Ragdoll

Boas, depende de vários factores. Não é que seja um modelo muito complexo, mas também não é trivial de implementar. No entanto, tens vários engines que disponibilizam containers de ragdolls out of the box, como por exemplo este (que aconselho), onde apenas precisas de parametrizar alguns itens, como a fricção, et cetera.

Na minha opinião, a linguagem ideal para utilizar com o engine supramencionado é o C++, em conjunto com OpenGL, uma vez que a maioria dos tutoriais utilizam esta configuração.

Para concluir, apesar de existirem vários "utilitários" que facilitam o desenvolvimento de um jogo semelhante àquele que pretendes, é importante salientar que não é uma tarefa fácil, e é aconselhável estares bastante à vontade com programação (nomeadamente de jogos), e com os todos os conceitos circundantes.

Espero que ajude.
 
Pois :P
Assim por alto, diria que o essencial é saber programar em pelo menos uma linguagem que te permitisse fazer animações e gostar (e ter bons conhecimentos) de Matemática e Física.
 
A título de curiosidade, fica este link para um modelo de uma ragdoll (contorcionista :007:) em Flash. O modelo está longe de ser perfeito, mas fica a sugestão para quem quiser desenvolver algo mais avançado.
 
Pois :P
Assim por alto, diria que o essencial é saber programar em pelo menos uma linguagem que te permitisse fazer animações e gostar (e ter bons conhecimentos) de Matemática e Física.

Mas alguém se vai pôr a programar a física? Para quê reinventar a roda? Pode-se simplesmente usar um motor de física como o ODE, e depois só é preciso dividir o modelo 3D dos bonecos em diferentes partes (tronco, cabeça, etc) e depois no código é só "ligá-las" nas posições certas, e o motor de física trata de calcular o comportamento do corpo ao longo do tempo e dá-te as coordenadas dos membros, pronto para dar ao motor 3D para desenhar no ecrã.

Ninguém, nem mesmo na indústria dos jogos, programa a física de raíz - quase todos os jogos actualmente licenciam o Havok e usam-no no motor de jogo.

Ah, também existem motores de física 2D para Flash, como o Box2DFlash e a Fisix Engine.
 
Última edição:
E achas que compensa alguém que ainda não sabe programar começar com isso?
Eu, pessoalmente, prefiro fazer as coisas eu mesmo, e só quando tivesse conhecimentos para fazer alguma coisa séria é que me começava a preocupar em procurar engines.

Saber alguma Física nunca faz mal a ninguém, e só ajuda a perceber como as coisas trabalham.
 
Back
Topo