RAID... Como fazer?

getlost

Power Member
Boas...

Tenho o seguinte sistema... Asus P4P800 GD, um PIV Prescott 3ghz, uma 9600XT e um disco Seagate SATA 120gb... eu queria comprar outro disco SATA de 120gb para por os dois em RAID, mas nao sei como faze-lo... podem-me explicar, e esclarecer algumas duvidas que tenho?

O disco tem que ser igualzinho ou basta ser a mesma marca e capacidade?
Têm que estar os dois formatados?
Qual a diferença entre RAID 0, 1, etc... nao percebo nada disso...
A melhoria na performance é notoria?
Como faço para nao perder capacidade?

Cumprimentos a todos e obrigado pela paciencia...
 
Última edição:
1)HDD idealmente iguais, ou seja, mm marca e capacidade. No entanto tb podes tentar com capacidades semelhantes e diferentes marcas, mas é de todo desaconselhado

2)Aquando da instalação do RAID ele formata os HDD para funcionarem como tal.

3)Raid 0 os HDD passam a funcionar como um, ou seja, tens um file de 100 megs para guardar ele faz com que cada hdd guarde 50 megs, ou seja, menos safety (se perdes um dos HDD perdes tudo pq a info esta espalhada pelos 2) mais velocidade pq cada hdd passa a ter de lidar com apenas metade da info. Raid 1 já tens um hdd em mirror, muito usado em termos de segunraça.
http://www.webopedia.com/TERM/R/RAID.html


4)Melhoria de performance....alguma sim, mas n esperes aumentos de 100%, pelo q li se tiveres 30 ou asssim já é bom.

5)N perder capacidade?
 
Arranjar diskete com as respectivas drivers para Raid (é preciso ir busca-las ao cd da board pk o windows XP na instalação pede a diskete com as drivers e não para especificar a localização delas, o k é uma grande m****...);

Activar na bios a Opção de RAID;

Ao arrancar no utilitário de configuração de volumes em raid (aparece a seguir ao post) configurar o Modo Raid(Mirror para manter o msm nos 2 discos,

Strip para dividir os dados plos 2 discos aumentando a performance) e escolher o tipo de acesso ao disco :
-Server (leituras/escritas de dados até 32k de cada vez, ideal para mts ficheiros pekenos...);
-Desktop(leituras/escritas de dados até 64k de cada vez,ficheiros medios...);
-Audio/Video(Leituras/escritas de dados até 128k de cada vez, ficheiros grandes...);

Arrancar plo cd do windows XP, premir F6 knd ele disser "Prima f6 para instalar dispositovos scsi e/ou dispositivos adicionais.

Ele pede a diskete, pomo-la na drive e deve aparecer um menu para escolher a driver para k SO nós vamos instalar... (Na minha aparece W_NT,W2000,W_XP, neste caso a W_XP)

Deves instalar
raid drivers for windows XP
serial ata driver for windows xp

Se correr td bem o windows deve detectar o volume em raid e pedir para fazer partição e formata-la... de resto é instalar normalmente...

Fica Benh!
 
Desculpem o desenterranço da thread mas tenho dúvidas como fazer RAID.
Pelo que li precisamos de uma diskette para fazer F6 na instalação do windows, e como faço quando não tenho drive de disketes?
Hoje comprei um disco igual ao que tinha o OS para fazer raid, e agora fiquei em dúvida como resolvo isso....
O SO para instalar é o win 7.
Obrigado.
 
penso que isso da disquete era quando os SO nao vinham com os controladores SATA/RAID embutidos.
se estas a pensar instalar o seven, julgo qe nao precisas de mais nada.
 
Desculpem o desenterranço da thread mas tenho dúvidas como fazer RAID.
Pelo que li precisamos de uma diskette para fazer F6 na instalação do windows, e como faço quando não tenho drive de disketes?
Hoje comprei um disco igual ao que tinha o OS para fazer raid, e agora fiquei em dúvida como resolvo isso....
O SO para instalar é o win 7.
Obrigado.
nao precisa de nada para o W7 ou vista, essa prob so se poe em
xp ou anterior.
 
Pessoal queria fazer raid0 no entanto gostava de saber se existe alguma forma de o fazer sem ter que reinstalar o SO e/ou perder os dados que tenho no disco? Uso o win7 x64 e o meu único disco actual (WD 320G) vai fazer par com um novo igual. Não queria no entanto perder o que actualmente tenho no disco.
 
Back
Topo