1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raid0

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por andré ferrari, 27 de Junho de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 625)

1. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Alguém que tenha sistema raid0, que me possa ajudar?!

Estive a montar um raid0, segui correctamente as indicações. Os discos são ambos hitachi de 80Gb, iguais.
    Fiz um array, com 64k stripe size. Instalei o windows, com disk de drives da board, correu tudo bem. Ele detecta um só disco de 160Gb.

Mas agora que tive de ligar um disco IDE para backup, apesar de o ligar por USB, deparei-me que ele arranca pelo USB. Lembrei-me então de ir a bios configurar as ordens, quando vejo que não há detect do raid0 nem em Primary nem Secundary (master or slave). O unico sitio onde surge o raid0 é em BootSettings, como [IDE:raid0]. Por será que não detecta como sata?? Isto é normal?

Em Sata1 e Sata2 (e SataII) aparece [Not detected]

Cumps

2. netrider

netrider Power Member

Boas...

Sim, é normal. Normalmente o chipset do raid é independente do controlador ata/serial ata da board e tem sempre uma bios independente (onde configuraste o array).
    Logo os sata que vês na bios normal correspondem ao controlador do chipset. Se tiveres os conectores do raid separados fisicamente, logo tens um controlador independente só para o raid.
    (Algumas board tem o raid incluido no controlador do chipset... depende... qual é a tua board ?)

De facto tens de conseguir controlar apenas a questão da prioridade de boot da board. Em algumas até pode ser dificil, mas nas actuais é mais facil (por exemplo tive uma ecs que não conseguia ligar discos IDE internos quando tinha o meu raid0. Actualmente tenho uma gigabyte que faz uma gestão muito melhor nesta questão, com controlo total do discos e do array).

3. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Humm ok então. Se é como dizes, estou mais descansado. Sim tenho o connectores separados, isso tenho a certeza. A board trata-se duma AsRock socket 939 dual sataII. É chipset ULi.
    Mas já agr aproveito pa perguntar: o windows crashou pq me lembrei de desinstalar sata drivers (q tinha instalado posteriormente pelo cd). E preciso de instalr de novo o OS. Mas queria criar um novo array, desta vez com stripe size 64k, pq me apercebi q criei com 16k por engano.
    Como posso fazer isso? Ao fazer Ctrl + A, não vai a menu como fiz da primeira vez :confused:

Cumps

4. netrider

netrider Power Member

Tens de aceder a bios... Acho que estas boards novas temos que ser muito rápidos a carregar em F2 ou ESC... (ve no manual), porque senão não aparece nada no ecran. Depois acedes a bios do raid e és obrigado a destruir o array actual e criar o novo com 16k. Vais perder a instalação do OS claro :)

5. Não consigo criar raid na GIGABYTE DS4. Crio RAID na Raid Bios, carrego os drivers raid, mas a instalação do Windows XP não reconhece os discos. Agradecia uma ajuda. Obrigado.

Partilhar esta Página