Raid 0

deepspace

Power Member
Tou prestes a montar um i7920 com uma Asus P6T e uma Ati 4850 com fonte Nox de 700W Modular... e quero Speed no S.O. Trabalho com Photoshop e ocasionalmente jogo.

Tenho disponível os seguintes discos

3x Samsung HD250HJ de 250GB 7200rpm 8mb
2x Samsung HD502HI de 500GB 7200rpm 16mb

Tava a pensar efectuar Raid 0, quais são as configurações que me aconselham?

3xHD250HJ Raid 0 ou 2xHD502HI Raid 0 para o S.O?
 
Sim, perco na escrita.. mas também é uma opção.
Mas entre usar o Raid 0, 1 ou 5, dou preferência ao 0 e ao 5 porque o 1 só tem perdas na velocidade e ganhos na redundância.
 
Última edição:
RAID 5 também é inferior em termos de velocidade em relação ao RAID 0.

RAID 0 é sempre a configuração mais rápida, mas há sempre a questão: e se algo falha?
 
Para isso é que exite software como o Acronis e outros né... alem disso tenho sempre copias de fotos e cenas importantes em disco externo ;)

A dúvida maior é se tenho um maior ganho de performance num Raid 0 de 3 discos com 8mb de cash ou nos dois de 16mb de cash
 
Tou com essa dúvida.

Será que a diferença de cache pode ser compensada pela adição de mais um disco, ou seja, os 3 com 8MB de cache conseguem pelo menos um desempenho igual a 2 de 16MB de cache?
 
Para isso é que exite software como o Acronis e outros né... alem disso tenho sempre copias de fotos e cenas importantes em disco externo ;)

A dúvida maior é se tenho um maior ganho de performance num Raid 0 de 3 discos com 8mb de cash ou nos dois de 16mb de cash

Então alguém tem umas "luzes" sobre a minha dúvida??
 
Depende da controladora, pode não ter largura de banda para gerir a informação dos 2 discos, mas em teoria, os 3 discos deveria ser mais rapido... na pratica, tens de fazer uns testes e verificar.

Quando fizeres testes, faz com o strip size de varios valores e aponta tudo numa folha.
Depois dos testes com varios strip sizes fazes raid0 dos 2 discos, com varios strip sizes...

E no fim, tens a certeza de qual é mais rapido.
 
Bem após uns testes e instalar o Windows 7 v.7229 duas vezes aqui ficam os resultados...

Raid 0 com 3x Samsung HD250HJ de 250GB 7200rpm 8mb

HDTune_Benchmark_Intel___Raid_0_Volume.png


Raid 0 com 2x Samsung HD502HI de 500GB 7200rpm 16mb

HDTune_Benchmark_Intel___Raid_0_VolumeII.png


Bem a diferença ainda é significativa... daí que optei pelos 2x Samsung HD502HI de 500GB para efectuar o Raid 0 e os restantes discos de 250 para backup.

Estou bastante satisfeito com o sistema e a rapidez do mesmo, segundo o que me parece a Cash dos discos fez a diferença.
Fica aqui os dados para quem tiver dúvidas em relação a um setup similar.

Cumps
 
tenho um samsung de 250gb, e andei maluco a' procura desse modelo, para fazer raid0... pelos vistos, mais vale desistir :) o outro de 320gb que tenho, tambem ja' nao existe... so' havendo o mais recente hd322hj (senao me engano)

:| ou seja, tenho que comprar 2 discos na mesma altura :)

e ja' agora... bom "teste" de discos :) ja' da' para tirar umas ideias!! :)



edit: e ja' agora, o teste aos discos...em "solo" ??? para se ter ideia dos numeros... :D
 
Última edição:
...
edit: e ja' agora, o teste aos discos...em "solo" ??? para se ter ideia dos numeros... :D

Por acaso tinha feito também o teste/benchmark em single... aqui ficam:

Samsung HD250HJ de 250GB 7200rpm 8mb

HDTune_Benchmark_SAMSUNG_HD250HJ.png


Samsung HD502HI de 500GB 7200rpm 16mb

HDTune_Benchmark_SAMSUNG_HD502IJ.png



Infelizmente o teste do de 500gb não foi elaborado nas melhores condições tinha cenas a correr ... mas dá para ficar com uma ideia.

Cumps...
 
Sei que já fizeste a tua escolha, mas vou dar a minha opinião na mesma.

Eu iria optar por RAID 5.

Com o RAID 5 tens um desempenho não muito distante do RAID 0, mas uma grande vantagem, se um disco falhar não perdes tudo.
Se um disco falhar, os outros 2 têm um "backup" do disco que falhou, nota-se logo que há qualquer coisa errada porque o desempenho fica um bocado miserável, mas a verdade é que é possível continuar a aceder a todos os dados de modo a tentar solucionar o problema ou de modo a fazer os backups necessários antes de desfazer o RAID.


cump.
 
Eu iria optar por RAID 5.

Com o RAID 5 tens um desempenho não muito distante do RAID 0, mas uma grande vantagem, se um disco falhar não perdes tudo.

Sou da mesma opinião, com 3 discos era de apostar em velocidade e segurança, apenas perdes 250gb no raid 5, ainda ficando com 500gb com a segurança do raid 1 e com a velocidade do raid 0 (quase).
 
Back
Topo