1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raid Sata2

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por alexvieira, 15 de Junho de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 1040)

1. alexvieira

alexvieira Power Member

Boas!

Instalei, há pouco, dois Maxtor 160Gb SATA2, utilizando, pela primeira vez o RAID 0.

Segui as instruções do manual da mobo (Asus A8N-SLI) e criei o array, em striping, conforme tinha lido. Ora, ao instalar o xp o disco que me aparece para instalar tem 300Gb (+/- 2*160).
    Instalei na mesma nao fosse o problema ser do disco de instalação, mas nao... Depois de instalado, fui ver a capacidade do disco - 300Gb... >(

O RAID 0, chama-se "striping", certo? O q poderei estar a fazer de errado?

TIA
    Abraços

2. Boiller

Boiller Power Member

Não tou a ver o que está errado? Quando fazes Raid0, os teus dois discos vão ser detectados como um só. Se é pela falta dos 20GBs, eu só tenho um disco de 200 e aparece só com 189 :)

3. alexvieira

alexvieira Power Member

Sim... O problem não é esse... Eu sei que a capacidade dos discos nunca é a "publicitada"...

Agora o problem é o striping.... Vou tentar de novo...

Entretanto, se tiverem outras sugestões, não se acanhem! :007:

Abraço

4. esteves

esteves Power Member

RAID-0

Junção de dois ou mais discos num único disco virtual. O disco virtual criado tem uma dimensão igual à soma dos discos empregues. Pode ser feito em dois modos: Stripping e Linear-append
    quando fazes RAID-0 juntas sempres dois disco num virtual

5. enok

enok [email protected] Member

qual é o problema aqui?! :kfold:

6. alexvieira

alexvieira Power Member

O problema é eu querer por os dois discos a trabalhar em paralelo, ou seja, "que a informação seja repartida pelos dois discos de modo a criar um aumento de desempenho".

Q fazer? A "técnica" não se chama striping? No menu RAID ao "juntar" os dois discos o cd de instalação do xp, e o pp xp detectam um disco só, mas de 300Gb. Penso eu de q o RAID q estou a implementar é o JBOD, nao?

Tanks

7. esteves

esteves Power Member

tas a fazer raid-0 em sitrippin(pelo que disses te)

o teu problema e por so aparecer so 300g em vez de 320??...(160+160)???

Última edição: 15 de Junho de 2006
  8. ec99031

ec99031 Power Member

Ok, pro teu caso (2x160GB) é assim:
    Raid0 - depois de fazeres o raid ficas com UMA UNICA drive de 320GB (ok, 300 ou...)
    Raid1 - Se fizeres o raid1 ficas com 160GB
    JBOD - Ficas com 320GB

Diferenças:
    em raid0 a informação é "stripada" pelos dois discos, significa que parte será gravada num disco, parte noutro...
    Raid1 grava o mesmo conteudo nos dois discos (é um backup)
    JBOD - a informação vai sendo gravada nos discos, trata-o como se fosse um unico disco de 320GB mas não há aumento de performance pois a informação é gravada toda no mesmo disco (pronto, não é bem assim)...
    Em qualquer uma das opções, se o raid ou JBOD for feito pela board o windows detectará como se fosse um unico disco...

E agora, afinal qual é o prob? é que não percebi muito bem qual o teu problema.

9. alexvieira

alexvieira Power Member

Ora bem... O problema não é estar 300 em vez de 320!

O problema é aparecerem 300, e não 150!

Os passos que eu segui foram os seguintes:
    1- Fui à BIOS activar o raid e "enablar" as saídas 1 e 2 do sata.

2- Fui ao setup do raid (carregando F10) e criei um array, com os dois discos, e escolhi o modo striping. Neste caso, na instalação do XP o disco aparecia-me com os tais 300Gb. Continuei a instalaçao e no "meu computador" aparecia-me um só disco com 300Gb.

3- Algo estava mal, então rearrangei o array. Desfiz o array antigo e criei um novo apenas seleccionando um dos discos, e seleccionei o modo striping. Instalei o XP no único disco que aparecia no setup (150Gb). Fui ver no "meu computador" se o outro disco me aparecia, mas tal nao aconteceu. Suponho que esteja td a funcionar em RAID 0.

Em suma, pelo que me apercebi no array deve ser só posto 1 disco e ele assume q o outro é o seu "par". Ou não é bem assim... Há alguma maneira de saber se está a funcionar o RAID? No início, qd ligo o computador, aparece lá uma msg a dizer q o raid tá healthy, striping e 160Gb...

Espero os vossos comentários.
    Portem-se!

P.S: Esperemos que Portugal ganhe amanha... Se apanhamos a argentina tamos bem fdd... Se bem q eles gastaram os golos todos hj :D!!!

10. ec99031

ec99031 Power Member

Olha deves estar a fazer um pouco de confusão... e não sei, mas parece-m que isso não está la muito bem...
    Vamos por partes:
    1º- Tens DOIS discos de 160GB, certo?
    2º- Fizeste um raid0 e ficaste SÓ com 150GB, certo?
    3º- Que eu saiba, fazendo um raid0 com DOIS discos de 160GB dá um total de 300GB, nao 150GB (160+160=300)...
    4º- Para SÓ teres 150Gb, algo está mal, mesmo dizendo que está healthy...

Faz uns benchs para ver se realmente o sistema está em raid0... Cheira-me que ficaste com espaço subaproveitado nos dois discos...

11. alexvieira

alexvieira Power Member

Boas! Isto n tá facil :s

1º - Sim, tenho 2 discos de 160
    2º - Sim, fikei com um de 150 (a capacidade dos discos nunca é a "publicitada")

Agora, eu não sei é se no menu do RAID se no array a criar tenho de por lá os dois discos ou se um deve ficar "free".

Já agora, aconselha-me aí um program de benchmark.

Tanks

12. enok

eu acho que já se explicou bem a questão.. mas eu volto a insistir:

se queres fazer RAID 0, ou seja, stripping, tens de juntar os dois discos e no final ficas com 1 disco "virtual" de 300Gb.
    se queres fazer RAID 1, ou seja, mirroring, tens de juntar os dois discos e no final ficas com 1 disco "virtual" de 150Gb.

se queres RAID 0 e tens 300Gb apresentados como um disco, no setup do windows ou no próprio windows (como disseste no post original).. é porque tens o que queres.
    não percebo que problema queres arranjar ai..

software de bench... talvez o HD Tach

Última edição: 17 de Junho de 2006
  13. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

ja agora...aproveito esta thread...

tenho dois hitachi 80Gb sata 2...e meti o cd do win2k...quando pediu se queria instalar raid ou terceiros carreguei no F6 e selecionei para win 2000...dpois instalei o win2000 no disco 0(aparecia dois discos 0 e 1) .....dpois já no ambiente de trabalho carreguei o win xp pro...reiniciou...voltou a pedir os drivers sata e la carrgeui no F6 ..instalei paar o win xp...e depois instalei o xp no disco 1.instalei tudo direitinho...
    fui fazer um bench ao disco com o hd tach e ele so m da 94.5Mb ao qual deveria dar 100 e muitos ou passar dos 200Mb num é? e se não m aparece nenhuma driver com os 160Gb...

fiz alguma cena de errado?

cumps

14. enok

acho o teu resultado normal para discos sem RAID e, provavelmente, sem o SATA2 activado.

15. esteves

esteves Power Member

estas a pensar em RAID-1 dois discos e ficas com 160 em fica backup do outro...
    RAID-0 somas os espaço dos discos ficando com 320 e tens a vantagem de gravar e ler no disco ao mesmo tempo.
    tas a pensar numa coisa e a fazer outra...
    fica bem:kfold:

Última edição: 17 de Junho de 2006
  16. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Mas era suposto estarem em Raid0 não? o que fiz de errado?

Thanks..

17. enok

hummm.. pelo que disseste, penso que o problema será o seguinte.

não crias o RAID na instalação do Windows em si. o que fazes é carregar os drivers dos controladores SATA e RAID para os mesmos serem detectados durante a instalação.

o RAID crias durante o boot do pc. creio que tens uma DFI com chipset nForce4? na minha Abit carrego no F10 durante o boot... não sei se será semelhante na DFI. se depender da BIOS é natural que seja diferente.. porque a Abit usa uma bios diferente da DFI.
    aí sim poderás criar o RAID que pretendes, com os discos que pretendes, etc.
    se durante a instalação apareceu-te dois discos de 80Gb disponiveis.. é porque nunca tiveste um RAID criado.

18. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

tenho a DFI ultra B nforce2

Então para criar o raid tenho q carregar no F4 q aparece no boot num é?aparece os controladores silicon SATA e depois diz pa carregar f4...nunca fiz isso...deve ser aí..

19. enok

exactamente.

20. alexvieira

alexvieira Power Member

bem... ando meio burro... se calhar, meio é a favor.. Claro q o striping de dois discos de 160 dá um só disco de 320 (aprox)... DAH! spaf, spaf... Pronto, já passou! :berlusca:

Partilhar esta Página