RAID0 va-le apena ?

YuRiSsS

Power Member
Boas, comprei um pc apouco tempo e estou a quere-lo optimizar e meter mais rapido... no entanto queria uma pequena ajuda..

Quando comprei o pc, so comprei um disco de 320GB.. na altura não deu para comprar mais, e o que queria saber era se va-le apena o sistema RAID 0, ou seja, se va-le apena eu comprar 2discos Raptor para o sistema operativo, jogos e programa e inserir os 2 discos em RAID 0, e inserir o que tenho de 320GB em RAID 1 ou se ñão se nota grandes diferenças e se ficar com este de 320GB já é bom...
 
se queres por depois o de 320gb que ja tens em raid1
tens que comprar outro igual de 320gb

compra só um raptor e mete lá o OS
e tudo o resto mete no de 320gb
 
O que me disseram foi para comprar 2 raptor... dos mais rapidos e de pouco espaço ( para o SO ) meter em Raid 0 e inserir o outro Disco que ja ca tenho em RAID 1...

O que queria saber é se isto va-le apena.... Se va-le apena o investimento... é k ir fazer isto e dps ñ notar grandes diferenças.. .tb ñ.
 
Para fazeres isso vais gastar uma parvoíce de dinheiro (2 Raptors e outro disco de 320GB)

Se queres mais segurança de armazenamento de facto só comprando outro disco de 320 para fazer o RAID 1

No teu caso e se quizesse segurança e velocidade provavelmente comprava 4 discos iguais. Portanto para mudar algo nisso metia mais 1 disco de 320 para ter segurança ou mais 3 de 320 para ter segurança e velocidade.

Já agora escreve-se "vale a pena"
 
Para fazeres isso vais gastar uma parvoíce de dinheiro (2 Raptors e outro disco de 320GB)

Se queres mais segurança de armazenamento de facto só comprando outro disco de 320 para fazer o RAID 1

No teu caso e se quizesse segurança e velocidade provavelmente comprava 4 discos iguais. Portanto para mudar algo nisso metia mais 1 disco de 320 para ter segurança ou mais 3 de 320 para ter segurança e velocidade.

Já agora escreve-se "vale a pena"

A questão maior é se... Eu fazendo isso iria notar diferenças consideraveis na performance ou na rapidez dos mesmos...

Porque fazer isso e notar pouca diferença em relação ao uso do de 320 tb n vale a pena
 
tambem depende do que fizeres com o pc

mas acho que nada como o pessoal dos raptor se pronunciar.

agora a importancia da velocidade para cada um é muito relativa
e ela paga-se bem
 
Não tem de ser um Raptor, pode ser outra marca... e a funçao do computador tb varia muito.. estando mais virada para os jogos... mas como disse varia muito.
 
Pessoalmente tendo em conta que já tens um disco de 320 não metia isso em RAID 0

640 GB num RAID 0 é insegurança a mais para o meu gosto
 
" se dividisses os discos em partições de 160Gs ficarias com 320Gs em Raid0 e 160Gs em Raid1"

isto é possivel por software

será possivel pela controladora?
:|
 
" se dividisses os discos em partições de 160Gs ficarias com 320Gs em Raid0 e 160Gs em Raid1"

isto é possivel por software

será possivel pela controladora?
:|

Bom, acho que o pessoal por aqui anda a inventar um bocado...
Não que não se possam fazer essas coisas, mas pronto...

YuRiSsS aqui vai a minha opinião:

Como os Raid's são caros, e vamos falar em Raids "puros" porque essa historia de Raid por software e com poucos discos não me convence, acho que em primeiro tens de ver para que é que precisas de um Raid...

Se é para aplicações gráficas pesadas, edição de video, modelação 3d, acho que deve fazer ir pra um sistema em Raid...

Se é para outra coisa qualquer, em principio não, mas fazendo tens sempre um boost grande de performance.

Quanto ao Raid em si:

Deixa esse disco de 320GB em paz, vai-te servir pra fazeres backup do que é importante. Depois compra dois discos (os raptor são caros mas dar-te-ão a maior performance, mas claro podem ser outros quaisquer), de preferencia "pequenos" (sinceramente acho que dois discos de 40GB até são mais que suficientes) e montas o Raid0 entre os dois.
Depois no Raid instalas as aplicaçoes e SO's que queres correr e voilá...
Claro que o disco de 320Gb vai servir para armazenares tudo o resto (documentos, filmes, saves dos jogos... :))
 
"Va-le"??!! Esta é nova, não conhecia ainda...

Antes de mais... todos cometem erros, já bastou um aviso sobre esse erro... o topico em questão é para ajuda.. nao para português... e vais vale esse erro do que eu escrever o meu texto todo com x e x e k e afins....

Bem... mas vamos ao que interessa!

no topico inicial eu nunca referi que queria meter este disco + outro disco de 320GB em RAID0.
"se va-le apena eu comprar 2discos Raptor para o sistema operativo, jogos e programa e inserir os 2 discos em RAID 0, e inserir o que tenho de 320GB em RAID 1"

recapitulando, eu queria comprar 2 discos de baixa capacidade mas de elevada velocidade e inserir em RAID0, depois este aqui de 320GB passaria a ser para Backup, downlaods, e afins...

Um colega meu ja me disse que a diferença é pouca.. ou melhor a performance! Vale apena eu investir em 2 discos pequenos mas muito bons ?
 
Quanto ao Raid em si:

Deixa esse disco de 320GB em paz, vai-te servir pra fazeres backup do que é importante. Depois compra dois discos (os raptor são caros mas dar-te-ão a maior performance, mas claro podem ser outros quaisquer), de preferencia "pequenos" (sinceramente acho que dois discos de 40GB até são mais que suficientes) e montas o Raid0 entre os dois.
Depois no Raid instalas as aplicaçoes e SO's que queres correr e voilá...
Claro que o disco de 320Gb vai servir para armazenares tudo o resto (documentos, filmes, saves dos jogos... :))

Bom, era isto que queria ler...

O computador é para jogos, mas utilizo muita vez programas pesados, como converter videos para DVD, entre outros...
 
Se tens dinheiro... Aposta no Raid. Eu fazia isso...

O problema é que eu tenho medo de gastar esse dinheiro e dps nao notar diferenças. Digo isto porque um colega meu apostou e diz que nao nota grandes diferenças... mas é de realçar que ele tem dois discos de 500GB's em RAID0 ( se nao estou em erro )
 
O problema é que eu tenho medo de gastar esse dinheiro e dps nao notar diferenças. Digo isto porque um colega meu apostou e diz que nao nota grandes diferenças... mas é de realçar que ele tem dois discos de 500GB's em RAID0 ( se nao estou em erro )

depende das configurações na controladora. um RAID não é só comprar discos, metê-los lá para dentro e esperar que fique a trabalhar ao dobro da velocidade.
um RAID vai-te trazer um sublime aumento de performance, mas só vais notar isso a trabalhar com ficheiros muito grandes.
e concordo com o timber. 640GB em RAID 0 é um risco enorme. é mais de meio terabyte. falha um disco e adeus.
aconselho-te a comprares dois discos pequenos (ouço falar bem dos hitachi de 80 GB) e colocar esses em RAID 0 para o sistema operativo. depois fica ao teu critério comprares um disco de 320 GB igual ao que tens para RAID 1 ou ficares só com o disco de 320 GB para os teus dados pessoais.

cumprimentos

PS: aproveito para deixar uns números, já q por acaso estou a estudar RAIDs:
imagina que um disco tem 100 000 horas de vida. para N discos, vais ter essas 100 000 a dividir por N.
Ou seja, com dois discos, o tempo de vida esperado é reduzido para 50 000 horas. engraçado não?
 
Última edição:
Antes de mais... todos cometem erros, já bastou um aviso sobre esse erro... o topico em questão é para ajuda.. nao para português... e vais vale esse erro do que eu escrever o meu texto todo com x e x e k e afins....
...
"se va-le apena eu comprar 2discos Raptor para o sistema operativo, jogos e programa e inserir os 2 discos em RAID 0, e inserir o que tenho de 320GB em RAID 1"
...

Caro YuRiSsS quando as pessoas corrigem quer o Português quer as questões Técnicas, não é para ofender ninguém, por isso n te sintas ofendido. Além do mais deste 2 erros ... o "va-le" e o "apena", depois mesmo criticando as críticas voltas a fazer quote e a introduzir o erro.
Não te precipites porque quem lê o tópico quer ajudar-te e não criticar-te. :)


Já foi dada aqui a explicação do que seria a config ideal pra raid (2 x 80Gb + 320Gb), se ganhas em performance acredito bem que sim pq já li por aqui que há quem tenha Raid0 com 2 Raptors (n é obrigatório serem Raptors..) e instala windows XP em 8 minutos ...

Para mim com dinheiro para isso n tinha dúvidas. :)
Abraços
 
Back
Topo