1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ragdoll

Discussão em 'Programação' iniciada por rc81_fcp, 8 de Março de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 599)

  1. O titulo diz tudo :P
    Gostava de fazer um jogo do estilo Ragdoll. É facil, dificil? Que conhecimentos preciso de ter?
    Obrigado.
     
  2. AliFromCairo

    AliFromCairo Power Member

    Boas, depende de vários factores. Não é que seja um modelo muito complexo, mas também não é trivial de implementar. No entanto, tens vários engines que disponibilizam containers de ragdolls out of the box, como por exemplo este (que aconselho), onde apenas precisas de parametrizar alguns itens, como a fricção, et cetera.

    Na minha opinião, a linguagem ideal para utilizar com o engine supramencionado é o C++, em conjunto com OpenGL, uma vez que a maioria dos tutoriais utilizam esta configuração.

    Para concluir, apesar de existirem vários "utilitários" que facilitam o desenvolvimento de um jogo semelhante àquele que pretendes, é importante salientar que não é uma tarefa fácil, e é aconselhável estares bastante à vontade com programação (nomeadamente de jogos), e com os todos os conceitos circundantes.

    Espero que ajude.
     
  3. Ups... :P A minha experiencia de programação é quase nula. Parece que ando a sonhar demasiado alto :)
     
  4. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Pois :P
    Assim por alto, diria que o essencial é saber programar em pelo menos uma linguagem que te permitisse fazer animações e gostar (e ter bons conhecimentos) de Matemática e Física.
     
  5. AliFromCairo

    AliFromCairo Power Member

    A título de curiosidade, fica este link para um modelo de uma ragdoll (contorcionista :007:) em Flash. O modelo está longe de ser perfeito, mas fica a sugestão para quem quiser desenvolver algo mais avançado.
     
  6. icebrain

    icebrain Power Member

    Mas alguém se vai pôr a programar a física? Para quê reinventar a roda? Pode-se simplesmente usar um motor de física como o ODE, e depois só é preciso dividir o modelo 3D dos bonecos em diferentes partes (tronco, cabeça, etc) e depois no código é só "ligá-las" nas posições certas, e o motor de física trata de calcular o comportamento do corpo ao longo do tempo e dá-te as coordenadas dos membros, pronto para dar ao motor 3D para desenhar no ecrã.

    Ninguém, nem mesmo na indústria dos jogos, programa a física de raíz - quase todos os jogos actualmente licenciam o Havok e usam-no no motor de jogo.

    Ah, também existem motores de física 2D para Flash, como o Box2DFlash e a Fisix Engine.
     
    Última edição: 9 de Março de 2009
  7. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    E achas que compensa alguém que ainda não sabe programar começar com isso?
    Eu, pessoalmente, prefiro fazer as coisas eu mesmo, e só quando tivesse conhecimentos para fazer alguma coisa séria é que me começava a preocupar em procurar engines.

    Saber alguma Física nunca faz mal a ninguém, e só ajuda a perceber como as coisas trabalham.
     

Partilhar esta Página