1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

raid 0

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ||Red_Evil||, 24 de Agosto de 2005. (Respostas: 19; Visualizações: 1223)

1. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

Boas,

Bem tenho uma DFI NF4 SLI-D, e meti-lhe agora 2x80gb da hitachi sata2 em RAID 0

Isto é detectado na bios e ja estao em raid 0, o problema é que o xp sp1 x64 nao detecta os discos, e nos gestor de dispositivos fico com o controlador raid mal instalado (ponto de exclamaçao) e muito que instale drivers aquilo nao sai de lá.....

alguem me pode dar aqui uma ajudinha

2. barbosas

barbosas [email protected] Member

na asus a8n-sli o k precisei d fazer com o controlador da nvidia, foi criar uma diskete com os drivers e utiliza-la kando ta a começar a instalaçao do windows.... a partir daí funcionou tudo OK..
    antes, reconheçia-me os dois discos em separado na instalaçao do windows, com os drivers, ficou a reconhecer o array raid..

BTW.. estes dois discos dão cá um boost ao sistema.... rapidissimo.. pelo menos a comparar com o k estava habituado.. :)

3. ||Red_Evil||

err nao tenho drive de disquetes lol

4. MonkSP

MonkSP Power Member

Tenho o mesmo problema mas já li algures que se pode fazer isso com um CD. Só ainda não sei como.

5. ||Red_Evil||

hummm será que se espetar o cd do xp na drive e tentar instala o SO nos discos ele bomba......

6. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

tens mesmo de instalar os drivers!

Não sei é até que ponto podes fazer isso com uma pen!

7. ||Red_Evil||

e que drivers sao essas que voces falam?

8. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Veio uma disquete com a board não veio?

Tenho aqui a caixa e tou a olhar para a disquete!

Esta disquete insere-se quando tás a instalar o windows, ele pergunta-te se queres instalar uma partição em raid ou lá o que é, penso que seja carregando no F6 e dp instalas os 2 drivers que vêm na disquete! Tem mesmo de ser os 2!

Cumps.

9. barbosas

existe maneira de incluires os drivers raid da tua board no cd windows...
    procura por ai...
    as drivers deves achar na pagina de suporte da tua board.

eu prefiro usar a diskete da menos trabalho :P

10. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Ele usa 64 bits :]

11. barbosas

Pois.. drivers pa 64bits é k é o pior..

12. blastarr

blastarr Power Member

"xp sp1 x64" ??
    Never heard of it...

13. MonkSP

MonkSP Power Member

Os drivers são DOS, não faz mal serem utilizados durante a instalação do x64. O problema é mesmo a falta de drive de disquettes. ACK!

14. ||Red_Evil||

a ver se consigo fazer isso com uma pen.......

15. MonkSP

MonkSP Power Member

Acho dificil porque se o disco não está formatado não tens os drivers USB operacionais. Digo eu...

16. Brave

Brave Power Member

Red_Evil....nunca instalei o WinXP 64 ...mas o WinXP, SP1, SP2 ...só vai ler à disquette. Por isso é absolutamente necessário teres uma drive de disquettes. Foi o que eu fiz...fui comprar uma de propósito só para ligar ao PC para instalar o RAID 0 ao instalar o Windows.

E sim...existe outra maneira...que é inserires os drivers no próprio windows criado por ti...isso chama-se slipstream...e um bom software para fazeres isso é o nLite. Ou seja..inseres os drivers da nforce4 para raid 0 no próprio cd do windows...e quando fores a instalar ele já tem os drivers automaticamente...nao precisas de fazer nada.

Os drivers para RAID 0 estao no CD da board...ou na página do fabricante da board, e claro que ainda existe outro problema....não sei se existe drivers ou se os mesmos funcionam...para o WinXP 64bits...visto que nunca o testei...ainda :P

Resumindo: Compra uma drive disquettes ..é mais fácil :P

Boa Sorte

17. StiVuS

StiVuS Power Member

Boas!!

Eu tb tenho um asus a8n sli e tb tou com a cena do raid, nunca utilizei mas fui á bios e colokei os 2 discos em raid, no setup dis ke tenho de fazer um clear disk tendo eu acabado de instalar o XP nao sei o ke é ke akilo kereria dizer por isso deixeio estar, ah e nao veio nenhuma diskete com a board, a minha dúvida era se fasso clear disk nos 2 discos ou só nakele onde está instalado o XP!??

Fikem bem

18. Brave

Brave Power Member

No momento em que na bios metes os discos como RAID na controladora NVIDIA....depois tens de entrar no setup do RAID NVIDIA .....ke é ao fazer Post...carregas em F10 se nao estou em erro....depois aí configuras o RAID 0 ou 1 ou o k kiseres. ATENÇÃO : PERDES TUDO O QUE TENS NOS DISCOS!!!

Se fizeres RAID com a controladora SILICON...é o F4 ou CTRL+S para acederes ao config do RAID.

Aconselho a fazeres com a controladora nVidia.

ATENÇÃO: A diskette nao vem com a board !!! TU É K TENS K A FAZER COM O CD K VEIO COM A BOARD !!! E convem fazeres ANTES de fazeres o RAID !! Senão ...vais pa instalar o windows...e puff... :P

PS: Isto é para os Calões !!! - ESTA TUDO NO MANUAL DA BOARD !!! É SÓ LER !!!
    Criar diskette para RAID -> Capitulo 5.6 (página 5-40)
    Criar RAID -> Capitulo 5.5.2 (página 5-24)

Última edição: 31 de Agosto de 2005
  19. StiVuS

StiVuS Power Member

Pah eu xeguei a ver no manual da board, mas nao xeguei a conclusao nenhuma e ainda nao percebi la mto bem, tenho duvidas a nivel dos discos, tipo tenho 2 WD de 120G sata, keria saber se o raid vai apagar tudo dos 2 discos ou só akele onde está instalado o SO?? A instalação da raid deve ser feita antes ou dpois do SO estar instalado?? Kto á cena da diskete ou cd isso só irá servir caso eu nao tivesse o setup ou o menu da raid instalada ou servirá para outra coisa!??

Fikem bem

20. ||Red_Evil||

nesse caso le o manual again.......se vais meter em raid 0 é claro que tudo nos discos vai com os porcos, porque é assim, raid 0 o que vai fazer é que por exemplo, inves de passares 700mb para um disco ele passa-te metade para cada o que faz com que seja bem mais rapido, mas é claro que se um disco der o berro perdes a informaçao toda dos dois.

tens que montar o raid, meter o cd do windows, carregar em F6 e meter a disquete do raid, e instalar o windows......

Partilhar esta Página