Raid0 em nforce4

zelv

Power Member
Bem, é o seguinte: a minha primeira instalação em Raid0.

Entrei na Nvidia Raid Utility, passei os dois discos para "array disks", escolhi striping mode e 128 em striping block. O array apareceu healthy mas com o tamanho dos 2 discos (no caso 2x80). Sinceramente pensei, na minha ignorância, que nesta fase já me fossem aparecer os 80Gb.
Começo a instalação do windows, instalo os drivers raid e quando me aparece o menu d3e escolha do disco, continuam-me a aparecer os 160Gb...
Finalizo a instalação do windows, vou ao meu computador e... o array tem 160Gb! Não é suposto ter só 80Gb? Não é disso que se trata o Raid0?
Alguém que me possa esclarecer?
 
O Raid 0 não "rouba" espaço aos discos ;) o tipo de raid que faz isso é o RAID 1, o mirroring, que cria uma cópia dos dados para o segundo HDD

Neste caso, o RAID 0 junta a capacidade dos dois discos e divide os dados de modo a ficarem igualmente partilhados pelos dois discos, de modo a optimizar a performance geral do sistema :)
 
Ah!
Eu sabia a diferença teórica entre raid0 e raid1 mas pensava que o raid0 funcionava de outra forma, pensava que só ficasse com 80Gb (no caso) mas com o dobro da velocidade. Sendo assim boa notícia, 80Gb à borla!
Thx
 
zelv disse:
Ah!
Eu sabia a diferença teórica entre raid0 e raid1 mas pensava que o raid0 funcionava de outra forma, pensava que só ficasse com 80Gb (no caso) mas com o dobro da velocidade. Sendo assim boa notícia, 80Gb à borla!
Thx

Não te esqueças 80Gb à borla com o risco de irem 160Gb pró maneta... Basta um pifar e o outro também já lá vai... pelo seguro os docs importantes mantem-nos num disco à parte...
 
Já agora, aproveitando o tópico: o SO quando desliga ou reinicia fica num ecrã preto (já dps de sair do windows, acho...) diurante uns 2 minutos até acabar por desligar/reiniciar. Já tive nesta mesma máquina o mesmo SO instalado num só disco e isso não acontecia.
Alguma ideia?
 
Isso não deve ser do raid... Talvez algum problema do Windows já... Já me aconteceu um Windows acabado de instalar dar BSOD's por todo o lado... (Com hardware normal e estável, nada avariado)
 
timber disse:
Já agora pessoal
Alguém sabe alguma maneira de instalar os drivers nvidia RAID sem ter drive de disquetes?
Olha, eu só consegui quando criei um cd do windows já com os drivers integrados.
Se não souberes do que falo, instala o nlite, tudo o resto é intuitivo. ;)
 
Back
Topo