1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raid 5

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Blue_Wings, 3 de Março de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 1489)

1. Blue_Wings

Blue_Wings Power Member

Boas ppl, nao sei se alguem me pode tirar esta dúvida...

Um amigo meu queria um cpu e uma board board para trabalhar num escritorio que fosse acima da média para poder fazer o que fosse preciso a nivel geral e algo que podesse surgir..

É o seguinte, eu penso que esta board seja o suficiente, acompanhado de um Dual core Intel 2.8, queria fazer Raid 5 nesta board Asus P5LD2, e a munha dúvida alem de saber se axam k esta é uma board razoável, era saber se para raid 5, que é raid 0 + raid 1.

Site das especificações da P5LD2: http://www.asus.com/products4.aspx?modelmenu=2&model=515&l1=3&l2=11&l3=185

Se posso por 2 x 80 gb sata em raid + 80gb para o tal backup ??

Ou se tem de ser 2 x 80gb + 160gb para o backup do tal raid 5 ??

Uma vez que a soma de 80+80=160.

Cumps.

2. temp9300

temp9300 Power Member

bem... que confusão. penso que primeiro devias ler alguma coisa sobre as várias formas de raid. Procura no site (http://www.raid.com), esta bem explicado. :)

3. Blue_Wings

Blue_Wings Power Member

ok secalhar que me baralhei todo :P

Cumps.

4. nothing

nothing Power Member

Em Raid-5 tens de ter pelo menos 3 discos, e perdes parte do espaço por causa da paridade (ex: Raid-5 com 3x80GB só ficas com 160Gb). (Em 0+1 tens de ter, no mínimo, 4 discos)
    É bom por causa da redundância mas também puxa mais pelo cpu.

Última edição: 3 de Março de 2006
  5. blastarr

blastarr Power Member

RAID 0 são dois discos, onde a info é dividida pelos dois, como se fossem um só disco (7200rpm + 7200rpm = 14400rpm, por exemplo).
    Mas não serve para backup, pois basta haver um problema com um dos discos, ou corrupção do driver RAID e dizes adeus aos dados dos dois discos (ou mais, pois o RAID 0 pode ser feito com muitos discos).

RAID 0 + 1 significa que tens as vantagens do RAID 0 (velocidade de leitura e escrita), mas também a fiabilidade do RAID 1 (cria uma cópia tipo "espelho" da info que está no outro disco, neste caso, dos discos que estão em RAID 0 e que são vistos pelo sistema como um só).
    A desvantagem é que nesta config., metade do espaço fica sempre para backup, pelo que se torna muito dispendioso (para teres RAID 0 + 1 de quatro discos, apenas tens o espaço de 2 discos)

RAID 5 é a solução mais versátil, pois os dados são calculados para distribuir a informação de paridade (redundância, ou podes pensar neles como o "backup", em termos gerais) por todos os discos, resultando que, em vez de teres metade do espaço disponível (como no RAID 1), tens pelo menos 2 terços (são precisos pelo menos 3 discos) do espaço livre para dados e aplicações.
    A desvantagem é que é um modo mais exigente para a CPU, pois caso um dos discos se avarie, a reconstrução dos dados com um disco novo pode levar algumas horas (há controladores mais ou menos acelerados por hardware, e também há RAID 5 inteiramente por software).

Eu apostava no RAID 5, é o melhor compromisso entre velocidade, fiabilidade e capacidade dos discos.

6. Blue_Wings

Blue_Wings Power Member

Necessito k o 3º disco (o tal k faz os backups) seja do tamanho dos dois primeiros juntos? ou basta ser de 80 gb tb ?

Não sei se me fiz entender.

Cumps.

7. Morpheus

Morpheus Banido

os discos tem de ser todos iguais ... no raid 5 o 5º disco serve para fazer a paridade e entrar em funcionamento se algum dos outros der o berro ... este tipo de raid é usado em servers por causa disso mesmo...

compras 5x 80 gb e fazes o raid 5 e voilá! não esquecer que se for para um uso profissional aconselha-se o uso de uma controladora á parte para n comer ciclos de cpu!

8. Blue_Wings

Blue_Wings Power Member

5 discos ? entao nao basta ser só 3 ? nao é para servidor é para um gajo k apenas tem coisas importantes e usa o pc individualmente na empresa.

9. nothing

nothing Power Member

Sim basta ser 3.

Atenção que é rápido a ler mas lento a escrever.
    E podem ser de tamanhos diferentes, no entanto o tamanho será baseado no disco mais pequeno (ex: tens 2 de 100 e um de 80, tamanho total=2*80=160)

Partilhar esta Página