RAID ou não Raid ?

RahMan

Banido
Boas, tudo bem?

A duvida é simples..

Usar RAID ou não? Costuma.se perder dados :S !?
A performance é assim tão boa?
Tava a pensar em 2x250gb seagate SP 16mb

Cumps e obrigado pela opiniões :D
 
para mim é raid, já tive varios raid em varios sistemas e nunca tive problemas.
o meu proximo raid vai ser com ssd, quando estiverem mais baratinhos:-D
 
Há vários tipos de RAID.
Penso que te referes ao RAID0. Aí podes ter até mais 50% de desempenho, no entanto, ficas com uma grande desvantagem. Em caso de avaria de um dos discos, perdes toda a informação, já que a mesma se encontra distribuida pelos 2 discos.
 
Há vários tipos de RAID.
Penso que te referes ao RAID0. Aí podes ter até mais 50% de desempenho, no entanto, ficas com uma grande desvantagem. Em caso de avaria de um dos discos, perdes toda a informação, já que a mesma se encontra distribuida pelos 2 discos.


Pois..eu sei =/ mas vou usar o windows7 e tirar proveito da nova funcionalidade de agendar backups :D e meto lhe um externo ligado , quando quiser fazer os backups :D

A performance é msm 50% ? já vi pessoal a dizer que a diferença n era assim tao grande..
=( daí a minha dúvida :(
 
hmm será arriscado fazer RAID ? compensava um SSD de 30GB e depois um outro HDD para guardar filmes,musicas,arquivos , etc? qual seria a performance de um SSD vs RAID ? muito maior ? quase igual ?

cumps e obg
 
Aproveito este topico, não percedo nada de RAIS, e tenho que ver como se o faz, se alguem poder por link para ver como se faz agradeço.

Agora a minha pergunta é a seguinte, compensa-me comprar outro disco de 250gb = ao meu e por em RAID0, ou comprar um disco de 500GB de 32mb cache?
 
Não há uma maneira que se faz, as mobos trazem controladores (ou podes comprar uma placa de expansão) que trará o seu firmware para montares um sistema de raid com os discos montados nessas portas. Por norma costuma ser muito intuitivo.

Depende do disco de 250GB que tens. Se o de 500 e o de 250 tiverem as mesmas velocidades/cache e afins compensará o RAID, agora se já for um disco de 250 a pedir reforma, o RAID vai acabar por não ter o mesmo efeito.
 
È um disco da samsung 250gb 16mb de cache.

O que eu pergunto é outro disco = para raid 0

Ou um de 500gb com 32mb cache
 
Riscos?

Mas eu em raid tou mais voneravel a riscos ou voces falam porque se o disco avariar perco tudo??

Eu que saiba o disco com ou sem raid se avariar vai tudo na mesma com os porcos ^^
 
Verdade, mas com um disco é a probabilidade de 1 disco se avariar, em raid0 é a probabilidade de 1 disco em 2.
 
Vamos lá a ver:

Com RAID 0 tens dois discos a funcionar em paralelo como se fosse um único. A velocidade partilhada (cerca de o dobro da performance, menos na velocidade de acesso) e o dobro da capacidade.

Numa situação destas se um deles falha perdes a informação dos dois porque a informação de um determinado ficheiro está dividido pelos dois (se metade se perde o todo fica comprometido).

Em termos de fiabilidade é menor. Se a probabilidade de um falhar é P, em RAID 0 a probabilidade do sistema falhar é 2P. Isto sem contar com os factores externos ao funcionamento do disco (ou discos) em si, ligações de cabos e etc, factores que numa configuração de um disco isolado não se colocam.

Deu para perceber?

Cumpz
 
Back
Topo