RAID 0 a falhar

dragao-azul

I fold therefore I AM
Boas,

Tenho 2 discos em RAID 0 no meu pc e ontem apareceu-me um aviso que ocorreu um erro num dos discos. Tudo continua (aparentemente) a funcionar, mas não sei do que será o erro e o software da intel recomenda-me a fazer backup.

É possível determinar a origem do erro? Será que é mesmo o disco danificado ou foi um erro aleatório qualquer? O software da intel não é muito útil, só me diz "ocorreu um erro" que eu veja...

Obrigado!
 
Pois, tentar noutro PC não será muito fácil... E de qualquer forma não há possibilidade de estragar nada no RAID se ligar os discos individualmente noutro PC? Não é possível ler os dados SMART de forma individual neste PC com raid?

Thz!
 
Isso aconteceu-me uma vez, ainda durou bastante tempo sem dar problemas depois do erro. Um dia é que acordei liguei o pc e não fazia boot, formatei novamente e instalei a tralha toda e nunca mais voltou a dar erros para já. ora eu fiz Raid em 2009, acho que tive problemas em 2010, já está quase o mundo a acabar e ainda não voltei a receber avisos :)
 
Penso que consegues fazer uma leitura SMART directamente.
Contudo, podes também remover os discos e testar um a um que nada se danifica, desde que depois os coloques na mesma ordem.
 
Isso aconteceu-me uma vez, ainda durou bastante tempo sem dar problemas depois do erro. Um dia é que acordei liguei o pc e não fazia boot, formatei novamente e instalei a tralha toda e nunca mais voltou a dar erros para já. ora eu fiz Raid em 2009, acho que tive problemas em 2010, já está quase o mundo a acabar e ainda não voltei a receber avisos :)

Nesse caso foi só formatar ou refazer também os volumes raid? Tenho duas partições no volume daí perguntar.

Thz
 
Apenas formatei e re-instalei. Na altura pensei de ser por ter um disco com o firmware diferente do outro mas fui preguiçoso para os formatar e flashar individualmente e li também que em principio não seria daí que vinha o problema.
 
Back
Topo