RAID 0 - ser ou não ser eis a questão...

HaTrED

Colaborador
Staff
Estou a pensar num curto prazo comprar mais um disco para efectuar um RAID 0 na minha board, a minha questão é:

Na criação do array serei forçado a formatar o conteudo da unidade que já tenho, ou não? Não me estava mesmo nada a apetecer :rolleyes: ...

inté e thnx!
 
Que controlador é?

Se for o intel ICH5R, podes criar o array no windows, sem perder dados.

Não conheço + nenhum controlador que faça isso. Se for outro, perdes os dados.
 
O disco q estou a pensar comprar é exactamente igual - maxtor diamond 9+ @120GB SATA. No entanto lembrei-me q durante a instalação do XP não instalei os drivers para o RAID, como não tinha ideias de o efectuar... logo, esta situação se calhar obriga-me mesmo a partir do início e formatar ambos os discos... ou não??

Na hipotese de criar o array no XP, em termos de confs na bios da ICH5R é necessária alguma alteração?
 
Pelo que li dessa função do ICH5R, não precisas de instalar os drivers nem de mexer na bios da controladora.

O que precisas é do IAAR 3.5 e criar aí o array. Mais nada.
Claro que depois de um restart ele pode-te pedir os drivers.

Posso estar enganado, já qe não foi assim que criei o meu array e por isso aconselho-te a ler a documentação da intel. Deve ter lá tudo explicado ao pormenor.
 
Acho q vou optar pela velha permissa do "saber pela experiência feita" :D ! A minha questão fulcral é q tenho o disco quase cheio e agora fazer um backup desta gaita vai ser um trabalhão...

inté!
 
Atenção que para fazeres o raid 0 online tens de ter algum espaço disponivel para ele distribuindo os dados pelos 2 discos, e aviso-te que deve demorar bues. Eu não aconselho-te isto, faz antes 1 backup e faz o raid pela bios de arranque da controladora sata, só tens de ter a controladora enable na bios da board.
 
Back
Topo