1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

RAID como IDE

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Marsupillami, 9 de Setembro de 2002. (Respostas: 14; Visualizações: 1114)

1. Marsupillami

Marsupillami Power Member

É o sgeuinte, tenho DVD, CD-RW e disco. Neste momento estão IDE1 -> Disco; IDE2 -> CD-RW e DVD. Visto ser possivel meter o disco na controladora RAID, axam que fica com uma perfomance equivalente à se tivesse ligada ao IDE da southbridge? Dava mais jeito para mim ter IDE1 -> DVD; IDE2 -> CD-RW; IDE3 (controladora RAID) -> Disco. Alguem q já tenha experimantado, senão la vou ter eu de ver atraves dos benchamrks, pa ver se vale a pena!

2. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

É assim eu sei que isso é possivel de se fazer, mas quanto á performance já não te sei dizer nada, pode ser que me engane, mas suponho que era o Gryfo que tinha o disco dele ligado ao controlador RAID para o poder ter sempre a funcionar á speed certa mesmo quando fazia overclock :)

3. kazuza

kazuza Power Member

Antes de mais, convém salientares qual é o teu sistema operativo e qual a tua controladora RAID, pelas seguintes razões:

1: Só sistemas NT (como o NT, 2000 e XP), têm a capacidade nativa de fazerem "boot" de placa controladora externa (excepção se esta for on-board!)

2: Penso que não terás um aumento significativo de performance, visto a placa estra sempre ocupada com o disco de sistema.
    Opção, se a tua placa suportar dispositivos CD-ROM, seria preferível colocares nela o teu gravasdor, porque assim terias mais performance em gravações tanto "on-the-fly", como de disco.
    Excepção: Se a for a controladora que estiver a controlar todos os dispositivos!
    Se não tiveres percebido, desculpa lá, reply!
    Se fizeres overclock, principalmente aumentando o FSB, não só aceleras a RAM, como todos os dispositivos IDE e PCI, portanto, "kitar-te-á" todos os dispositivos mencionados!

4. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Pode ser que me engane, mas suponho que a controladora dele seja onboard, logo o 1º problema não se poe, 2º as controladoras RAID só servem para connectar discos. :)

5. kazuza

kazuza Power Member

Qualquer controladora RAID permite o funcionamento em "stand-alone" IDE, ou seja dispositivos isolados. Se assim for,há 2 probabilidades:
    1 - Os dispositivos stand-alone podem ser discos ou CD-ROMS (Ex: Promise 100/133 TX2)
    2 - Os dispositivos stand-alone só podem ser discos rígidos (Ex: Adaptec 1200A)

6. Marsupillami

É Onboard e é uma Promise, por isso so da discos rigidos. Mas o problema n é esse. Eu n queo ter mais perfomance, quero é ter perfomance pelo menos igual! Para deste modo ter tudo em canais independentes! Gryf, s etens assim o teu pc diz ai q tal esta! Ah, e quanto ao overclock, a controladora Raid deverá ter a mesma sensibilidade ao aumento de FSB que tem a controladora IDE, n é?

7. kazuza

kazuza Power Member

Não! Se é Promise, e principalmente se é on-board, dá para CD-ROMS, senão, um gajo que quisesse meter um CD-ROM fazia o quê?
    Comprava uma placa igual PCI?

8. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Epá é assim isto axo que ja foi discutido aqui e xegou-se á conclusão que controladoras RAID não suportam cd-roms ou dvd, controladores IDE é que sim...

9. coala

coala Power Member

se colocares o disco na controladora raid o disco funciona sempre a mm frequencia, independentemente do fsb com que estiveres.

10. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Já tinha mencionado isso ali em cima :)

11. kazuza

kazuza Power Member

Então e aquelas boards todas que só trazem 2 canais IDE e permitem fazer RAID?

12. Marsupillami

coala de certeza? Entãoa controladora RAID n é controlada pelo bus PCI? Senão vejamos bem, a controladora IDE funciona quase da mesma maneira que a controladora Raid, tá no bus PCI, fazes overclocking, a velocidade do bus PCI sobe e consequentemente a da conroladora, logo tb a do disco, por isso inda n entendi essa de no Raid o disco ficar sempre à mesma frequencia! E kazuza, a realidade é q não dão para ligar os cd-roms, se os queres ter, ligas nas entradas IDE! Parece que vou ter mesmo de experimentar fazer o benchamek em IDE e em RAID para ver se perco perfomance!

13. SkyWalker

SkyWalker Power Member

É assim já tive 2 boards uma c/ Controladores Promise IDE on board, uma c/ RAID só suportava Discos, e outra c/ Controlador ATA100 suportava todo vários tipos de dispositivos IDE, incluindos DVDs, CDROMs, desde que funkassem em ATA33/66/100 percebem.

Bastem repararem nos manuais das Boards se diz que suporta até 8 dispositivos IDE, ou se suporta 4 Dispositivos IDE e mais 4 HDD's em RAID.

Sim podes Meter o Disco no IDE 3 em Master e não perdes perfomance, melhor se o RAID for ATA133 e o disco tb, e o sistema só deia até ATA100 só tens a ganhar, mas testa para ver se podes arrancar o sistema c/ uma vulgar disquete de arranque porque no caso das controladoras ATA bloqueia o arranque pela disquete de sistema do Win98SE(Quanto faz a detecção do Bus IDE).
    Mas ficas avisado para tirares partido do RAID o ideal é teres 2 Discos IDE exactamente Iguais (marca, modelo, rpm, pratos), e atribuir a um os sectores pares e ao outro os sectores impares, o tal RAID 0&1, isto sim melhora a perfomance, e se estiveres a usar linux melhor.
    Mas na minha opinião como RAID já é uma especie muito básica de controlador SCSI, não há nada como um Disco SCSI e uma boa controladora SCSI o problema é só um o preço!

Eu não uso RAID, porque acho que é mais uma dor de cabeça ter de andar c/ 2 discos de mãos dadas e andar a mexer nas partições para optimisar tudo para RAID.
    Para depois passado algum tempo ter de passar tudo ao modo ATA.

14. slowmotion

slowmotion Guest

tenho uma ABIT SA6R com RAID, PIII 1G
    IDE1-M-HD
    IDE1_S-HD

IDE2-M-CD_RW
    IDE2-S- nada

IDE3-M-Leitor CD
    IDE3-S-nada

IDE4-M-DVD
    IDE4-S-nada

Funciona tudo, tens é que instalar os utilitários da mobo, lê o manual...

isto confirma que IDE3 E IDE4 NÃO É SÓ PARA HD's

na bios tens que ver o que diz e modificar, ou não
    FIRST BOOT DEVICE - ATA 100
    SECOND BOOT DEVICE - ATA 100
    THIRD BOOT DEVICE - ATA 100

15. Marsupillami

Já tinha resolvido esta questão, mesmo assim obrigado. Teho o meu assim:

IDE1 (Master) - DVD-Rom
    IDE1 (Slave) - Nada
    IDE2 (Master) - CD-RW
    IDE2 (Slave) - Nada
    IDE3 (Master) - Disco Rigido
    IDE3 (Slave) - Nada
    IDE4 (Master) - Nada
    IDE4 (Slave) - Nada

Verifiquei no Sandra os scores do disco na controladora IDE da VIA e na controladora RAID, e o score é exactamente o mesmo, daí ficou assim. Quanto ao uso de Cd-roms na controladora RAID, penso que depende de qual seja! A minha é a HighPoint, nc experimentei, mas a Promise penso que n dá. Seja como for, assim tá bom!

Partilhar esta Página