Raid-0 80gb - discos diferentes

artsite

Power Member
Tenho actualmente 2 discos Hitachi 80gb sata.

Queria comprar um novo disco, mas encontrar 1 disco sata 1 igual ao que tenho está dificil.

Será que posso juntar os 2 discos 80gb sataI com 1 disco 80gb sataII igualmente da Hitachi????

Em principio os discos são iguais, mas não keria fazer asneiras.

Cumps
Artsite
 
Sway disse:
nao podes fazer raid com 3 discos!

Poder podes, mas não é raid0 :lol:

Alem disso, se queres mesmo compra o 3º disco mas mantem-no À parte do raid (fazes raid com os 2 primeiros..). assim tens sempre 80Gb pra backups...

Pessoal, não é por mal mas raid0 sem disco pra backup é suicidio! De que vale ter um sistema MAIS rápido e arriscar-se a perder tudo? Só se não armazenam nada de importante no disco.. :lol:
 
Estava na ideia que o minimo seria 2 discos..............depois podia-se fazer mais, sendo com 3 - 4 - 5 - 6.....

Só se pode fazer com discos pares???

Eu tenho 1 disco de backup, 1 de 160gb ide, o raid-0 é apenas para o OS, jogos e edição de video, mas os videos originais tenho no de 160gb. Apenas vai para raid-0 o que apenas quero editar.

Sendo assim acho melhor esperar mais um tempinho e comprar depois mais 2 para fazer raid-0 com 4:002: .
 
artsite disse:
Sendo assim acho melhor esperar mais um tempinho e comprar depois mais 2 para fazer raid-0 com 4:002: .

Mas para que queres um Raid0 de 4 discos??
É caro, pouco fiável e com 4 discos tens hipotese de fazeres outros raid's com melhores "caracteristicas"...

EDIT: Dá pra fazer Raid0 com 3 discos: http://www.acnc.com/04_01_00.html "RAID Level 0 requires a minimum of 2 drives to implement"
 
Última edição:
Entao tinha razao.....eu sabia que o minimo era 2, e resto era o que vier.

E quanto aos discis, poder estes???

Acho que a solução para ter grande transferencia é mesmo raid-0, o priblema é que lido com ficheiros grandes....por norma acima dos 4gb. E quando fizer captura pode chegar aos 100gb 1 ficheiro, e procurar cenas num ficheiro tão grande é complicado se não tiver resposta dos discos.....
 
artsite disse:
Entao tinha razao.....eu sabia que o minimo era 2, e resto era o que vier.

E quanto aos discis, poder estes???

Acho que a solução para ter grande transferencia é mesmo raid-0, o priblema é que lido com ficheiros grandes....por norma acima dos 4gb. E quando fizer captura pode chegar aos 100gb 1 ficheiro, e procurar cenas num ficheiro tão grande é complicado se não tiver resposta dos discos.....

Eu sempre ouvi dizer que o raid deve ser feito com discos iguais (o que se diz não se escreve), ou será em ralação às placas gráficas SLI :lol: ...


Eu acho que deve dar pra fazeres um raid0 com discos diferentes.

Aqui fica o porquê: o Raid0 é um "stripping" dos ficheiros, logo discos diferentes armazenarão várias informações diferentes de um unico ficheiro... O Raid0 é rápido porque pode gravar "partes" do mesmo ficheiro ao mesmo tempo (cada "parte" por disco)... Logo é indiferente a quantidade de espaço e a marca de cada um deles... Penso eu de que...
Suponho que num Raid1 será algo do género, mas se forem de capacidades diferentes o máximo será igual à capacidade do disco menor (mais uma vez, penso eu de que...)
 
Em RAID0 depende do controlador/software. Ele pode usar o tamanho do HD menor como referência e usar o mesmo tamanho nos outros descartando o extra, pode usar o tamanho do HD menor como referência e usar o mesmo tamanho nos outros fazendo mais strips no espaço extra ou pode fazer o que axar melhor :)

Quanto ao stripping, normalmente é mesmo 2 HD's, mas sim, teoricamente seria possivél ter n drives e ele strippar ao longo das n.

Em RAID1 é mirror, logo tem de ser mesmo 1:1. Se o controlador for coisa boa (leia-se cara) talvez te dê o espaço restante como uma outra drive, mas isso depende do controlador mesmo...

Se tiveres $$$ podes sempre ir para RAID5 onde tens speed e redundância. Digo ter $$$ pq a performance vai depender do controlador que calcula os checksums e do ouro que organiza os HD's, e isso na é barato. O ultimo que vi da Fastrack era prós 30 contitos e não devia ser nada de especial...

Mas sinceramente, olha que não sei até que ponto o RAID0 te vai fazer dif em edição... A menos que edites em uncompressed claro. Se for DV, 25Mb=3.125MB. Se encontrares um HD recente que não consiga isso (ou pelo menos 4/5x isso...), bom... Se tens probs de encontrar cenas em tempo util a editar DV, não olhes muito para os HD como problema. Olha para o software defeituoso, o decoder DV por software, a falta de RAM, um Windows que não está a fazer só e apenas o que devia, etc...

Btw, com 4 discos iguais e 2 controladoras IDE PCI extra ficas com a hipotese de Stripped-Mirror, que ocasionalmente até funca muito bem...
 
tenho de ver entao se consigo fazer um raid0 com dois discos de 120Gb diferentes.... tenho um seagate e um samsung (sata)... até pode ser ke dê...
tenho na ideia ke os discos para fazer raid tinham de ser de marca e modelos iguais, mas nada como tentar. :rolleyes:

ShadeX disse:
(...)
Se tiveres $$$ podes sempre ir para RAID5 onde tens speed e redundância. Digo ter $$$ pq a performance vai depender do controlador que calcula os checksums e do ouro que organiza os HD's, e isso na é barato. O ultimo que vi da Fastrack era prós 30 contitos e não devia ser nada de especial...
(...)
o ultimo controlador para raid5 ke montei (aka smart array) ke foi a cerca de 4 anos, custava na altura (se é ke vi bem o preço) por volta dos 600cts, mas era SCSI da Adaptec (e tinha o autocolantezinho da hp ou compaq, n me recorda) e era pci-x e montei-o num Proliant... no entanto esse servidor antes de montar a smart array tava em raid 1, a ideia depois de montar a placa era passar de raid 1 para raid 5. resumindo, consegui fazer a passagem, mas levou (se n estou em erro) cerca de 2 dias a fazer o "translate".
hoje em dia esses controladores estão bem mais baratos, apesar de ainda custar umas boas coroas...
 
Última edição:
Bob, a cena de RAID0 em discos iguais é para facilitar o trabalho do controlador e equalizar as condições de operação dos discos em termos de tranferencia e tempos de acesso.

No entanto, para ser muito sincero, essa onda de discos iguais só a considero válida se estiver a falar de cenas tipo Raptors em que faz todo o sentido serem 2 iguais, ou se houver diferenças brutais entre os 2, tipo Segate para Samsung...

Só para teres uma ideia de como essa cena dos HDs iguais me saiu (quase) muito cara em RAID1, um dos servers que montei há 2 anos, 2xHitachi 160GB teve um problema no HD. Um dos HD's literalmente queimou. O outro lá se foi aguentando. Passado 2 meses a Hitachi lá mandou um HD novo de RMA. E vem a tempo, pq o 2º 160GB está prestes a estoirar tbm. No entretanto o RAID1 foi mantido á custa de mais um HD de 200GB extra, mas agora vou ter de enviar o outro de 160GB de volta para RMA mal (e certamente qunado) o bixo estoirar.

Moral da história, 2 discos iguais da mesma batch ou funcam lindamente a vida toda ou têm demasiadas probabilidades de estoirarem ao mesmo tempo, ou com pouca diferença de tempo. IMMV claro, mas sinceramente, a partir de agora compro um HD 2 meses antes de montar a máquina e o outro na altura de a montar. Com sorte são de datas ligeiramente diferente e com problemas diferentes :D

E isto em RAID5 era ainda pior, pq se falhar mais que 1HD, foi-se.
 
como tinha dito... estive hoje a experimentar o raid0 com dois discos de marcas diferentes mas de igual capacidade (120Gb). ao contrário do ke pensava, afinal é mesmo possivel fazer raid0 com discos de marca diferente...
a diferença de perfomance é brutal, seja em ke software for... só tenho pena de n me ter lembrado de fazer isto há mais tempo. :D
 
Back
Topo