1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAID e partições? é possivel?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por guitar_boy, 13 de Dezembro de 2004. (Respostas: 12; Visualizações: 1861)

1. guitar_boy

guitar_boy What is folding?

Boas, tenho um disco IDE Hitachi 120G, e estou a pensar converte-lo pra SATA comprando o adaptador e comprar outro disco de 120G SATA.

A minha duvida é se é possivel ter partiçoes mesmo em RAID, pois kero ter uma partiçao pra windows, outra pra linux e outra pra filmes etc,

é possivel?

2. apocalipsus

apocalipsus Power Member

Nao sei se dara para por em Raid porque para os pores em raid os discos tem de ser da masma marca mesmo modelo (axo) se der tens ainda 2 (3 se ja tiveres uma board com chip 915-925) opçoes, raid 0, raid 1 (ou raid 0+1)
    Deves saber o que os raids fazem mas eu explico a mesma
    Raid 0- ficas com 120 + 120 espaço de disco e a velocidade de escrita/leitura é aumentada para o dobro porque ele escreve nos 2 discos ao mesmo tempo.
    Ex: escreves a palavra "mano" se cada letra demorasse 1 seg a escrever, num disco normal iria demorar 4 seg, Com o raid ele ia escrever a letra M no 1 disco e a letra A no segundo disco (ao mesmo tempo, gastando assim so 1 seg) e fazia o mesmo para as outras 2 letras.
    Problema- se um dos discos pifar ficas sem nada

Raid 1- Um disco é usado para gravar e o outro escreve exactamnete o mesmo, ou seja copia directa.
    Problema- é mais lento mas mais seguro

Raid 0+1- é uma mistura dos 2, no teu caso ficavas com um disco de 120 que escreve ao dobro da velocidade mas tb te mantem copias de segurança

èpa se der os 2 discos sao reconhecidos como 1 so e podes faser partiçoes á vontade

3. OddZ

OddZ Power Member

dá para partição ...
    eu tenho 2 Seagate de 120Gb em Raid 0+1 com duas partições.
    Ele le-te apenas 1 disco de 240Gb.
    Tens é que tirar os Drivers do controlador, copiar para disquete e depois , qd bootas apartir do cd, metes a diskette :)

4. Kain

Kain Power Member

So uma coisinha: para RAID n tens de ter discos iguais!

mas se tiveres por ex um disco de 80G e um de 60 e quiseres fazer RAID ele conta o de 80 como um de 60 e assim em vez de teres por exemplo 140G(80+60) tens 120G(60+60)

5. teknix

teknix Power Member

Ou melhor ainda, se a controladora suportar JBOD , metes um de 120gb+ 1 de 40gb + 1 de 8gb e ficas com um setup de 168GB :D

6. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

ja agora, para aproveitar o topico.... comprei aqui um Disco SATA da samsung...

como é que raiu se poe o SO a bootar pelo raiu do disco???

se faço uma nova instalação do winxp... ele nao detecta o disco..
    se faço um Clone do meu disco C: actual para o Samsung, népia.. nao faz boot..

weird ****..

7. guitar_boy

guitar_boy What is folding?

Podes explicar melhor esta parte? Não percebi, sao os drivers de onde?

8. Trystam

Trystam Power Member

Raid

Kainzinho isso não é bem assim, depende do RAID em questão se for mirroring seja disco replicado em disco o que disseste aplica-se seja ele pega nos dois discos e o menor deles é o valor do segundo isto é o dito RAID 1, no entanto o que te estás a referir é o RAID 0 que nem é RAID o RAID Pressupõem a redundância dos media em causa e RAID 0 é prolongar o espaço do primeiro para o segundo disco, e neste caso os valores com a maioria das controladoras "Normais" é valor do 1 disco + 2 disco, sem perda de espaço, sendo que esta sem perda de espaço é relativa pois o primeiro tem addressing tables maiores de forma a comportar o incremento do segundo. Este sistema apenas é usado para velocidade e não fiabilidade note-se.

9. Trystam

Trystam Power Member

Para quem já instalou pelo menos um Windows NT 4 com um device com drivers manhosos isto é o 101, o que é preciso fazer é ir ao site do fabricante da controladora (Chip) e sacar os drivers para o sistema operativo e obviamente gravar los para uma disquete usualmente sem path algum tipo deixar tudo A:\..... depois quando a instalação começa, há uma altura que o Windows te pede para carregares creio que no F6 para adicionares um driver externo e é ai que a disquete entra.

10. Trystam

Trystam Power Member

É impressão minha ou RAID 0+1 implica 4 discos , seja 2 para fazer o volume ... dito RAID 0 e os outros dois para fazer mirror do RAID 0 .. Dito RAID 1 ?

A impressão com que eu fiquei era que tavamos a fazer contas com 2 discos e não com 4.

Edit : "Raid 0+1- é uma mistura dos 2, no teu caso ficavas com um disco de 120 que escreve ao dobro da velocidade mas tb te mantem copias de segurança" no caso dele ter 4 discos para fazer o RAID 0+1 ele tinha não um disco de 120 Gigas mas 1 Disco de 240 Gigas aproximadamente.

Última edição: 15 de Dezembro de 2004
  11. Kain

Kain Power Member

Trystam meu filho eu sei q normalmente isso se aplica a RAID 1 mas tb fikei uma beca espantado qnd vi o meu RAID 0 fikar assim q testei discos de diferentes tamanhos na minha IC7-G dai mencionar tb esse facto para o RAID 0

Acredito q nem tds as controladoras o façam mas a minha fez :(

Qnt ao facto de RAID 0 n ser propriamente RAID ja sao questoes tecnicas a mais. ta bem q n e redundante mas nao deixa de ser um array de discos!

Qnt a questao do 0+1 foi uma q ainda n vi mto bem! parece uma beca o RAID 5 mas sem a perca de espaço q este implica!

P.S. procura uma cena chamada Matrix RAID :cool:

P.S. 2.0= ve la se apareces aqui pa discutir mais vezes! isto tem mais piada qnd te tenho a ti para xatear :x2:

12. OddZ

OddZ Power Member

Bem, na instalação do Windows via Bootable CD, no inicio ele pergunta-te algo como "For Third Party SCSI devices or RAID devices press F6" e depois pede-te os drivers dos devices a instalar. O que tu queres instalar sera os drivers do controlador Raid para que o setup de instalação identique os teus discos senão, ele nao identifica nada.

(Como chegar ao Setup do Windows via Bootable CD? Metes o CD, e assim que ele acabar o processo de inicialização da bios onde mostra versao da Bios, check ram e afins, aparece " press a key to boot from Cd " ... e charan! caso não tenhas o cdrom como primeira ou segunda opção no bootconfig, tens que ir à bios fazer essa troca )

Afinal eu tenho Raid 0+2 :rolleyes: dumb me!

13. Trystam

Trystam Power Member

Dúvido que qualquer zona deste forum fique mais gira comigo por perto além do mais não me estás a chatear para me estares a chatear tinhas que refutar aquilo que digo.

Abraço ;)

Partilhar esta Página