RAID Hardware - ICH9R

e continuo sem perceber o pq de esta àrea estar tão subdesenvolvida no mundo *NIX
RAID em *NIX funciona e funciona bem há muitos anos. No mercado existem alguns controladores manhosos com os quais podes ter problemas. Mas na generalidade dos casos, 'it just works'. E funciona em qualquer distro Linux com um Kernel +2.4; mesmo para Kernels anteriores, com patches, consegues suporte a RAID.

Tens muita informação no teu computador:
Código:
$ man mdadm
$ man smartd
$ man smartctl
$ man lvm
$ man fdisk
 
Boas, eu por acaso comprei uma Gigabyte e uso esse mesmo modelo de raid, em windows apenas e' suportado ate' 2T o q e' mau...entao instalei o freebsd (modo consola apenas) e ele detectou o meu Raid5 (4x1T Hitachi) sem qq problema, nao deixou foi de maneira nenhuma instalar no array em raid, apenas permite que seja em disco separado (ou um raid0 em separado, q foi o q fiz)

Criei um strip de 20gb e o resto em Raid5 (2800GB+-)
depois para ligar ao windows instalei o samba e configurei o serviço e montei a "drive" :)


ps. eu actualmente tava a testar meter isto 'a força em windows, mas tou simplesmente farto, vou voltar a montar um freebsd num disco de 80gb e manter o raid5 com o espaço a 75% assim fico a ganhar :)

Boa sorte para ti :)
 
Última edição:
Boas, eu por acaso comprei uma Gigabyte e uso esse mesmo modelo de raid, em windows apenas e' suportado ate' 2T o q e' mau...entao instalei o freebsd (modo consola apenas) e ele detectou o meu Raid5 (4x1T Hitachi) sem qq problema, nao deixou foi de maneira nenhuma instalar no array em raid, apenas permite que seja em disco separado (ou um raid0 em separado, q foi o q fiz)

Criei um strip de 20gb e o resto em Raid5 (2800GB+-)
depois para ligar ao windows instalei o samba e configurei o serviço e montei a "drive" :)


ps. eu actualmente tava a testar meter isto 'a força em windows, mas tou simplesmente farto, vou voltar a montar um freebsd num disco de 80gb e manter o raid5 com o espaço a 75% assim fico a ganhar :)

Boa sorte para ti :)

Em nix* já vi arrays com mais de 8 TB de arquivos de fotos de um jornal sem qualquer problema.
 
Boas, eu encontrei esta info num forum estrangeiro relativamente à distro Fedora, será assim tão simples?

Under Linux you can use EITHER the bios RAID or the Linux software RAID. There is little or no performance difference. I tested both extensively on the ICH8 chipset. I do not know, but expect the ICH9 is compatible.

When you boot the install distro you will probably see both of the 320GB raw drives *AND* the BIOS RAID interface. The raw drives will probably appear appear as sda and sdb and the RAID0 as sdc but that is a guess. When you get to the install screen that allows you to setup the disks select "custom configuration" then select to put the installation in the big RAID0 disk - it will probably claim the drive size is about 600GB on the RAID0.

Once you have selected the correct (big RAID0) disk then you do not want to delete any Windows partitions, just create a new ext3 partition for "/". I'll suggest 20GB is plenty to play with. More if you choose.

You do want to install grub, and after you do this it *may* initially reboot only Linux. Otherwise it may recognize your Win installation and allow you to boot that too. If you can't boot Win afterwords it is easy to fix. You just need to add a few lines to the grub configuration file ... search this forum for "dual boot" and "grub" and you'll see 100 examples.

[edit]

Just to be clear .. the BIOS RAID0 will just appear as another disk during the Fedora install. DO NOT select the RAID options in the Fedora setup. Those are for software RAID.
 
Tendo em conta que como já foi referido varias vezes, o ICH9R é FakeRAID, não te vai aparecer nenhum "sdc" mas sim um device dentro de /dev/mapper/ cujo nome será isq_[nome que deste ao array].

E sim, podes ter GRANDES perdas de performance. Se o raid for utilizado de forma intensiva, vais acabar por utilizar capacidade de processamento e outros recursos para gerir o raid feito por software (FakeRaid Idem).
 
Tendo em conta que como já foi referido varias vezes, o ICH9R é FakeRAID, não te vai aparecer nenhum "sdc" mas sim um device dentro de /dev/mapper/ cujo nome será isq_[nome que deste ao array].

E sim, podes ter GRANDES perdas de performance. Se o raid for utilizado de forma intensiva, vais acabar por utilizar capacidade de processamento e outros recursos para gerir o raid feito por software (FakeRaid Idem).

Não é por nada mas tenho um raid0 em Ubuntu 6.06 por software à bastante tempo e não tenho nenhuma diferença de performance entre o de software e o da controladora raid da adaptec.

A solução para o problema do ICH9R axo que é mesmo o software raid...

Se o objectivo é fazer apenas um servidor com os discos mapeados por samba então é preferivel instalar o solaris pois tem ZFS o melhor sistema de ficheiros.
 
tb estou com o mesmo problem... tenho uma p35c-ds3r e quando tento instalar o ubuntu ou pclinux os ele não detecta o raid so detecta os 2 discos que fazem o raid0. Existe alguma maneira simples de instalar o ubuntu com o live cd?
 
Back
Topo