RAID 0 com 4x HD´s 15K SCSI - Resultado aquém do esperado?

Marsupillami

Power Member
Estou a montar de momento um servidor, com as seguintes características:

- Motherboard Tyan 5372 (chipset Intel 5000V).
- 2x Intel Xeon 5345 (4x 2.33Ghz)
- 4x 1GB FBDIMM´s DDR2 (dispostos nos dois canais FB).
- 3x Fujitsu MAU3147NC 147GB, 15000RPM, SCSI U320
- 1x HP BD1468856B 147GB, 10000RPM, SCSI U320

Esta será uma máquina para ser usada com RAID 5, no entanto, e por curiosidade, montei os 4 discos numa Array RAID 0, para ver os resultados. Fiquei, no entanto, algo "decepcionado", pois esperava um pouco mais deles.

- A controladora é uma Dell PERC4e/DC, com interface PCI-Express 8x. Tem o módulo de RAM (128MB) e bateria também.

hdtach1.gif


Agora estou na dúvida se:

a) O problema será do disco de 10000RPM que está na Array.
b) Já testei todas as políticas de cache desta controladora, e o WriteThrough / Adaptive ReadAhead / Direct IO paece-me o ideal. Está tudo configurado para SCSI 320.

Seria de esperar um pouco mais, certo? Alguém tem resultados de RAID 0 com 3 ou 4 discos para ter uma certa ideia do que esperar?

... entretanto vou testar só com 3 discos e logo posto os resultados, para tirar as dúvidas.
 
Testando agora com os 3 discos de 15000RPM, em RAID0, o resultado foi:

hdtach2.gif


Torna-se evidente que existe um bottleneck a limitar a 180MB/s, e não são são discos, pois nem se nota aquela curva característica do final do disco.

O bus também não será, já que os x8 (e está mesmo a x8, confirmados pela BIOS), o limite seriam 3-4 GB/s.

Any Ideas? Vou tentar ver na controladora se poderá ser algo lá, pois parece ser o mais provável. Se não conseguir chegar a nenhuma conclusão testo num server idêntico que tenho aqui, e testo tb outra controladora igual.

Já agora, fica aqui o resultado do disco de 10000RPM´s que está "sozinho":

hdtach3.gif
 
Última edição:
Aqui ficam resultados com o Everest:

01.png


02.png


03.png


05.png


04.png


Notei que os Buffereds estão bem mais fracos do que o que esperava, mas de resto, até se comporta bastante bem. O Seek Time sempre abaixo de 6ms, e um bom Random Read é o que os torna ideais para o uso que vão ter. Continua a notar-se aquele problema , em que parece que os discos conseguem atingir mais em Linear Reads, mas algo os está a limitar, como demonstrado também no HDTach. Não vou estar também a "moer" mais a cabeça com isso, já que não vai ser importante nem se irá sentir.
 
Última edição:
Back
Topo