1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAID0 Problema com velocidade no wn8.

Discussão em 'Windows 8 e 8.1' iniciada por mauricio150, 2 de Dezembro de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1461)

1. Boas noite.
    Instalei recentemente o Windows 8 no meu computador pessoal que tem instalado um sistema RAID0, a instalação correu bem e o sistema funciona bem, quando fui fazer a avaliação do sistema estranhei a baixa pontuação no disco do sistema.
    Instalei o hdtune para verificar a velocidade do disco de sistema que é um RAID0, e o resultado foi:

De seguida arranquei o pc com uma pen onde tem o win XP e o hdtune já instalado, o resultado:

porque é que isto me esta a acontecer?

já testei no meu portátil e o resultado no winXP da pen e no sistema são mt semelhantes.

Todo e qualquer palpite é recebido com agrado.

2. então? ninguém sabe nada sobre isto?

3. Stray

Stray Power Member

O máximo que estou a ver é não estares a utilizar as drivers de Raid mais adequadas para o win8.

4. Eu instalei as drivers que estão na asus e adivinha la? ficou igual...
    lol

5. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

tou com o mesmo problema que tu.... com o Win7 os meus 4 samsung em raid0 davam velocidades de leitura e escrita superiores a 500MB\s...agora mal consigo 240MB\s em leitura e 450MB\s em escrita...
    ja experimentei varios driver tanto no site da intel como da asus, mas nada devolve a velocidade aos HDD em RAID... o mais estupido é que em todos estes anos nunca tinah visto um HDD em RAID ou nao, a ter velocidades de escrita mais rapidas que as de leitura...é algo mesmo muito estranho...

6. É mesmo mt mt estranho, é que nada resolve este problema, nem drivers nem nada e o problema que te esta a afectar provavelmente tb é o meu problema.
    Nao sei o que se passa.

7. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

eu de momento estou a fazer um backup da informação importante que tenho nos meus disco RAID para logo ao fim da tarde instalar uma BIOS modificada com a ROM irst 11.6 (a minha actual tem apenas a 10.6) para ver se assim consigo melhorias....mais logo ja venho aqui reportar se obtive melhorias.

é que ja estou farto de dar voltas a cabeça e a unica possibilidade que ainda me vem em mente é o facto da ROM ja estar tao desactualizada que deve ter algum bug com o windows 8...se mesmo assim nao conseguir resolver o problema entao é porque provavelmente será algum bug no proprio windows e teremos que esperar por alguma actualização que resolva o problema

8. A minha bios tem a ultima versão.
    Fico a espera de um resultado teu.

9. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

depois de flashada a BIOS com uma modificada e que incluia a versao 11.6 do IRST consegui algumas melhorias, especialmente na velocidade de leitura, a qual passou para 402MB\s...contudo a de escrita desceu ligeiramente para 430MB\s, mas isto apenas numa das partições (tenho o volume RAID dividido em duas partições), porque na outra partição continuo com a mesma velocidade de treta...e o mais incrivel é que no windows 7 era esta ultima que costumava ter velocidades ligeiramente superior... a unica coisa que ainda estou em vias de experimentar e desfazer o RAID 0 e voltar a criar o mesmo do zero... mas isso tem que ser um dia que esteja com tempo...porque estar a voltar a copiar mais de 2TB de informação de volta para o pc requer paciência de santo!

10. Eu já desfiz o raid e voltei a criar-lo do zero e ficou igual, estou tramado porque não tenho mais nenhum update ah bios para fazer.

11. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

começo a pensar que deve ser mesmo algum bug do windows ou entao dos drivers intel para win8...porque nao é mesmo nada normal uma pessoa ter velocidade de escrita superior a de leitura... mas o que mais me intriga é que ainda nao consegui encontrar mais ninguem na net com o exato mesmo problema que nos...

12. José Alberto

José Alberto Power Member

Mas tu sentes nos teus olhos essa falta de velocidade? explico: também pode ser que o programa de medição de velocidade ainda não esteja "no ponto" para o Windows 8.

É a versão mais recente?

13. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

o teu post é pertinente, mas eu de facto notei menos rapidez a carregar os jogos que tinha nos discos em raid, dai ter ido fazer um bench aos mesmos e verificado de seguida que os mesmo estavam bem mais baixos do que os testes efectuados com o windows 7...

a versao que estou a usar do crystal mark é a mais recente e segundo as release notes tem suporte para windows 8 por isso penso que nao seja do programa... uma das primeiras coisas que fui verificar foi inclusive copiar uma pasta com varios tipos de ficheiros do sistema raid para o meu ssd tendo verificado a tal falta de performance...a copia deusse a uma media de 250MB\s... a mesma copia no sentido inverso...ou seja do ssd para os hdd ja deu valores de 400MB\s.... por isso duvido que seja o programa de medição que esteja errado...de qualquer forma vou experimentar com outro programa para ver se os valores sao equiparaveis...

14. José Alberto

José Alberto Power Member

O olhómetro não engana. Sendo assim é esperar um update nos drivers ou no próprio SO.

15. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

finalmente arranjei tempo para refazer o RAID...e pelo menos no meu pc funcionou...voltei a ficar com velocidades normais...cerca de 520MBs de escrita e leitura numa partição e cerca de 490MBs noutra...

isto tudo a uma BIOS com a ROM IRST 11.6 e com drivers IRST 11.7

Partilhar esta Página