RAID e partições? é possivel?

guitar_boy

What is folding?
Boas, tenho um disco IDE Hitachi 120G, e estou a pensar converte-lo pra SATA comprando o adaptador e comprar outro disco de 120G SATA.

A minha duvida é se é possivel ter partiçoes mesmo em RAID, pois kero ter uma partiçao pra windows, outra pra linux e outra pra filmes etc,

é possivel?
 
guitar_boy disse:
Boas, tenho um disco IDE Hitachi 120G, e estou a pensar converte-lo pra SATA comprando o adaptador e comprar outro disco de 120G SATA.

A minha duvida é se é possivel ter partiçoes mesmo em RAID, pois kero ter uma partiçao pra windows, outra pra linux e outra pra filmes etc,

é possivel?

Nao sei se dara para por em Raid porque para os pores em raid os discos tem de ser da masma marca mesmo modelo (axo) se der tens ainda 2 (3 se ja tiveres uma board com chip 915-925) opçoes, raid 0, raid 1 (ou raid 0+1)
Deves saber o que os raids fazem mas eu explico a mesma
Raid 0- ficas com 120 + 120 espaço de disco e a velocidade de escrita/leitura é aumentada para o dobro porque ele escreve nos 2 discos ao mesmo tempo.
Ex: escreves a palavra "mano" se cada letra demorasse 1 seg a escrever, num disco normal iria demorar 4 seg, Com o raid ele ia escrever a letra M no 1 disco e a letra A no segundo disco (ao mesmo tempo, gastando assim so 1 seg) e fazia o mesmo para as outras 2 letras.
Problema- se um dos discos pifar ficas sem nada

Raid 1- Um disco é usado para gravar e o outro escreve exactamnete o mesmo, ou seja copia directa.
Problema- é mais lento mas mais seguro

Raid 0+1- é uma mistura dos 2, no teu caso ficavas com um disco de 120 que escreve ao dobro da velocidade mas tb te mantem copias de segurança

èpa se der os 2 discos sao reconhecidos como 1 so e podes faser partiçoes á vontade
 
dá para partição ...
eu tenho 2 Seagate de 120Gb em Raid 0+1 com duas partições.
Ele le-te apenas 1 disco de 240Gb.
Tens é que tirar os Drivers do controlador, copiar para disquete e depois , qd bootas apartir do cd, metes a diskette :)
 
So uma coisinha: para RAID n tens de ter discos iguais!

mas se tiveres por ex um disco de 80G e um de 60 e quiseres fazer RAID ele conta o de 80 como um de 60 e assim em vez de teres por exemplo 140G(80+60) tens 120G(60+60)
 
Kain disse:
So uma coisinha: para RAID n tens de ter discos iguais!

mas se tiveres por ex um disco de 80G e um de 60 e quiseres fazer RAID ele conta o de 80 como um de 60 e assim em vez de teres por exemplo 140G(80+60) tens 120G(60+60)
Ou melhor ainda, se a controladora suportar JBOD , metes um de 120gb+ 1 de 40gb + 1 de 8gb e ficas com um setup de 168GB :D
 
ja agora, para aproveitar o topico.... comprei aqui um Disco SATA da samsung...

como é que raiu se poe o SO a bootar pelo raiu do disco???

se faço uma nova instalação do winxp... ele nao detecta o disco..
se faço um Clone do meu disco C: actual para o Samsung, népia.. nao faz boot..



weird ****..
 
Raid

Kain disse:
So uma coisinha: para RAID n tens de ter discos iguais!

mas se tiveres por ex um disco de 80G e um de 60 e quiseres fazer RAID ele conta o de 80 como um de 60 e assim em vez de teres por exemplo 140G(80+60) tens 120G(60+60)
Kainzinho isso não é bem assim, depende do RAID em questão se for mirroring seja disco replicado em disco o que disseste aplica-se seja ele pega nos dois discos e o menor deles é o valor do segundo isto é o dito RAID 1, no entanto o que te estás a referir é o RAID 0 que nem é RAID o RAID Pressupõem a redundância dos media em causa e RAID 0 é prolongar o espaço do primeiro para o segundo disco, e neste caso os valores com a maioria das controladoras "Normais" é valor do 1 disco + 2 disco, sem perda de espaço, sendo que esta sem perda de espaço é relativa pois o primeiro tem addressing tables maiores de forma a comportar o incremento do segundo. Este sistema apenas é usado para velocidade e não fiabilidade note-se.
 
guitar_boy disse:
Podes explicar melhor esta parte? Não percebi, sao os drivers de onde?
Para quem já instalou pelo menos um Windows NT 4 com um device com drivers manhosos isto é o 101, o que é preciso fazer é ir ao site do fabricante da controladora (Chip) e sacar os drivers para o sistema operativo e obviamente gravar los para uma disquete usualmente sem path algum tipo deixar tudo A:\..... depois quando a instalação começa, há uma altura que o Windows te pede para carregares creio que no F6 para adicionares um driver externo e é ai que a disquete entra.
 
apocalipsus disse:
Nao sei se dara para por em Raid porque para os pores em raid os discos tem de ser da masma marca mesmo modelo (axo) se der tens ainda 2 (3 se ja tiveres uma board com chip 915-925) opçoes, raid 0, raid 1 (ou raid 0+1)
Deves saber o que os raids fazem mas eu explico a mesma
Raid 0- ficas com 120 + 120 espaço de disco e a velocidade de escrita/leitura é aumentada para o dobro porque ele escreve nos 2 discos ao mesmo tempo.
Ex: escreves a palavra "mano" se cada letra demorasse 1 seg a escrever, num disco normal iria demorar 4 seg, Com o raid ele ia escrever a letra M no 1 disco e a letra A no segundo disco (ao mesmo tempo, gastando assim so 1 seg) e fazia o mesmo para as outras 2 letras.
Problema- se um dos discos pifar ficas sem nada

Raid 1- Um disco é usado para gravar e o outro escreve exactamnete o mesmo, ou seja copia directa.
Problema- é mais lento mas mais seguro

Raid 0+1- é uma mistura dos 2, no teu caso ficavas com um disco de 120 que escreve ao dobro da velocidade mas tb te mantem copias de segurança

èpa se der os 2 discos sao reconhecidos como 1 so e podes faser partiçoes á vontade
É impressão minha ou RAID 0+1 implica 4 discos , seja 2 para fazer o volume ... dito RAID 0 e os outros dois para fazer mirror do RAID 0 .. Dito RAID 1 ?

A impressão com que eu fiquei era que tavamos a fazer contas com 2 discos e não com 4.

Edit : "Raid 0+1- é uma mistura dos 2, no teu caso ficavas com um disco de 120 que escreve ao dobro da velocidade mas tb te mantem copias de segurança" no caso dele ter 4 discos para fazer o RAID 0+1 ele tinha não um disco de 120 Gigas mas 1 Disco de 240 Gigas aproximadamente.
 
Última edição:
Trystam meu filho eu sei q normalmente isso se aplica a RAID 1 mas tb fikei uma beca espantado qnd vi o meu RAID 0 fikar assim q testei discos de diferentes tamanhos na minha IC7-G dai mencionar tb esse facto para o RAID 0

Acredito q nem tds as controladoras o façam mas a minha fez :(

Qnt ao facto de RAID 0 n ser propriamente RAID ja sao questoes tecnicas a mais. ta bem q n e redundante mas nao deixa de ser um array de discos!

Qnt a questao do 0+1 foi uma q ainda n vi mto bem! parece uma beca o RAID 5 mas sem a perca de espaço q este implica!

P.S. procura uma cena chamada Matrix RAID :cool:

P.S. 2.0= ve la se apareces aqui pa discutir mais vezes! isto tem mais piada qnd te tenho a ti para xatear :x2:
 
guitar_boy disse:
Podes explicar melhor esta parte? Não percebi, sao os drivers de onde?

Bem, na instalação do Windows via Bootable CD, no inicio ele pergunta-te algo como "For Third Party SCSI devices or RAID devices press F6" e depois pede-te os drivers dos devices a instalar. O que tu queres instalar sera os drivers do controlador Raid para que o setup de instalação identique os teus discos senão, ele nao identifica nada.

(Como chegar ao Setup do Windows via Bootable CD? Metes o CD, e assim que ele acabar o processo de inicialização da bios onde mostra versao da Bios, check ram e afins, aparece " press a key to boot from Cd " ... e charan! caso não tenhas o cdrom como primeira ou segunda opção no bootconfig, tens que ir à bios fazer essa troca )

Afinal eu tenho Raid 0+2 :rolleyes: dumb me!
 
Kain disse:
Trystam meu filho eu sei q normalmente isso se aplica a RAID 1 mas tb fikei uma beca espantado qnd vi o meu RAID 0 fikar assim q testei discos de diferentes tamanhos na minha IC7-G dai mencionar tb esse facto para o RAID 0

Acredito q nem tds as controladoras o façam mas a minha fez :(

Qnt ao facto de RAID 0 n ser propriamente RAID ja sao questoes tecnicas a mais. ta bem q n e redundante mas nao deixa de ser um array de discos!

Qnt a questao do 0+1 foi uma q ainda n vi mto bem! parece uma beca o RAID 5 mas sem a perca de espaço q este implica!

P.S. procura uma cena chamada Matrix RAID :cool:

P.S. 2.0= ve la se apareces aqui pa discutir mais vezes! isto tem mais piada qnd te tenho a ti para xatear :x2:
Dúvido que qualquer zona deste forum fique mais gira comigo por perto além do mais não me estás a chatear para me estares a chatear tinhas que refutar aquilo que digo.

Abraço ;)
 
Back
Topo