1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAID 0 a falhar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por dragao-azul, 6 de Outubro de 2012. (Respostas: 6; Visualizações: 649)

1. dragao-azul

dragao-azul I fold therefore I AM

Boas,

Tenho 2 discos em RAID 0 no meu pc e ontem apareceu-me um aviso que ocorreu um erro num dos discos. Tudo continua (aparentemente) a funcionar, mas não sei do que será o erro e o software da intel recomenda-me a fazer backup.

É possível determinar a origem do erro? Será que é mesmo o disco danificado ou foi um erro aleatório qualquer? O software da intel não é muito útil, só me diz "ocorreu um erro" que eu veja...

Obrigado!

2. dblaster7

dblaster7 Power Member

tenta num outro pc numa controladora que nao seja intel e fazer teste se o SMART apresenta algum erro cada disco individualmente

3. dragao-azul

Pois, tentar noutro PC não será muito fácil... E de qualquer forma não há possibilidade de estragar nada no RAID se ligar os discos individualmente noutro PC? Não é possível ler os dados SMART de forma individual neste PC com raid?

Thz!

4. Isso aconteceu-me uma vez, ainda durou bastante tempo sem dar problemas depois do erro. Um dia é que acordei liguei o pc e não fazia boot, formatei novamente e instalei a tralha toda e nunca mais voltou a dar erros para já. ora eu fiz Raid em 2009, acho que tive problemas em 2010, já está quase o mundo a acabar e ainda não voltei a receber avisos :)

5. Penso que consegues fazer uma leitura SMART directamente.
    Contudo, podes também remover os discos e testar um a um que nada se danifica, desde que depois os coloques na mesma ordem.

6. dragao-azul

Nesse caso foi só formatar ou refazer também os volumes raid? Tenho duas partições no volume daí perguntar.

Thz

7. Apenas formatei e re-instalei. Na altura pensei de ser por ter um disco com o firmware diferente do outro mas fui preguiçoso para os formatar e flashar individualmente e li também que em principio não seria daí que vinha o problema.

Partilhar esta Página