Raid vs SO

v0rtex

Power Member
alguém possui uma Gigabyte 7vrxp e que tenha 1 ou mais sistemas operativos (incluindo linux) a malhar pelo raid?

é favor contactar!

se tiverem tambem algum toturial pr por SOs a malhar por raid deixem o endereço!

obrigado
 
Um conselho:
Qualquer que seja o disco ou partição que contenha a informação de boot, NUNCA deve estar situada num disco que faça parte activa dum conjunto RAID!
Mas, também, quem sou eu para vos dizer o que devem ou não fazer...

Se o RAID for efectuado por puro hardware (e antes do carregamento de qualquer ficheiro ou driver do disco ~com BIOS própria!), trata esse disco como se um disco simples se tratasse.
Depois diz qq...
 
Imagina que tens o sistema montado em RAID, que a controladora (principalmente as on-board) pifa...
O método de escrita nos discos varia de controladora para controladora (embora a Adaptec se esforce por manter algumas PCI compatíveis...), e se ela pifar, ficas sem remédio senão arranjar uma idêntica ou compatível , oque a maior parte das vezes pode mesmo ser impossível, devido às inovações tecnológicas e ao retiro do material do mercado (obsoletismo...)
Resultado: Perdes toda a informação que continham esses discos...
 
Então qual é a diferença entre ter o sistema todo em raid e ter a área de boot fora do array?

Pelo que dizes (e que faz todo o sentido), os dados em risco são os que dependem da controladora. Ora, geralmente, são precisamente os dados importantes que se colocam no array RAID, pelo menos no caso que tenho aqui (3*45Gb, RAID5). Se a controladora pifar, e os dados importantes forem ao ar com ela, de que serve ficar com a informação de boot intacta?
 
Ou arranjas uma controladora que tenha o mesmo método de escrita aos discos, ou bye-bye data...
Mas, geralmente, são os discos que costumam falhar, mas nunca se sabe...
Já tive a infeliz oportunidade de comprovar isso... :(

Pelo teu prisma...

...os CPU's também falham...
 
Última edição:
Tudo falha. Ao fim ao cabo, é tudo uma questão de ver do que é que se desconfia menos.

Na minha opinião, o um sistema RAID em que os discos e a controladora sejam trocados regularmente (no final das respectivas garantias) ainda é relativamente seguro...
Pena as empresas não se darem conta de quão importantes são os seus dados até os perderem.

Aqui no pedaço, costumavam ter os dados da empresa num disco normalíssimo, no computador da gestão. Até que ele falhou e tiveram que pagar 2000€+IVA para recuperar alguma da informação.

Agora temos um fileserver dedicado, precisamente com os 3 discos em RAID5 e uma controladora Adaptec.
Por minha parte, já recomendei que isto deve ser reciclado daqui a uns tempos...
 
Back
Topo