1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Radeon 9600XT ou Pro para um AthlonXP 2.8 ??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por NeoVibe, 14 de Julho de 2004. (Respostas: 23; Visualizações: 1324)

1. NeoVibe

NeoVibe Power Member

ola

vou fazer um upgrade do meu amd 1,33Ghz, 256PC133, GF3 para um AthlonXP2.8 (é o ke se pode arranjar para já, e pelo preço parece-me a melhor escolha...) com 512DDr400 (tou a pensar se ponho 1 Gb ou nao...axam q vale a pena? sobretudo tendo sempre o emule a correr com imensos files...) e queria saber se axam k vale a pena investir numa radeon XT para este setup em vez de uma pro.
    é k ja vi bechmarks com CPU's tipo P4 3.2 em k a diferença entre as duas e mto pouca (anda sempre pelos 5fps, quer seja a 30fps quer a 90 ... com varios jogos) e sendo assim, como tou com medo k seja o meu modesto 2.8 a 'estrangular' o sistema, receio k nao note nenhuma diferenca REAL entre a Pro e a XP.... ou nao tenho razao??

Acham k este CPU da 'espaco' a grafica para 'respirar' ou nao?

PS: pode-se pôr 1 Pro a funcionar cm uma XT so por software??
    PS2_um_pouco_off_topic: é preferivel um disco com SATA e sem 8mb de cache ou um com 8mb cache mas sem SATA?

mto obg pela vossa ajuda

2. DreamOn

DreamOn Folding Member

Vai pela XT. Já agora, que board tas a pensar adquirir?! Em vez do 2800+, sempre poderias ir para um 2500+ mobile..
    Com a memoria, se o orçamento é apertado aposta em 2*256
    Quanto ao disco, vai para um SATA..
    Ah, e não podes transformar a pro em xt

3. kanguru

kanguru [email protected] Member

mas a XT não é simplesmente um overclock da pro? ke tem a mais?

quanto ao cpu, sim um athlon 2500+ mobile dava kossa nesse 2800+, metias um bom overclock e ficavas com um bom pc para os jogos actuais :)

4. Irriducibili

Irriducibili Guest

Pelo preço da Ati 9600 Xt compras uma Nvidia Fx 5900Xt que ficas muito mais bem servido. ;)
    Em relação ao Cpu, acho que fazias melhor em comprar um AMD XP-Mobile 2500+ . É mais barato e fazes Oc com ele e passas facilmente o desempenho do 2800+.
    2x256Mb é suficiente e é mais fácil arranjares umas que overclockem bem do que arranjar um par de 2x512Mb que oc bem mas isso tudo depende do Oc que queres e do € disponivel.
    Em relação ao disco , a diferença entre Sata e não Sata é insignificante, agora 8Mb de cache rendem mto mais que 2Mb. ;)
    Mais qq dúvida é só dizeres. :)

5. Sniper

Sniper Power Member

compra a 9600xt n te metas nas outras placas :x2:

6. [knap]

[knap] Power Member

?

Se arranjares a 5900XT ao preço da 9600XT opta pela nvidia nem penses duas vezes...
    Eu ia pra um
    2500+ Mobile
    Uma board de jeito (Epox DFI ABIT)
    2*256 BH-5/BH-6
    5900XT/5700U/9600XT
    Disco pk n ''juntas'' as duas cenas e compras um disco sata com 8mb de cache tipo um maxtor?

Fikem bem :x2:

7. NeoVibe

NeoVibe Power Member

isto ta por ordem de preferencia nao é knap??

realmente estive a ver alguns benchmarks da 5900xt e é mto + rapida k a 9600xt/pro.... e o preço parece k anda pelos 200?.... se calhar vou por aí.
    Mas nao havera problemas de 'incompatibilidades' ou maus desempenhos em certos jogos com a 5900xt?? (p.ex half-life2)

Acham k a 5900xt por +/-200? é uma compra segura relativamente à 9600xt?(+/-190?)??

k marcas aconselham como 'boas' (sem fugirem dos 200? e sem pensar na capacidade de overclock por hardware, so software)

e mais uma vez, uma GF5900xt nao ficara mto limitada com um AMD xp2.8?? ou mm assim vai ser mto melhor q as radeon??

mais 1x mto obg

Última edição: 15 de Julho de 2004
  8. DreamOn

DreamOn Folding Member

Poupavas algum no cpu e ias para um 2500+ ( mobile ) e ias para uma 9800 pro..

9. Irriducibili

Irriducibili Guest

Não vais ter problema algum. Quer dizer... vais ter melhor desempenho do que com uma 9600Xt... se isso é problema... :D :D :D

Para escolheres uma marca para a 5900Xt vê esta review onde comparam bastantes 5900 Xt -> http://www.hardwarezone.com/articles/view.php?id=1110&cid=3&pg=1

Mas podes gastar um pouco mais uns 20 ou 30€ em relação á 5900Xt e ficar mesmo bastante bem servido com a compra de uma 9800Pro com o GPU R360 , e ficas com uma 9800 Xt mas com 128Mb. Andam agora a vender a placa mais um VGA Silencer que é um cooler para gráfica ,fenomenal. Isto tudo por 235€. Podes ver aqui do que falo -> http://www.*****.com/forum/viewtopic.php?t=23464

Espero ter ajudado. ;)

10. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Tendo em conta as opcoes k aki meteste pra te ajudarem...

- trocas o 2800+ por um barton mobile 2400+/2500+/2600+. Qualquer dos 3 bate um 2800+.
    - trocas a 9600XT/pro por uma FX5900XT, isto com o dinheiro k poupas na mudanca do processador. Se ainda puderes/kiseres gastar mais dinheiro, entao passas para uma 9800pro (seja ela qual for) mas tem preferencia pelas k tiverem o core r360.

11. NeoVibe

NeoVibe Power Member

estou mto tentado a ir pela 5900xt... a minha unica preocupacao é a performance no half-life 2... segundo akeles benchmarks k apareceram em setembro passado uma 9600pro seria a escolha ideal, mas nao sei se entretanto a nvidia ja tera dado a volta a isso atraves dos drivers... alguem sabe alguma coisa nova sobre isto???????

o meu receio é k o k se passa no half-life2 se repita com outros jogos que venham a sair, se bem que em todos os outros benchmarks k tenho visto a 5900xt seja a melhor escolha, mesmo no benchmarks do doom3 k por aí andam...

mais 1x obg pela vossa ajuda :D

12. [knap]

[knap] Power Member

Não te preocupes com o estar limitado pelo cpu...um AXP não é o topo mas tbm n é low-end...por exemplo as novas placas X800 e 6800 estão limitadas pelo cpu (até A64 AFX P4EE etc) e não é por isso k n se vendem...faz uma compra para o futuro! ;)
    Se só tiveres 200€ vai pela 5900XT se puderes esticar mais um bocado compra uma 9800Pro (R360) kaga nos vga silencers etc...out of the box! O grande problema das FX é PS2.0 em relação às ATI de resto safam-se bem...principalmente em jogos OpenGl! :D
    Cpu ia pra um 2500+ Mobile! Já vi por aí uns 2600+ Mobile inda melhores...um colega meu arranjou um k dá 2600mhz a 1.65 e 2800mhz a 1.75 :P Neste momento já anda de A64! (lol)

Fika bem

13. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Neo Vibe compreendo a tua preocupação do CPU ser o Bottleneck, mas eu tenho um 2600+ com uma Radeon 9800 Pro e com 1 GB de RAM as coisas bulem bastante bem. ;)
    Mas agora vamos falar no teu caso e a sério.
    1. O SATA só oferece maior arrumação na caixa, sem diferença de performance. 8MB de cache oferece uma grande diferença de performance. Eu não recomendo discos sem 8MB de cache. E como não me adianta nada insultar a [pouca] inteligência de quem disse o contrário, resta-me elogiar o Irriducibili pela sua opinião acertada.
    2. Sentes-te tentado por uma 5900XT?!? Depois do link que o Irriducibili mostrou com uma 9800 Pro a 235€? Há alguma coisa que não está a bater bem. Acho melhor adiares o upgrade do CPU a não comprares uma 9800 Pro (já para não falar na Qualidade de imagem desta placa, que é fantástica).
    3. Se não tens coragem/vontade/paciência para fazer overclock, compra o 2800+. É que por muito bom que o mobile 2500+ seja, não vale a pena estar nas mãos de quem não tem vontade de lhe espremer o "sumo". :) Se é para correr à velocidade stock, um XP 2800+ é mais rápido que um XP-M 2500+ na mesma! ;)

Agora tu é que tens de pesar as coisas. Na minha opinião, a escolha acertada seria:
    1º 9800 PRO (esta placa ainda vai ter bastante tempo de vida, tem uma excelente qualidade)
    2º XP-M 2500+ com um cheirinho de overclock (não custa nada ;))
    3º Disco com 8 MB de cache
    4º Ter 1 GB de RAM.
    Eu também li o "disparate" nesta thread de se pensar que 2x256 MB é suficiente. Estão redondamente enganados. Eu tenho um programa chamado "Mem Optimizer" que me diz que após o arranque do Windows e de carregar tudo, resta-me 448 MB de RAM disponível. O que só mostra que, antes de começar a jogar, já tenho mais de 512 MB de RAM preenchida.
    E lá está, 2x256 é mesmo disparatado, pois enchias logo as slots com uma RAM de pouca capacidade... e se quisesses passar mais tarde para mais de 1 GB, como é que fazias? :rolleyes:

14. NeoVibe

NeoVibe Power Member

"as coisas bulem bastante bem" = tens melhor framerate k com uma 9600xt usando o mm cpu?? se é isso (parece-me k me entendeste) entao ta bem, ja vi k vale a pena investir na placa

bom, por 235? nao tenho duvidas nenhumas em ir pela 9800pro, a kestao é k 'supostamente' era p comprar tudo a quem me vai 'montar' o upgrade (sim sim, eu sei k é basico montar este material...) e duvido k o preço seja esse. No entanto... talvez ainda passe la pelo parke das nacoes e venha de la com um bicho dakeles... (eles vendem isso lá tb ou so pelo correio?) entao ja agr, para me convecerem a ir pela 9800pro (estao mm quase a conseguir :D ) expliquem-me so 1 coisa: o VGA silencer é opcional e so vale a pena se eu tiver a pensar mudar os clocks certo?? e é mais silencioso k o cooler 'normal'??? (a julgar pelo nome...) e segundo percebi é um extra certo? sao eles k montam akilo na placa? [ja deu p ver k no k diz respeito a arrefecimento eu tou a apanhar do ar...]

Tratando-se de 1 pc com um cpu q n e nd de jeito (ha k admitir...) e k ta numa caixa sem extaccao de ar (leram bem, so tem a fan da fonte...) suponho k nao valha a pena optar por placas 'overclokáveis' mas sim pelas mais acessiveis, nao?

qto ao resto, vai o XP2.8 (pq vai ficar stock...sorry, mas agradeço os insistentes conselhos p ir pelo mobile), 1Gb mem, e o disco com 8mb cache (com ou sem sata, n me importa)

mais 1x mto obg pelo tempo k têm perdido a responder-me

15. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

NeoVibe acredita que a 9800 Pro é MUITO superior a uma 9600 XT! :D
    Não tem a diferença de performance de uma 9800 Pro para uma X800 Pro, mas não deixa de ser significativa. Antes de aparecerem o UT2k4 e o Far Cry jogava tudo com 4x AA e 16x AF, com o resto tudo no máximo de qualidade, e VSync forçado! :x2:
    Edit: A [email protected], claro! ;)

Epá, eu nunca usei nem vi/ouvi um VGA Silencer em funcionamento. Mas penso que não só arrefeça melhor como seja mais silencioso que o stock cooler.

Última edição: 19 de Julho de 2004
  16. Irriducibili

Irriducibili Guest

A 9800 Pro com o R350 é bastante superior a 9600Xt, então agora imaginem a superioridade da 9800 Pro com o R360 com mod feito para 9800Xt. É abismal a diferença. Ficam com uma 9800Xt mas com 128Mb em vez dos 256Mb. :)
    Em relação ao Vga Silencer é muito aconselhavel para fazer esse mod para Xt e aconselhavel para as 9800Pro sem mod. A 9800 Pro aquece bastante e o stock cooler delas muitas vezes não chega para o calor gerado (a maior ou menor qualidade do stock cooler depende da marca da placa) mas de qq das maneiras o Vga Silencer arrefe bastante a placa gráfica e ainda reduz de forma abismal o barulho da ventoinha da gráfica. É uma excelente compra. ;)

NeoVibe, compra a 9800Pro com o R360 + Vga silencer nessa promoção que está no link. É quase impossivel arranjares mais barato e melhor. :)

17. NeoVibe

NeoVibe Power Member

rendo-me

vou fazer isso.
    um mto obg a todos pq sem voces ia gastar uns 160? numa 9600pro
    dp posto aki os benchmarks :D

espero é k haja em stock na *****....

ja agr, têm lá 9800pro + vga silencer da sahpire e da club 3d se n me engano. aconselham alguma em particular?

o vga silencer ja vem montado??? dps é so encaixar a placa no sitio??

mto obg!!!

18. Irriducibili

Irriducibili Guest

Sapphire ou Club3d é uma diferença minima, porque ainda por cima nem o stock cooler delas vais usar porque vais usar o Vga Silencer. O importante é mesmo ser uma 9800Pro com o Gpu R360 ! Atenção a isso, para depois poderes fazer o mod para 9800 Xt e ficar com uma placazorra. ;)
    E sim , creio que eles montam o Vga silencer logo na placa mas isso também é uma coisa simples de montar. :)

19. NeoVibe

NeoVibe Power Member

errr.... entao e o facto de nao ter tiragem de ar na caixa vai influenciar mto a temperatura da placa?? ou nao tem mta influencia? continuo a poder puxar 1 bocadito por ela??

20. Irriducibili

Irriducibili Guest

Não tem mta influência pois o Vga Silencer atira directamente o ar (calor gerado) para fora da caixa. Podes puxar por ela á vontade. Óbvio que com prudência para não abusar e queimar a placa. :)

Partilhar esta Página