raid0 ftdisk.sys BSOD winXP

Kelvin Clein

Power Member
boas,

montei há cerca de 1 semana um raid0 de 2 discos SATA II ou 300 Gbps acabados de comprar!
instalei o winXPSP2 através dos drivers numa floppy e depois os drivers nForce 6.70.

acontece que instalei um jogo para testar a rapidez no loading dos jogos e há que dizer que o ganho foi grande; mas tive ontem o meu ecra azul e lá dizia que o erro era:
"kernel data inpage error" e o controlador de que se queixava era o ftdisk.sys que ao que sei é responsável pela "tolerância a falhas" em configurações raid.
passo a citar:

"Um volume espelhado usa o driver de tolerância a falhas (Ftdisk.sys) do Windows para gravar os mesmos dados simultaneamente no volume de cada membro em cada um dos dois discos físicos. Cada volume é considerado um membro do volume espelhado. A implementação de um volume espelhado o ajuda a assegurar que os dados não sejam perdidos no caso de falha de um membro do volume espelhado."

verifiquei nos logs do windows após o reboot e o erro ocorreu 12 vezes todas ao mesmo tempo e diz-me que a origem do erro é do controlador nvraid.sys.

agora as minhas dúvidas:

1 -- será que o driver ftdisk.sys (made by MS) é mesmo necessário num raid0 ? será que podia desinstalá-lo ?

2 -- ou será que ftdisk não tem "culpa no cartório" e o nvraid.sys (made by Nvidia) é que se portou mal ?

por outro lado, procurei pela web e não encontrei o erro causa-efeito entre ftdisk/nvraid mas há quem diga que os erros ftdisk podem ser provenientes de discos defeituosos mas é só uma hipótese e os discos tem 1 semana. então outra questão:

3 -- será que posso correr aquelas aplicações de verificar os discos num raid0 ou terei que seleccionar os discos independentemente ?

thanks in advance
 
Back
Topo