1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raid 0 em IDE

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por skit, 20 de Agosto de 2006. (Respostas: 35; Visualizações: 2039)

1. skit

skit I folded Myself

Boas,

Tenho uma motherboard ASROCK P4V88+ e dois discos 80 GB. Estava a pensar em fazer raid 0 em ambos, mas nesse caso, teria de os formatar (já o backup seria uma trabalheira) e depois será que a perfomance seria assim tanto melhor ?

Tudo se resume a isto, vale a pena o esforço ? O backup de tantos dados ? Formatas ambos os discos IDE e colocar raid 0? Sendo que gosto muito de jogos iria ganhar muito nessa "transformação" ? É que pareçendo que não ainda é muito que fazer ...

Abraço

2. skit

skit I folded Myself

Ouvi dizer que os ganhos em discos SATA em raid 0 é insignificante, mas em discos IDE ?

3. Swat

Swat I Folded Myself

:lol: extremely wrong... eu tive um boost de mais de o dobro em dois discos sata II em raid 0 .... mas é que nem tem comparação... IDE não sei até que ponto e que vale a pena fazer raid 0... qualquer disco SATA II tem mais desempenho que dois IDE @ Raid 0

4. RAID0 aumenta sempre a perfomance seja em IDE ou em SATA.

Eu ando pra fazer isso no desktop. Só ainda não fiz porque tenho um disco de 80 e outro de 120 e se fizer raid0 perco 40GB.

Fico apenas com 160GB, apenas por dizer que tenho mais velocidade, nada mais.

Mas gostava de experimentar um dia destes.

5. skit

skit I folded Myself

Pois, agora o meu problema é mesmo fazer backup de toda a tralha que tenho por aqui. =/

Tantos cd's coitado de mim ... eheh

Abraço

6. skit

skit I folded Myself

Já agora, como é que me aconselham a formtar os discos ? Disquete de arranque, format C e format D ? lol

Abraço

7. smsbotas

smsbotas Power Member

Vale a pena. Estou agora a instalar tudo de novo num sistema RAID com SATA e até acho estranha a velocidade a que tudo se instala! Mais vale um RAID que um processador melhor!

8. smsbotas

smsbotas Power Member

Tens de ter uma diskette com as drivers do controlador RAID. Alteras a BIOS para permitir RAID, vais ao menu do controlador RAID e crias um sistema RAID0 (stripping)- ele apaga tudo o que está nos discos. Depois, quando fores instalar o Windows, mete a diskette e carrega F6. Ele pede-te os drivers. super simples!

Última edição: 20 de Agosto de 2006
  9. skit

skit I folded Myself

Calma, alguém me pode confirmar se nesta motherboard é realmente possivel raid com ide ? P.f.

Obrigado,
    Abraço

10. skit

skit I folded Myself

É que pareçe-me que não visto que ao aceder ao Raid utility durante o boot aparece: No device. Mas vou confirmar.

11. smsbotas

smsbotas Power Member

Podes ter que ligar os discos noutro sitio. Tens o manual da board?

12. skit

skit I folded Myself

Não, não tenho o manual. =(

Mas aquele é o unico local com Entradas IDE =/

"Serial_Ch0 Master No Drive"

Oh pareçe que sempre tenho de me ficar pelo sistema normal =/

Abraço

Imagem da mobo

13. skit

skit I folded Myself

Gad damn it!

14. :lol:

Eu ando agora a gravar DVD's com o mais importante para a seguir fazer RAID0 no meu sistema.

Sim, a minha DFI dá pra raid0 em ide's e sata's, entre discos diferentes, etc.

DFI ftw :rofl:

15. Swat

Swat I Folded Myself

Porque é que será que se diz que as DFI são board bombaça:002: capacidade oc e funcionalidades não lhes falta:x2:

on topic

Pesquisei e acho que a tua board apenas suporta RAID 0 em discos SATA : \

16. skit

skit I folded Myself

Se suportasse aparecia logo naquela utility, certo ? =/

17. strafejump

strafejump Power Member

Este tópico vem mesmo a calhar. Comprei 1 WD800JB para juntar ao que já tenho para meter isto em RAID-0.
    Tenho uma Asus K8N-E Deluxe que tem o chipset nforce3 250Gb.
    Os discos são ambos IDE e a board permite fazer RAID-0 pelo nforce3 ou pelo controlador da Silicon Image.

A minha dúvida é: qual deles o mais rápido? nforce3 ou Silicon Image? Estou inclinado para fazê-lo pelo nforce3 mas se alguém tiver experiência com esta board agradecia algum feedback sff.

18. skit

skit I folded Myself

Tanta coisa e afinal não posso fazer raid nesta porcaria arrrggghhh

Abraço

19. nf3.

Mudando de assunto, já fiz o raid0. Fiquei com 149.06 GB.

Vou agora instalar o windozze mce 2005. Depois já deixo feedback acerca da velocidade.

(sim, estou na net porque tou no notebook :P)

20. skit

skit I folded Myself

Agora fico com inveja que me lixo =/

:lol:

Partilhar esta Página