1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raid 10 ou 0+1

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por dids, 1 de Junho de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 928)

1. dids

dids Power Member

Boas,
    Necessito aqui dea juda de alguem que perceba disto,

É possivel montar um sistema raid 10 ou 0+1 com 2 discos sata + 2 discos sata II.

Do tipo: os sata II para o striping e os 2 sata para o mirroring.

Dá para fazer isto ou já estou a inventar?

Cpts

2. ec99031

ec99031 Power Member

Em principio ´deverá dar, mas se calhar a trabalhares todos como sataI...

Já agora para fazeres um raid 10 ou tens uma controladora que te possibilite fazer isso ou então só por software... normalmente as board's têm suporte para o 0+1 mas não para o 10...

3. dids

dids Power Member

Obrigado pela informação!

Só uma questão, no gestor de dispositivos... gestão de discos os meus sata aparecem como IDE, isto é normal?

Cpts

4. Lusito

Lusito Power Member

Se tiveres um controlador RAID 1 e um outro RAID 0 ou um RAID 0+1 (que é o que normalmente se usa, excepto em servidores "à séria"), podes fazer uma de duas:

um RAID 0 com dois discos idênticos + um RAID 1 com outros dois discos idênticos mas que podem ser diferentes dos do RAID 0 (utilizando um total de quatro discos). A vantagem é teres um sistema RAID independente do outro (maior performance em RAID 0), a desvantagem é que não existe redundância no RAID 0, ou seja, se houver um azar com algum dos dois discos do RAID 0... azar, e dos grandes!

um RAID 0+1 em que são necessários quatro discos idênticos. Aqui existe redundância, pelo que terás a rapidez associada a um RAID 0 (mas com ligeira menor performance do que no primeiro caso) e a protecção dada pela redundância do RAID 1, ou seja se houver azar com um dos discos, "no problemo!".... arranja um disco novo idêntico e é só fazer um rebuild.

Se quiseres saber mais pormenores vê isto: http://www.acnc.com/04_01_00.html

Existe uma variante moderna que é o Matrix Raid 0+1, que permite com apenas dois discos fazer aquilo que "normalmente" necessita de quatro discos.

Não sei se fui muito esclarecedor...

Partilhar esta Página