aguentar por enquanto com esta motherboard. Num futuro próximo vou ter que dar upgrade porque mesmo este slot não me parece estar a funcionar lá muito bem que também já tive alguns problemas.
 
Back
Topo