RAID 0 + Format C:

Posso-me aproveitar para tirar uma duvida simples?

Para quem monta um Pc todo de raiz com raid0 e quer instalar o s.o no raid0, como faz?
Nota-se que não leste um unico post desta thread logo muito menos uma pesquisa pelo forum... Por outras palavras estou a dizer que não vou responder aqui senão estas threads não se percebem sempre a repetir o mesmo.
 
Nota-se que não leste um unico post desta thread logo muito menos uma pesquisa pelo forum... Por outras palavras estou a dizer que não vou responder aqui senão estas threads não se percebem sempre a repetir o mesmo.


Li a primeira pagina.
Obrigado pela ajuda, realmente é melhor usar um post para dizer "não ajudo" do que criar um post a dar uma explicação breve.

EDIT: estive a ler praticamente tudo, mas a partir da 3ª pagina evolui para a própria instalação. Ora a situação do user que pede ajuda é diferente pois ele já tem o raid instalado e eu vou comprar os dois discos, logo vou começar tudo do zero. Não tenho nada instalado/configurado nem o S.O instalado.

Se a resposta já foi dada então indica-me a pagina, sff.
 
Última edição:
Sem querer entrar em polemicas, a melhor coisa a fazer(como já foi dito por mim e não só) é ler o manual da board, cada board tem os seus setings e definições.
No geral tens que configurar a board para raid, fazer uma disquete ou pen com os drivers que vem no cd da board e instalar tudo, é simples, tem é que ser feito tudo direitinho e sem pressas;)
 
Sem querer entrar em polemicas, a melhor coisa a fazer(como já foi dito por mim e não só) é ler o manual da board, cada board tem os seus setings e definições.
No geral tens que configurar a board para raid, fazer uma disquete ou pen com os drivers que vem no cd da board e instalar tudo, é simples, tem é que ser feito tudo direitinho e sem pressas;)

uma cena ..onde posso encontrar o manual da minha board em portugues ou portugues do brasil? é que inglês blahhhh....
 
Olha lá o My System: board Asus e Raid0. Nunca tinha feito raid na vida. Segui à risca o que o manual dizia e ficou pronto à primeira. Aqui não há grande possibilidade "bugs". Depois do raid feito é instalar os drivers do chipset ou do jmicron e pronto. Agora, em vez de andares a ver videos, ler coisas sabe-se lá de onde e começasses a fazer o que o manual diz...

O meu manual diz como fazer... Eu quando montei este PC a primeira instalação que fiz foi logo com RAID0. Aliás, nunca formatei este RAID senão quando o fiz...

as boards asus tem isso explicado no manual
até dá para criar a disquete em DOS com o cd da board :P

No meu cd os drivers do controlador intel estão aqui, se interessar
2808651bb8aef93f1b863ed455d245c787fd0d0.png


penso que tb estejam no site da MB, na parte de downloads
em todo o caso os drivers sao actualizados quando se instala uma nova versão do IntelMatrix Storage Manager

e acho muito muito estranho o controlador intel funcionar com drivers do Jmicron

Dois ou três :p ?



Penso que no caso dele, que quer instalar Vista64, precisa de copiar os ficheiros que estão na pasta 64bits.

A ideia de qualquer driver é dizer ao SO como trabalha um certo hardware. Logo cada driver é especifico para um ou mais SOs. Ou seja, tens de meter para a disket/pen os drivers que correspondem ao SO que queres instalar.

Li a primeira pagina.
Obrigado pela ajuda, realmente é melhor usar um post para dizer "não ajudo" do que criar um post a dar uma explicação breve.

EDIT: estive a ler praticamente tudo, mas a partir da 3ª pagina evolui para a própria instalação. Ora a situação do user que pede ajuda é diferente pois ele já tem o raid instalado e eu vou comprar os dois discos, logo vou começar tudo do zero. Não tenho nada instalado/configurado nem o S.O instalado.

Se a resposta já foi dada então indica-me a pagina, sff.


Só procurei pelo nick azul, q sou eu, porque tenho de ir dormir e por ali já dá para ter muitas ideias de como fazer. Ainda mais que ainda nao tens o PC... Preocupa-te mais nuns bons discos para RAID0 do que como fazer. Há discos que fazem sozinhos o que um RAID0 faz com dois discos e com menos cache.

Bem, mas não é preciso muito para fazer um RAID e já expliquei e explicaram isto aqui. A primeira parte é pegares no manual e isso só vais perceber que é simples quando comprares o PC, como é obvio. A segunda parte é, depois de escolhido o SO, sacar os drivers, por numa pen/disket e no arranque do SO instalar isso. Depois é seguir com a instalação normal onde ele já vai detectar um disco e não dois.
A Asus traz um utilitáriozito para fazeres a disket mesmo sem instalar o SO (boot com o CD da asus e grava isso na disket/pen). Mas se não tiveres isso basta ires ao site da asus e sacar excatamente o driver do controlador certo e meter na disket. Há 32 e 64bits, há "xps" e "vistas", é escolher.
A parte de os instalar também nao é complicada. Já deves ter reparado naquela mensagem mesmo em baixo antes de aparecer o primeiro menu da instalação de um XP "Prima F6 [se não estou em erro] para carregar drivers RAID ou SCII [ou por aí]". É aí que tens de carregar, escolher que os controladores estão numa disket, ele procura e tu escolhes os certos.

Dúvidas? Diz aqui.

Cumps
 
aproveito este topico para perguntar o seguinte:

Tenho 1 disco e comprei outro igual ( WD 320GB single Plate). Num dos discos tenho 3 partiçoes e queria apagar tudo e uni-las. É recomendado meter os 2 discos formatados sem partiçoes antes de criar o raid0, correcto?
 
ok, ja ta tudo a funcionar correctamente!

Aproveito para deixar os resultados:

2 x WD3200AAKS 00B3A0 em raid0
6dO1PB5vWZGaE50zczMG

Desculpem desenterrar o tópico, mas a minha duvida surge directamente do print do Make.Love, por isso não quis estar a abrir outro tópico.

Comprei dois Samsung HD322HJ (320GB), que devem ser dos melhores discos para raid0 actualmente, a par com os já famosos WD3200AAKS 00B3A0.
Aqui está o meu resultado, gostava que me ajudasse a interpretar os resultados:

bench.jpg


eu tenho uma linha mais estável, não oscila tanto, mas o meu maximum é apenas 155. O meu minimum é melhor, mas por pouco, No average já perco qq coisa.

Por outro lado tenho melhor access time e melhor burst.

Em que ficamos?


Se ajuda para alguma coisa, o raid0 está dividido em 3 partições.
 
dividir o raid 0 em partições é um desperdício de recursos. O ideal mesmo é não teres partições... experimentaste fazer o benchmark no modo mais preciso?
 
dividir o raid 0 em partições é um desperdício de recursos. O ideal mesmo é não teres partições... experimentaste fazer o benchmark no modo mais preciso?

Tanto quanto sei, ter raid0 com partições ou sem partições é igual a nível de performance. Agora não sei se quando falas em recursos = performance.

O teste foi feito com o prog a default, estava a meio entre rápido e preciso. Depois mais tarde volto a fazer o teste.
 
nao me referi exclusivamente ao desempenho, experimenta entao fazer o teste no modo mais preciso.

A diferença de desempenho poderá também estar relacionada com o chipset da board.
 
nao me referi exclusivamente ao desempenho, experimenta entao fazer o teste no modo mais preciso.

A diferença de desempenho poderá também estar relacionada com o chipset da board.

Isso não porque temos a mesma board. Também tenho uma P5q deluxe, o my system não está actualizado. ;)

Depois vejo isso. cumps
 
Não estás com muitos programas a precisar do disco?
Vi agora que o meu velhinho raid fez em média à volta de 100MBps. O que estragou o teste (o mais preciso) foi qq coisa que foi feita ao disco durante o teste e ele teve um minimo de 10MBps durante um bocado lol
 
Última edição:
raid

eu quero instalar o vista 64

e quando estou a caarregar as drivers ICH9 da intel no cd do vista para instalar ele só me aceita as drivers 32bits e as 64 da erro...
 
Back
Topo