Raid ou nao? Agora problema...

Gonç@lo

Power Member
Boas.
Tenho em casa dois discos Hitachi 164Gb de 7200RPMs.
Tenho uma controlada sata tipo esta que esta neste link.
http://www.allnet.de/images/ALL5018_200px.jpg
A minha grande duvida é se a meto a trabalhar em raid, ou se apenas cada disco em separado.
A utilizaçao passa basicamente ir a net, ouvir musica, ver filmes, e jogar, embora muito raramente.
O objetivo, alem de maior capacidade de armazenamento, é também o silencio.
O pc ja é algo antigo, com uma board ECS NF2U400, com um amd 2400+ com overclock, agp 6600GT.
Que sugerem? Raid? Ou uso individual?
E ja agora, em termos de fiabilidade, estes discos serao de ficar descansado??
Cumps
 
Última edição:
Presumo que te refiras a RAID0 - Duplica espaço e velocidade!
Os ganhos de performance em RAID0 são abismais! Vais notar diferenças mesmo sem jogar.

Em termos de fiabilidade, está provado que o uso de RAID é mais susceptível, no entanto, nada como uns backups regulares que te façam descansar.
Mas mesmo sem RAID é algo aconselhado fazeres cópias de segurança por isso não encaro esse factor como um ponto negativo ;)
 
Presumo que te refiras a RAID0 - Duplica espaço e velocidade!
Os ganhos de performance em RAID0 são abismais! Vais notar diferenças mesmo sem jogar.

Em termos de fiabilidade, está provado que o uso de RAID é mais susceptível, no entanto, nada como uns backups regulares que te façam descansar.
Mas mesmo sem RAID é algo aconselhado fazeres cópias de segurança por isso não encaro esse factor como um ponto negativo ;)

Sim, Raid0.... eu e os backups....
Quando o pc da problemas ou fica muito lento, leva um format e novo windows, mas agora queria algo fiavel e para durar, sem dar problemas. e silencio tambem.
 
Neste caso posso dar-te o meu exemplo como experiência pessoal, já uso RAID0 há bastante tempo e no geral estou satisfeito. Digo no geral, porque dá-me imenso trabalho quando tenho de formatar, sou anti-disquetes ;) E cada vez que preciso, tenho de abrir 2 desktop, trocar drive disquetes de um para o outro, ligar cabos, BIOS, etc.
(com windows vista, já não precisas, basta-te PEN drive)

Faz um pouco mais de barulho, o equivalente a dois HDD a funcionar em simultâneo, algo que já seria de esperar. Mas isso é variável de marca para marca. Optei por Hitachi, preferi a consistência/ durabilidade ao silêncio. Mas há outras opções como WD que são excelentes.

É como te digo, vais ficar satisfeito, mas porque não experimentas? Dás uma oportunidade, e se gostares keep ti ;)
 
Disquetes??? Ja nao uso disso a mais de anos...:lol:
Eu acho que esta placa controladora pci nao precisa disso...
So vendo, nunca me meti em tal coisa lol
É que sempre ouvi falar mal da hitachi, por isso estou um bocado receoso de meter em raide0.
 
Neste caso posso dar-te o meu exemplo como experiência pessoal, já uso RAID0 há bastante tempo e no geral estou satisfeito. Digo no geral, porque dá-me imenso trabalho quando tenho de formatar, sou anti-disquetes ;) E cada vez que preciso, tenho de abrir 2 desktop, trocar drive disquetes de um para o outro, ligar cabos, BIOS, etc.
(com windows vista, já não precisas, basta-te PEN drive)

basta usares o nlite para integrares os drivers sata no teu cd de instalação do windows e nunca mais precisas do drive de disquetes para nada...

cumps
 
basta usares o nlite para integrares os drivers sata no teu cd de instalação do windows e nunca mais precisas do drive de disquetes para nada...

cumps

Sim, conheço perfeitamente o nlite e já o usei. Mas acredita, neste caso não funciona ;)
Mas também muito provavelmente a próxima vez que formatar já não irei precisar, por isso é na boa!
 
dado a minha opiniao dos discos Hitachi nao gosto!
tive dois, um deles de 80gb avariou em menos de dois anos e o outro de 40 so pelo seu barulho...ta no outro pc!
 
Eu tenho um de 120Hb de 7200rpms, desde a cerca de 5 anos se nao me engano, e ate hoje acho que nao me posso queixar muito, so mesmo do barulho :'(
 
Eu recomendo.
Tenho há + dum ano este sistema:

2 hitachi de 80gb em raid0
1 Seagate 40gb Externo + 1Samsung de 80gb Interno para backups ( downloads e documentos )
 
Decidi me por expweimentar o raid0, mas nao consigo instalar o win2000 nos disco em ride0, so copia parte dos ficheiros para o disco.
Como tenho outro disco com sitema operativo, tentei formatar a nova unidade criada em raid0 atraves do sistema operativo, e diz que o windows nao consegue formatar.
Nao percebo o porque de isto estar a acontecer.
 
Vamos por partes (mini-tutorial):

* Primeiro de tudo, que motherboard tens?
* Procura no site do fabricante os drivers SATA/RAID para a board em questão e de acordo com o sistema operativo que vais instalar: XP 32bits etc etc.
* Guarda numa disquete esses drivers (sim, tem mesmo que ser uma disquete, ou alternativamente usares o nlite para integrares os drivers no cd windows)
(ATENÇÃO SE FORES INSTALAR WINDOWS VISTA NÃO PRECISA SER DISQUETE, BASTA UMA PEN, "CODENAME": EVOLUÇÃO FINALMENTE ;))
* Depois, tens de configurar na BIOS, opção SATA/raid ou RAID/IDE dependendo do controlador que tens na board (conselho, ler manual) ;)
* Depois de configurado na BIOS, tens de criar um array, nada mais nada menos que de um grosso modo "unir os discos e formar o raid". Escolhes o tipo de raid (raid0 neste caso) e o tamanho do "stripe" (conselho: máximo que puderes). Para criares o array depende das boards, normalmente envolve premires duas teclas ao simultaneamente aquando do post (exemplo: Ctrl+L).
* Só depois de isto tudo arrancas com o cd do windows, e fica atento para pressionares F6 logo quando surge na barra inferior (PRESS F6 TO CONFIGURE RAID/SATA DRIVERS, ou algo semelhante)

Posto isto é só instalar o windows normalmente, e ele assumirá o tamanho duplicado, e como um único disco. Para testares, usa um programa de bench mas de certeza que vais notar diferença mesmo sem programa ;)

Cumprimentos e força nisso
 
Vamos por partes (mini-tutorial):

* Primeiro de tudo, que motherboard tens?
* Procura no site do fabricante os drivers SATA/RAID para a board em questão e de acordo com o sistema operativo que vais instalar: XP 32bits etc etc.
* Guarda numa disquete esses drivers (sim, tem mesmo que ser uma disquete, ou alternativamente usares o nlite para integrares os drivers no cd windows)
(ATENÇÃO SE FORES INSTALAR WINDOWS VISTA NÃO PRECISA SER DISQUETE, BASTA UMA PEN, "CODENAME": EVOLUÇÃO FINALMENTE ;))
* Depois, tens de configurar na BIOS, opção SATA/raid ou RAID/IDE dependendo do controlador que tens na board (conselho, ler manual) ;)
* Depois de configurado na BIOS, tens de criar um array, nada mais nada menos que de um grosso modo "unir os discos e formar o raid". Escolhes o tipo de raid (raid0 neste caso) e o tamanho do "stripe" (conselho: máximo que puderes). Para criares o array depende das boards, normalmente envolve premires duas teclas ao simultaneamente aquando do post (exemplo: Ctrl+L).
* Só depois de isto tudo arrancas com o cd do windows, e fica atento para pressionares F6 logo quando surge na barra inferior (PRESS F6 TO CONFIGURE RAID/SATA DRIVERS, ou algo semelhante)

Posto isto é só instalar o windows normalmente, e ele assumirá o tamanho duplicado, e como um único disco. Para testares, usa um programa de bench mas de certeza que vais notar diferença mesmo sem programa ;)

Cumprimentos e força nisso

A board é ECS NF2U400, mas como nao tem controlador sata, tenho que usar uma placa Pci para fazer de controladora sata, e raid0.
A placa é uma silicon qq 3114.
Se nao me engano ésta do link.
http://www.megaopt.com.ua/images/item/75370.jpg

Nao tenho drive de disquetes, e queria instalar o windows 2000.
Ja usei o Nlite, mas parece que neste caso nao esta a dar nada, porque quando começa a instalaçao, nao se consegue realizar a copia dos ficheiros, para o disco. O que com o cd de instalaçao original, ja se faz sem problemas...
 
Back
Topo