1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAID nas boards ASUS

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Z3D, 20 de Junho de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 610)

1. Z3D

Z3D Power Member

Viva,

estou em vias de comprar um novo desktop e gostaria de colocar dois discos em RAID 0.
    Na escolha de componentes, para alem de dois discos SATA iguais, estou indeciso na escolha da motherboard.

O que me leva a escrever este post é que li algures que o RAID é efectuado pelo controlador Jmicron (nas asus P5E/P5K por ex, que fazem parte das minhas opções de compra), mas que é feito SÓ se os discos estiverem um na porta SATA interna da board e outro na eSATA externa.

Isto é assim? Não se pode ligar os dois discos em duas portas SATA internas e fazer raid 0??

Obrigado!

Cps.

2. rav3n

rav3n Power Member

Jmicron controla as portas IDE e E-sata, penso que suporte raid nas e-sata

quem dá conta das portas sata é o SB (ICH9R)

até agora so reparei num bug, ainda que nao seja muito chato, pois acontece com pouca frequencia
    com a write-back cache ligada, por vezes o pc arranca com o raid mais lento do que single disk ----->solução reboot

tinha procurado soluçao mas parece que nao há: é bug mesmo do *****, board(tb acontece noutras), drivers, ou entao combinaçao de alguns ou todos

de resto o raid costuma trabalhar bastante bem

Última edição: 20 de Junho de 2008
  3. Z3D

Z3D Power Member

Obrigado pelas respostas céleres! :)

Já agora, na instalação do XP/Vista, que cuidados terei de ter? Sei que terei de ter um cd de instalação já com drivers SATA incluidos (existem alguns "por aí a net" ;)) ou não conseguirei instalar nada, certo?
    Mas os discos já terão de estar configurados em RAID0 antes da instalação, e isso como é feito?

Eu nunca fiz RAID, queria começar, desculpem as perguntas n00b.

4. rav3n

rav3n Power Member

configuras umas opçoes na bios, e depois crias o raid durante o post
    para aceder ao menu tens de carregar numa tecla(CRTL+I, mas confirma)

depois é disquete com os drivers, ou se os tiveres integrados no cd melhor
    estando integrados no cd nao sei se precisas de os ir "buscar" na instalação do SO

ainda uso disquete para isso, clico em F6 e depois escolho-os

Partilhar esta Página