Radeon 9600XT ou Pro para um AthlonXP 2.8 ??

NeoVibe

Power Member
ola

vou fazer um upgrade do meu amd 1,33Ghz, 256PC133, GF3 para um AthlonXP2.8 (é o ke se pode arranjar para já, e pelo preço parece-me a melhor escolha...) com 512DDr400 (tou a pensar se ponho 1 Gb ou nao...axam q vale a pena? sobretudo tendo sempre o emule a correr com imensos files...) e queria saber se axam k vale a pena investir numa radeon XT para este setup em vez de uma pro.
é k ja vi bechmarks com CPU's tipo P4 3.2 em k a diferença entre as duas e mto pouca (anda sempre pelos 5fps, quer seja a 30fps quer a 90 ... com varios jogos) e sendo assim, como tou com medo k seja o meu modesto 2.8 a 'estrangular' o sistema, receio k nao note nenhuma diferenca REAL entre a Pro e a XP.... ou nao tenho razao??

Acham k este CPU da 'espaco' a grafica para 'respirar' ou nao?

PS: pode-se pôr 1 Pro a funcionar cm uma XT so por software??
PS2_um_pouco_off_topic: é preferivel um disco com SATA e sem 8mb de cache ou um com 8mb cache mas sem SATA?


mto obg pela vossa ajuda
 
Vai pela XT. Já agora, que board tas a pensar adquirir?! Em vez do 2800+, sempre poderias ir para um 2500+ mobile..
Com a memoria, se o orçamento é apertado aposta em 2*256
Quanto ao disco, vai para um SATA..
Ah, e não podes transformar a pro em xt
 
mas a XT não é simplesmente um overclock da pro? ke tem a mais?

quanto ao cpu, sim um athlon 2500+ mobile dava kossa nesse 2800+, metias um bom overclock e ficavas com um bom pc para os jogos actuais :)
 
Pelo preço da Ati 9600 Xt compras uma Nvidia Fx 5900Xt que ficas muito mais bem servido. ;)
Em relação ao Cpu, acho que fazias melhor em comprar um AMD XP-Mobile 2500+ . É mais barato e fazes Oc com ele e passas facilmente o desempenho do 2800+.
2x256Mb é suficiente e é mais fácil arranjares umas que overclockem bem do que arranjar um par de 2x512Mb que oc bem mas isso tudo depende do Oc que queres e do € disponivel.
Em relação ao disco , a diferença entre Sata e não Sata é insignificante, agora 8Mb de cache rendem mto mais que 2Mb. ;)
Mais qq dúvida é só dizeres. :)
 
Sniper disse:
compra a 9600xt n te metas nas outras placas :x2:

?

Se arranjares a 5900XT ao preço da 9600XT opta pela nvidia nem penses duas vezes...
Eu ia pra um
2500+ Mobile
Uma board de jeito (Epox DFI ABIT)
2*256 BH-5/BH-6
5900XT/5700U/9600XT
Disco pk n ''juntas'' as duas cenas e compras um disco sata com 8mb de cache tipo um maxtor?

Fikem bem :x2:
 
[knap] disse:
?


5900XT/5700U/9600XT

isto ta por ordem de preferencia nao é knap??

realmente estive a ver alguns benchmarks da 5900xt e é mto + rapida k a 9600xt/pro.... e o preço parece k anda pelos 200?.... se calhar vou por aí.
Mas nao havera problemas de 'incompatibilidades' ou maus desempenhos em certos jogos com a 5900xt?? (p.ex half-life2)

Acham k a 5900xt por +/-200? é uma compra segura relativamente à 9600xt?(+/-190?)??

k marcas aconselham como 'boas' (sem fugirem dos 200? e sem pensar na capacidade de overclock por hardware, so software)

e mais uma vez, uma GF5900xt nao ficara mto limitada com um AMD xp2.8?? ou mm assim vai ser mto melhor q as radeon??

mais 1x mto obg
 
Última edição:
NeoVibe disse:
isto ta por ordem de preferencia nao é knap??

realmente estive a ver alguns benchmarks da 5900xt e é mto + rapida k a 9600xt/pro.... e o preço parece k anda pelos 200?.... se calhar vou por aí.
Mas nao havera problemas de 'incompatibilidades' ou maus desempenhos em certos jogos com a 5900xt?? (p.ex half-life2)

Acham k a 5900xt por +/-200? é uma compra segura relativamente à 9600xt?(+/-190?)??

k marcas aconselham como 'boas' (sem fugirem dos 200? e sem pensar na capacidade de overclock por hardware, so software)

mais 1x mto obg
Não vais ter problema algum. Quer dizer... vais ter melhor desempenho do que com uma 9600Xt... se isso é problema... :D :D :D

Para escolheres uma marca para a 5900Xt vê esta review onde comparam bastantes 5900 Xt -> http://www.hardwarezone.com/articles/view.php?id=1110&cid=3&pg=1

Mas podes gastar um pouco mais uns 20 ou 30€ em relação á 5900Xt e ficar mesmo bastante bem servido com a compra de uma 9800Pro com o GPU R360 , e ficas com uma 9800 Xt mas com 128Mb. Andam agora a vender a placa mais um VGA Silencer que é um cooler para gráfica ,fenomenal. Isto tudo por 235€. Podes ver aqui do que falo -> http://www.*****.com/forum/viewtopic.php?t=23464


Espero ter ajudado. ;)
 
Tendo em conta as opcoes k aki meteste pra te ajudarem...

- trocas o 2800+ por um barton mobile 2400+/2500+/2600+. Qualquer dos 3 bate um 2800+.
- trocas a 9600XT/pro por uma FX5900XT, isto com o dinheiro k poupas na mudanca do processador. Se ainda puderes/kiseres gastar mais dinheiro, entao passas para uma 9800pro (seja ela qual for) mas tem preferencia pelas k tiverem o core r360.
 
estou mto tentado a ir pela 5900xt... a minha unica preocupacao é a performance no half-life 2... segundo akeles benchmarks k apareceram em setembro passado uma 9600pro seria a escolha ideal, mas nao sei se entretanto a nvidia ja tera dado a volta a isso atraves dos drivers... alguem sabe alguma coisa nova sobre isto???????

o meu receio é k o k se passa no half-life2 se repita com outros jogos que venham a sair, se bem que em todos os outros benchmarks k tenho visto a 5900xt seja a melhor escolha, mesmo no benchmarks do doom3 k por aí andam...

mais 1x obg pela vossa ajuda :D
 
NeoVibe disse:
estou mto tentado a ir pela 5900xt... a minha unica preocupacao é a performance no half-life 2... segundo akeles benchmarks k apareceram em setembro passado uma 9600pro seria a escolha ideal, mas nao sei se entretanto a nvidia ja tera dado a volta a isso atraves dos drivers... alguem sabe alguma coisa nova sobre isto???????

o meu receio é k o k se passa no half-life2 se repita com outros jogos que venham a sair, se bem que em todos os outros benchmarks k tenho visto a 5900xt seja a melhor escolha, mesmo no benchmarks do doom3 k por aí andam...

mais 1x obg pela vossa ajuda :D

Não te preocupes com o estar limitado pelo cpu...um AXP não é o topo mas tbm n é low-end...por exemplo as novas placas X800 e 6800 estão limitadas pelo cpu (até A64 AFX P4EE etc) e não é por isso k n se vendem...faz uma compra para o futuro! ;)
Se só tiveres 200€ vai pela 5900XT se puderes esticar mais um bocado compra uma 9800Pro (R360) kaga nos vga silencers etc...out of the box! O grande problema das FX é PS2.0 em relação às ATI de resto safam-se bem...principalmente em jogos OpenGl! :D
Cpu ia pra um 2500+ Mobile! Já vi por aí uns 2600+ Mobile inda melhores...um colega meu arranjou um k dá 2600mhz a 1.65 e 2800mhz a 1.75 :P Neste momento já anda de A64! (lol)

Fika bem
 
Neo Vibe compreendo a tua preocupação do CPU ser o Bottleneck, mas eu tenho um 2600+ com uma Radeon 9800 Pro e com 1 GB de RAM as coisas bulem bastante bem. ;)
Mas agora vamos falar no teu caso e a sério.
1. O SATA só oferece maior arrumação na caixa, sem diferença de performance. 8MB de cache oferece uma grande diferença de performance. Eu não recomendo discos sem 8MB de cache. E como não me adianta nada insultar a [pouca] inteligência de quem disse o contrário, resta-me elogiar o Irriducibili pela sua opinião acertada.
2. Sentes-te tentado por uma 5900XT?!? Depois do link que o Irriducibili mostrou com uma 9800 Pro a 235€? Há alguma coisa que não está a bater bem. Acho melhor adiares o upgrade do CPU a não comprares uma 9800 Pro (já para não falar na Qualidade de imagem desta placa, que é fantástica).
3. Se não tens coragem/vontade/paciência para fazer overclock, compra o 2800+. É que por muito bom que o mobile 2500+ seja, não vale a pena estar nas mãos de quem não tem vontade de lhe espremer o "sumo". :) Se é para correr à velocidade stock, um XP 2800+ é mais rápido que um XP-M 2500+ na mesma! ;)

Agora tu é que tens de pesar as coisas. Na minha opinião, a escolha acertada seria:
1º 9800 PRO (esta placa ainda vai ter bastante tempo de vida, tem uma excelente qualidade)
2º XP-M 2500+ com um cheirinho de overclock (não custa nada ;))
3º Disco com 8 MB de cache
4º Ter 1 GB de RAM.
Eu também li o "disparate" nesta thread de se pensar que 2x256 MB é suficiente. Estão redondamente enganados. Eu tenho um programa chamado "Mem Optimizer" que me diz que após o arranque do Windows e de carregar tudo, resta-me 448 MB de RAM disponível. O que só mostra que, antes de começar a jogar, já tenho mais de 512 MB de RAM preenchida.
E lá está, 2x256 é mesmo disparatado, pois enchias logo as slots com uma RAM de pouca capacidade... e se quisesses passar mais tarde para mais de 1 GB, como é que fazias? :rolleyes:
 
Zealot disse:
Neo Vibe compreendo a tua preocupação do CPU ser o Bottleneck, mas eu tenho um 2600+ com uma Radeon 9800 Pro e com 1 GB de RAM as coisas bulem bastante bem. ;)

"as coisas bulem bastante bem" = tens melhor framerate k com uma 9600xt usando o mm cpu?? se é isso (parece-me k me entendeste) entao ta bem, ja vi k vale a pena investir na placa

bom, por 235? nao tenho duvidas nenhumas em ir pela 9800pro, a kestao é k 'supostamente' era p comprar tudo a quem me vai 'montar' o upgrade (sim sim, eu sei k é basico montar este material...) e duvido k o preço seja esse. No entanto... talvez ainda passe la pelo parke das nacoes e venha de la com um bicho dakeles... (eles vendem isso lá tb ou so pelo correio?) entao ja agr, para me convecerem a ir pela 9800pro (estao mm quase a conseguir :D ) expliquem-me so 1 coisa: o VGA silencer é opcional e so vale a pena se eu tiver a pensar mudar os clocks certo?? e é mais silencioso k o cooler 'normal'??? (a julgar pelo nome...) e segundo percebi é um extra certo? sao eles k montam akilo na placa? [ja deu p ver k no k diz respeito a arrefecimento eu tou a apanhar do ar...]

Tratando-se de 1 pc com um cpu q n e nd de jeito (ha k admitir...) e k ta numa caixa sem extaccao de ar (leram bem, so tem a fan da fonte...) suponho k nao valha a pena optar por placas 'overclokáveis' mas sim pelas mais acessiveis, nao?

qto ao resto, vai o XP2.8 (pq vai ficar stock...sorry, mas agradeço os insistentes conselhos p ir pelo mobile), 1Gb mem, e o disco com 8mb cache (com ou sem sata, n me importa)

mais 1x mto obg pelo tempo k têm perdido a responder-me
 
NeoVibe disse:
"as coisas bulem bastante bem" = tens melhor framerate k com uma 9600xt usando o mm cpu?? se é isso (parece-me k me entendeste) entao ta bem, ja vi k vale a pena investir na placa

NeoVibe acredita que a 9800 Pro é MUITO superior a uma 9600 XT! :D
Não tem a diferença de performance de uma 9800 Pro para uma X800 Pro, mas não deixa de ser significativa. Antes de aparecerem o UT2k4 e o Far Cry jogava tudo com 4x AA e 16x AF, com o resto tudo no máximo de qualidade, e VSync forçado! :x2:
Edit: A 1280x1024@85Hz, claro! ;)

Epá, eu nunca usei nem vi/ouvi um VGA Silencer em funcionamento. Mas penso que não só arrefeça melhor como seja mais silencioso que o stock cooler.
 
Última edição:
A 9800 Pro com o R350 é bastante superior a 9600Xt, então agora imaginem a superioridade da 9800 Pro com o R360 com mod feito para 9800Xt. É abismal a diferença. Ficam com uma 9800Xt mas com 128Mb em vez dos 256Mb. :)
Em relação ao Vga Silencer é muito aconselhavel para fazer esse mod para Xt e aconselhavel para as 9800Pro sem mod. A 9800 Pro aquece bastante e o stock cooler delas muitas vezes não chega para o calor gerado (a maior ou menor qualidade do stock cooler depende da marca da placa) mas de qq das maneiras o Vga Silencer arrefe bastante a placa gráfica e ainda reduz de forma abismal o barulho da ventoinha da gráfica. É uma excelente compra. ;)

NeoVibe, compra a 9800Pro com o R360 + Vga silencer nessa promoção que está no link. É quase impossivel arranjares mais barato e melhor. :)
 
rendo-me

vou fazer isso.
um mto obg a todos pq sem voces ia gastar uns 160? numa 9600pro
dp posto aki os benchmarks :D

espero é k haja em stock na *****....

ja agr, têm lá 9800pro + vga silencer da sahpire e da club 3d se n me engano. aconselham alguma em particular?

o vga silencer ja vem montado??? dps é so encaixar a placa no sitio??

mto obg!!!
 
NeoVibe disse:
rendo-me

vou fazer isso.
um mto obg a todos pq sem voces ia gastar uns 160? numa 9600pro
dp posto aki os benchmarks :D

espero é k haja em stock na *****....

ja agr, têm lá 9800pro + vga silencer da sahpire e da club 3d se n me engano. aconselham alguma em particular?

o vga silencer ja vem montado??? dps é so encaixar a placa no sitio??

mto obg!!!
Sapphire ou Club3d é uma diferença minima, porque ainda por cima nem o stock cooler delas vais usar porque vais usar o Vga Silencer. O importante é mesmo ser uma 9800Pro com o Gpu R360 ! Atenção a isso, para depois poderes fazer o mod para 9800 Xt e ficar com uma placazorra. ;)
E sim , creio que eles montam o Vga silencer logo na placa mas isso também é uma coisa simples de montar. :)
 
errr.... entao e o facto de nao ter tiragem de ar na caixa vai influenciar mto a temperatura da placa?? ou nao tem mta influencia? continuo a poder puxar 1 bocadito por ela??
 
NeoVibe disse:
errr.... entao e o facto de nao ter tiragem de ar na caixa vai influenciar mto a temperatura da placa?? ou nao tem mta influencia? continuo a poder puxar 1 bocadito por ela??
Não tem mta influência pois o Vga Silencer atira directamente o ar (calor gerado) para fora da caixa. Podes puxar por ela á vontade. Óbvio que com prudência para não abusar e queimar a placa. :)
 
Back
Topo