Dúvida Radeon RX 6800 XT vs GeForce RTX 3080

kpirata

Power Member
Boas pessoal,

Qual destas gráficas será a melhor para jogos? Visto que a diferença de preço é de 90€ uma tem 10Gb de vram e outra 16Gb vram!
AMD oferece boa tecnologia como Nvidia? Muitas duvidas me deixam em relação AMD! Neste momento tenho 1060 6Gb vram!
Se possível podem-me esclarecer a grande guerra entre AMD e Nvidia?!
 
São as duas boas para jogos.

Agarra a primeira que conseguires.

Uma é mais barata e tem mais vram, outra tem melhor gestão da Vram que faz os 6GB de diferença não serem tão importantes.

A 3080 tem-se revelado uma melhor escolha para resoluções 1440p/4k pois não só tem uma memória mais rápida, mas porque tem tecnologias que a AMD não tem. Nomeadamente rt cores, que permite melhor performance em RTX e dlss que vai ajudar também neste ponto.

Eu considero a 6800XT o melhor "bang for the buck", no entanto a 3080 a nível tecnológico é, a meu ver, superior.

O meu conselho, agarrar a primeira que encontrar a melhor preço :D
 
Muito obrigado pela resposta, finalmente consigo perceber mais ou menos as diferenças entre AMD e Nvidia :D
Se fosse a comprar qualquer uma destas, seria necessário mudar alguma coisa no meu pc? deixo ai os componentes recentes do meu pc!
Processador:Intel I7 8700 3.2GHz
Placa mãe:MSI Z390 Gaming Plus
Memória RAM:G.SKILL Trident Z RGB 32GB DDR4 3000MHz CL16
Placa Gráfica:MSI GTX 1060 Armor 6G OCV1
HDD/SSD:M2 PNY 500GB SSD / 1TB TOSHIBA / 250GB Samsung SSD
Fonte (PSU)SU 700W 54A12V Single Rail
Cooling:Water Coler CPU Nox Hummer H.240 Aura RGB
 
A tua ideia é jogar a que resolução, já agora?

De qualquer modo, ainda que o processador não seja a "última batata frita do pacote", penso que não justifica a troca de absolutamente nada.

Tens uma boa máquina para levar com qualquer uma destas gráficas.
 
Pois, a cena agora é que o meu monitor é um AOC G2590FX de 1080 Full HD 144Hz 1ms ao comprar a gráfica teria de mudar de ecrã para usufruir da placa, no futuro próximo queria jogar em 1440P, comprei recentemente o CyberPunk 2077 e já não consigo jogar em Ultra, 20FPS a correr bem, mesmo em qualidade Alta fica nos 30FPS, gosto de ter uma boa qualidade de grafismo nos jogos, sou mais jogar de aproveitar campanhas com bom gráfico!
Que fazias neste caso?
 
Bem, posso dizer que do que testei no cyberpunk, com tudo em ultra e Psycho, com uma 3090, limitei-me a baixar o anisotropic para 8X, desliguei o blur e mudei o dlss para balanced, e jogo entre os 75 e 95FPS a 1440p.

Uma 3080 deve ficar muito aproximada mesmo, pois ainda não me consumiu mais que 6 gb de VRAM até ao momento.
 
Se a principal preocupação é jogar cyberpunk com os gráficos puxados no máximo vai para a 3080...para já só nvidia tem Raytracing nesse jogo... E mesmo quando a AMD vier a ter... Sem algo como DLSS vai ser difícil correr este jogo com a mesma fluidez das ampere mantendo o RT ligado
 
Se escolhe-se alguma dessas gráficas ia ficar com a gráfica para quantos anos mais ou menos? Queria uma grafica que me desse para alguns anos para não andar sempre a trocar :/
 
Qualquer uma delas será gráfica para durar muito tempo. Não irão dar para jogar sempre tudo nos detalhes máximos anos a fio, mas terão boa performance durante muito tempo.

O número de anos em concreto ninguém pode dizer, depende sempre do compromisso que cada um estará disposto a fazer e da evolução dos jogos.
 
Em placas graficas acho que falo por tds é melhor ideia investir em algo desempenho/preco e perder a curto prazo, e trocar novamente tipo passados 3 anos.Do que comprar tipo 3090 hoje, e usala para 6 anos. Dito insto ia para uma 3060 Ti para 1080p ou 3080 se trocares de ecrã.

Cps
 
Back
Topo