RAID 0 - Possivel com 2xIDEs?

Antes de existir SATA os sistemas RAID já andava entre nós ;)

Embora eta board não faça Raid por IDE (O Raid SATA é devido ao Silicon Image, visto que o nforce 2 não tinha nada disso!)
 
madafakapc, eu já tinha visto isso mas não achei nada!!

destr0yer, é necessário a board "fazer" RAID por IDE? Como posso ter a certeza se funciona ou não?

Como é que normalmente fazem o RAID 0?
 
caso a tua board nao suporte raid por ide (atencao q pode suportar por sata..e nao suportar por ide..sao controladores diferentes) podes sempre comprar uma controladora ide que faça raid.
custam prai 35€ penso eu de que
 
Pois... começo a ficar com a sensação que a board faz RAID 0 em sata mas não faz em IDE...

A board tem RAID, disso não tenho duvidas, mas não sei se é só sata, só ide ou ambos
 
É apenas possivel fazer com sata, embora a minha seja diferente, a7n8x-e deluxe, na altura em que essa saiu apenas era referido que se podia fazer apenas raid com discos sata.

Podes é comprar adaptadores ide-sata para os 2 discos, mas são raros.
 
pa... por uns 20 ou 30€ (2x10 ou 2x15), compras dois conversores PATA->SATA, e basicamente passas a ter os discos como se fossem discos SATA, depois é so fazer o RAID.
também podes comprar uma controladora RAID PATA, PCI, que é um investimento mais pesado, mas te deixa a board disponivel para receber mais discos.

ou então, podes ver se encontras uma board usada que de para RAID PATA, o que acho que era mal jogado, porque estas bem servido de board, e dificilmente ias arranjar qualquer coisa com PATA RAID, melhor.

ou ainda, vendes os discos, e investes mais uns cobres em discos SATA.

solução mais simples: comprar os conversores PATA->SATA ;) .
 
Muito sinceramente ficas melhor com uma controladora RAID PCI... A maioria delas é tried and tested e as revisões que havia para fazer ás BIOS já foram feitas á muito tempo ,)

E acredita, não queres flashar a BIOS da mobo na eventualidade de "só por acaso" (como me está a acontecer) haver um bugzito no firmware do RAID (neste caso RAID1) que só é visivél quando mais precisas dele (no meu caso neste preciso momento que um dos HD's queimou...)

As Silicon Image custam uns cobres, as Promise uns cobres mais.

E btw, tens outro ponto a considerar. As configs RAID fazem-se (por norma) observando a regra de 1 HD por canal (pq o slave empacota o master e vice versa, por norma). Se fores para conversores SATA<->PATA ficarias com os IDE's da mobo ocupados. No CD/DVD/CDR/DVDR... Isso ou 1HD Master + 1HD Slave e uma performance que vais depender da fase da lua ,)
 
Relembro ao ao fazer raid vais perder todos os dados nos discos, ficam todos limpos.

O melhor será fazer primeiro backup de todos os dados primeiro

Podes comprar em qualquer loja de informática, concerteza que eles arranjam isso, por norma não tem em stock, é algo que o pessoal deixou de comprar devido ao mesmo preçi de disco ide - sata
 
Koncaman disse:
também podes comprar uma controladora RAID PATA, PCI, que é um investimento mais pesado, mas te deixa a board disponivel para receber mais discos.

investimento mais pesado?? não acho...só se for um placa toda XPTO :007:
ainda há uns tempos comprei uma por 18 euros...(admito que ainda não experimentei aquilo em raid...até pode nem valer um corno...mais 18 euros é menos que 2x15 :007: )
 
Eu tenho o meu disco de 250 gb a funcionar com uma cena da abit serillel 2 PATA 2 Sata converter e em termos de velocidade só notei ganhos e não perdas ... e antigamente tinha um RAID 0 de maxtors de 80 gb cada com os mesmos conversores e tudo fungava maravilhas! ... o unico stress é que os discos em RAID aquecem "comó" caraças ... portanto se queres RAID em SATA no teu caso tens de comprar: Abit Serillel 2 (conversor sata) e os cabos ...
 
A minha board tem um adaptador desse género mas fica-me a faltar o outro...

Os discos já tenho, só me falta o conversor! Isso e cabos, fica para que valores?

(discos IDE convertidos para SATA aquecem mais que normalmente?)
 
Blindman, esquece o que disse acima... Se bem que seja tudo válido, esquecime de um ponto importante. Se tás a converter de PATA pra SATA obviamente que não vais ocupar os ports ,)

Damn... é no que dá dormir 2 horas :(
 
ShadeX disse:
Blindman, esquece o que disse acima... Se bem que seja tudo válido, esquecime de um ponto importante. Se tás a converter de PATA pra SATA obviamente que não vais ocupar os ports ,)

Damn... é no que dá dormir 2 horas :(

Eu calculei ;) Não te preocupes :D

Obrigado a todos pelos replys! Já me ajudaram e muito :D
 
BlindMan disse:
Estou com duvidas... É possivel colocar 2 discos IDE em RAID 0?

Se sim, como? Tenho uma Abit NF7-S...

Já tive essa duvida à tempos c/ a minha board, uma albatron PX845PE PRO II que tb tem um conector raid ide. Só dá para meter um disco ide nesse conector.(eu na altura até já tinha comprado 2 discos 120gb ide...:007: ) a unica diferença é que a velocidade de acesso ao disco é maior nesse conector pq é raid(150 contra os 133 ou 100 dos conectores normais). axo que não vale a pena. mais vale os sata. essa board já os suporta, não?
 
Sim, mas a diferença era de gastar cerca de 60€ e juntar ao disco antigo um novo igualzinho, ficava com mais 80Gb e com raid...

Fazendo raid com sata obriga a comprar 2 satas (não existem conversores e um controlador ide custa um balurdio) :(
 
Back
Topo