1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAID 0 - ser ou não ser eis a questão...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por HaTrED, 6 de Agosto de 2003. (Respostas: 8; Visualizações: 779)

1. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Estou a pensar num curto prazo comprar mais um disco para efectuar um RAID 0 na minha board, a minha questão é:

Na criação do array serei forçado a formatar o conteudo da unidade que já tenho, ou não? Não me estava mesmo nada a apetecer :rolleyes: ...

inté e thnx!

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Que controlador é?

Se for o intel ICH5R, podes criar o array no windows, sem perder dados.

Não conheço + nenhum controlador que faça isso. Se for outro, perdes os dados.

3. RuJotta

RuJotta Power Member

Sim. Vais ter que formatar a drive toda, e comprar uma igual a essa que já tens, para poderes usar RAID 0.

4. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Sim, é em cima da ICH5R...

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ok, instala a ultima bios do computador, pq deve trazer tb a ultima bios do ICHR5.

Saca do site da intel a versão 3.5 do IAAR ( http://downloadfinder.intel.com/scripts-df/Product_Filter.asp?ProductID=961 ).

Metes o outro disco em master ( não precisa de ser igual ) e crias o Array no IAAR.

Supostamente não perdes dados e ainda não vi nada na net sobre problemas desta função do ICH5R, mas mesmo assim, faz um backup geral.

6. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

O disco q estou a pensar comprar é exactamente igual - maxtor diamond 9+ @120GB SATA. No entanto lembrei-me q durante a instalação do XP não instalei os drivers para o RAID, como não tinha ideias de o efectuar... logo, esta situação se calhar obriga-me mesmo a partir do início e formatar ambos os discos... ou não??

Na hipotese de criar o array no XP, em termos de confs na bios da ICH5R é necessária alguma alteração?

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pelo que li dessa função do ICH5R, não precisas de instalar os drivers nem de mexer na bios da controladora.

O que precisas é do IAAR 3.5 e criar aí o array. Mais nada.
    Claro que depois de um restart ele pode-te pedir os drivers.

Posso estar enganado, já qe não foi assim que criei o meu array e por isso aconselho-te a ler a documentação da intel. Deve ter lá tudo explicado ao pormenor.

8. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Acho q vou optar pela velha permissa do "saber pela experiência feita" :D ! A minha questão fulcral é q tenho o disco quase cheio e agora fazer um backup desta gaita vai ser um trabalhão...

inté!

9. bcunha

bcunha Power Member

Atenção que para fazeres o raid 0 online tens de ter algum espaço disponivel para ele distribuindo os dados pelos 2 discos, e aviso-te que deve demorar bues. Eu não aconselho-te isto, faz antes 1 backup e faz o raid pela bios de arranque da controladora sata, só tens de ter a controladora enable na bios da board.

Partilhar esta Página