Radeon 9600xt problemas com aceleração 3d (meio desesperado)

Nhex

Membro
Há uns meses andava eu nas nuvens a jogar o meu call of duty 4, quando ao actualizar uma driver para a gráfica, o jogo deixou de ser o que era, o que quero dizer é que se tornou impossível jogar porque a imagem "encravava por todos os lados". Na altura pensei que fosse do jogo e re-instalei o que deu no mesmo. Depois instalei a driver anterior e o mesmo se passava. O meu disco na altura era muito antigo em comparação ao resto do pc por isso agora que me apanhei com dinheiro fui comprar um disco novo mas o problema persiste.:(

Specs:

Intel Pentium 4 2.8 GHZ
GECUBE ATI 9600 XT (penso ser a origem do problema)
1 GB de RAM
320 gigas SATA 2

A placa mãe é uma ASROCK com bios da America Megatrends.

Não é o melhor pc mas corre o essencial de modo razoável, ou melhor, corria

Já instalei várias drivers inclusivé aquelas alternativas as Omegadrivers e nada. Penso que o problema seja de software porque quando é de hardware é normal o pc "manifestar-se directamente".

Por exemplo o Battlefield 2 ao entrar no menu de selecção de armas é muito rápido, ao entrar no jogo é normal, mas quando começo a olhar a volta e assim os fps caem "a pique". Pensei que fosse do processador, quando outros jogadores entravam, mas não, no ínicio de cada partida quando entrava toda a gente a velocidade era muito boa mas era quando me punha a ver a paisagem que as coisas se complicavam, isto nunca tinha acontecido, e costumo vir aqui várias vezes para ver dicas, desta vez peço ajuda e agradeço a alguém que saiba alguma coisa sobre o assunto, ou saiba a razão directa do problema. (e é claro que se precisarem de mais informções eu dou todas as necessárias, depois um dia pago umas bojecas a quem me ajudar)

Obrigados em adiantado
 
sim é uma intel, eu instalei uma inf driver que vinha com o cd da placa, mas vou actualizar e ver se o problema é disso, vou ver qual é a chipset sacar o software necessário, testar e depois posto alguma coisa obrigado pela atenção. ;)
 
Já instalei, como sei se está bem instalado? Aquilo nem pediu para reiniciar nem nada. Penso que vou ter que mudar de assunto, testei o Battlefield 2 com bots e sem bots, sem bots funciona lindamente. Quando adiciono bots lá se dá a quebra de performance. Desliguei o pc e fui ver o Processador, reparei que a peça que fixa o processador está partida de um dos lados, é uma peça de plástico, o que faz com que fique um lado bem fixo e o outro meio levantado. Para testar usei um emulador do gameboy, que aquilo o que usa é processador. Confirmou o meu receio, antes do problema o sinal do emulador era de 300% agora é de 75% (ou seja até um emulador do gameboy encrava por isso acho melhor eliminar a gráfica da lista de problemas)... Agradeço a ajuda e se tiveres mais alguma ideia e a quiseres partilhar, era bem vinda. :)
 
Bem se ele não pediu para reiniciar, o provável é que os que vinham no CD já eram os mais actuais para o chipset da tua board.

Pelo teu relato pensei ter havido algum problema no driver AGP por ser incompatível como os novos drivers da gráfica que tinhas instalado... e o que podia ter acontecido em que em vez de funcionar em AGP, estaria a funcionar com modo de compatibilidade com PCI, fazendo piorar a performance em 3D.

Isto já me aconteceu em certos jogos que funcionavam muito lento quando o driver AGP não funcionava em condições.

Se quiseres confirmar que o AGP está a funcionar podes instalar uma ferramentar chamada de ATI Tray Tools.

Convém mesmo que esse dissipador também esteja bem instalado.
 
Pura e simplesmente aquecimento do cpu... o gajo está a fazer throtling, tens de trocar massa termica e por 1 cooler decente que não tenha uma das patilhas partidas. o meu P4 3.2 tb me fazia muito isso qd andava a "esquentar" :D
 
Acho que tens razão, o cpu está a 77º C o que é mau, deve ser esse o problema mesmo. Agora onde arranjo peças para isto é que já não sei...
 
fiz um teste à gráfica (benchmark) e aquilo deu exactamente os fps's esperados da gráfica (já trazia as bases da gráfica) por isso de certeza que não é da gráfica, vou apostar na teoria do v3ctor e tratar do dissipador. Se calhar é melhor ir a uma loja para me montarem isso porque eu no processador não queria mexer muito. Obrigado aos dois pelo tempo dispensado ;)
 
Ta feito, pus um cooler novo e nova massa dissipadora, ta como novo mais uma vez Obrigado a ambos pelo tempo dispensado.:D
 
Back
Topo