Raid

M@ster

Power Member
Boas, preciso de ajuda para montar um raid, porque ñ estou a ser capaz , e q se passa é o seguinte :

1- Montei dois discos de 30gb no raid da máquina, que ao iniciar foram detectados , segui as instruções q vêm no livro da board e criei um raid 0, formatei o raid e tentei instalar o XP, que me dá um erro ; diz +- que não detecta nenhum raid e só me dá opção para sair .

1- Fiz uma disquete com as drivers da raid q é um utilitário que vem na board.

2- Um disco é WD o outro é um Quantum.

3- Como é que os jumper's dos discos ficam ? Os dois em master?um em master e o outro em slave ?

Desde já obrigado pela atenção
Fiquem bem , TK's
 
Última edição:
Se a tua board for semelhante à minha (P4PE Raid) tás na mer...
Na altura comprei 2 maxtor de 80gb e tentei montar de varias maneiras.
Depois de mt pesquisar cheguei à comclusão que na IDE da RAID só consegues por 1disco. Para montares mais e criares uma "verdadeira raid" tens de montar os restantes discos na sata.
Estupido mas verdade.

Cumps
 
Obrigado pela tua resposta, entertanto consegui resolver o assunto, o problema eram as drivers q vinham no CD da board, estavam maradas, fui à página da Asus e já consegui por isto a funcionar agora vou comprar dois discos iguais para fazer um raid em condições, estou a pensar em dois WD Raptor vou amanhã à ***** :D

Fica bem
 
Oi,

Apesar de o meu computador ainda estar com problemas ( bloqueios frequentes ), é só para te dizer que vais ficar muito contente em ter dois raptors em raid 0. Melhor que aquilo só alguns scsi.
 
Oi, tudo bem?
Acho que tens toda a razão :D , mas estou com uma dúvida, será que posso meter outro disco ao lado sem ser em raid ? para servir de backup? É que o meu disco de 80gb é mal empregado ficar parado, e sempre ficava mais descansado em relação aos meus documentos, se não der já tenho solução mas é dispendiosa, ( uma caixa para discos com saída USB +- 100 € ) :confused:

Fica bem :)
 
Originally posted by Tafinho
e que tal ... TODOS ???

Não

Trabalho com uns 10K scsi Raid 0 ( discos de 1ª geração ) e não são melhores.

Além de que os Raptor têm garantia de 5 anos.

Master em relação aos discos.
Se não quizeres ter isso em Raid0 ( até pq não é muito seguro ), tens duas hipóteses:
- Cada disco separado
- Raid 1

Também depende do controlador que vem na Asus.
Cada disco separado, não deves ter qq problema.
Raid 1, depende se o controlador suporta. O Raid 1 o que faz é escrever a mesma informação para os dois discos ao mesmo tempo. Assim se 1 avariar, tens o outro.
 
Última edição:
vamos ca ver uma coisa


o tafinho tem completa razão

principalmente a nivel de impacto no processador com scsi basicamente nao se nota puto , os discos podem estar a full load a fazer uma transferencia de ficheiros e no sistema em si nao se nota nada

alem disso nao axo correcto comparar discos scsi de primeira geração com satas actuais

o preço e um problema sim
 
Originally posted by Nemesis11

Além de que os Raptor têm garantia de 5 anos.

Deves pensar que garantia dos SCSIs é menor...

Agora essa de compara Pseudo-SATAs acabados de sair com SCSIs antigos no mínimo teve piada...
 
Pseudo SATAS ? Não percebi, mas táz a dizer q os discos ñ prestam? Ou sou eu q estou a perceber mal?

É q tenho ouvido dizer mt bem deles e dentro dos IDE acho q ñ há mais rápido....



SORRY:rolleyes: continua em baixo
 
Última edição:
Pseudo SATAS ? Não percebi, mas táz a dizer q os discos ñ prestam? Ou sou eu q estou a perceber mal?

É q tenho ouvido dizer mt bem deles e dentro dos SATA acho q ñ há mais rápido....

Em relação à qualidade preço acho q ñ há duvidas , só uma placa scsi em condições deve ser o preço de um Raptor.

E com isto tudo acabei sem saber se consigo meter lá outro disco para backup ou se tenho que comprar uma caixa p/discos e mete-lo em USB

Fiquem bem
 
Os raptors não são SATA, simplesmente têm um chip que faz a tradução do protocolo PATA para SATA...

Quanto à parte de serem mais baratos, não é assim tão linear... Convém não esquecer que só há raptors de 36Gb e que para teres uns bons 100Gb tens de comprar 3 deles e nesse caso não só não fica assim tão mais barato que um SCSI como tens de comprar controladores adicionais SATA...
 
Pois, caso não saibas a board q tenho na sig. já vem com raid sata ( www.asus.com ) e a 2ª pergunta que fiz nesta tread foi para saber se posso por outro disco ide junto ao raid sata esse sim para servir de backup, e segundo me parece até percebes bastante de discos , será que me podes responder a esta pergunta?

Fica bem!:)

TK's
 
Não faço a min...
(n sou da assitencia técnica da asus...)

Mas a tua asus só tem 2 portas SATA , logo só come no max com 2 raptors, e como tal cai no caso que descrevi...
 
ainda nao trabalhei com discos SATA mas penso k sim... podes ter o raid com os SATA e por um disco IDE para fazer backups

quanto a questao da performance... ao k parece os SATA 2 ja vao ser melhorzitos... a ver vamos :P
 
Em relação aos Raptor:
Sim, eu sei que eles são discos PATA com um chip de conversão. Todas as reviews falam disso.
Fiz a comparação com discos 10K scsi de 1ª geração. Na minha opinião os Raptors estão à frente em termos de performance e de barulho ( aí a diferença é enorme ).
Em relação à utilização de processador, scsi vai estar sempre à frente.
Quanto às garantias, estes scsi só têm 3 anos.
Por isso continuo a dizer, só alguns scsi batem os raptors em raid 0( as ultimas gerações de 10K para cima ).
Estou a dizer isto pela minha experiencia pessoal. Se acham o contrário, tudo bem.

M@ster, em relação à tua pergunta:
Na abit, se não me engano, o sata é identificado como IDE 5 e IDE 6. Mas isso até pode ser configurado na bios.
Penso que não há problema nenhum em meteres outro disco para backups, mas é melhor confirmares isso no manual.
 
Por falar em Scsi:
http://news.com.com/2100-1095_3-1019845.html?tag=fd_top

SAS ( Serial Attached SCSI )

"Hewlett-Packard, Seagate and Adaptec demonstrated prototype versions of Serial Attached SCSI (SAS) at the CeBit America trade show here this week. The companies, combined with a host of other allies, are betting that the technology will stay a step ahead of a lower-end but increasingly powerful standard, Serial ATA"

"SAS and SATA use the same cables, though SAS can accept 8-meter lengths; SATA can accept only 1-meter lengths."

"SATA also has fast, 1.5 gigabit-per-second transfer rates. SAS will leapfrog to 3gbps. Though SATA 2.0 is expected to match that speed not long after, a revamp of SAS to 6gpbs is also planned."
 
Back
Topo