Exactamente!
E não é à toa que esse "whining" é escrito por 1 membro da Nihilum... A Blizzard finalmente começa é a abrir a pestana porque a concorrência é tanta que a sua enorme playerbase de jogadores casuais pode estar em risco!
Not really. A blizzard ja tem um historial bem grande de nerfs ou "giveaways", desde o inicio do WoW.
Exemplos: Onyxia nerf'ed (big time... quem se lembra da onyxia original? Aquelas fases eram assassinas, a levar conflagrate constantemente);
MC: nerf a varios bosses (o mais notavel de todos foi o nerf ao majordomo); Introducao das aguas que ficavam sempre no inventario (e com o cd que tinha, podias nem ter todas as 8 aguas);
BWL: Razagore nerfed, vael nerfed, chrommie nerfed.
AQ40: Bem, nao houve grandes nerfs aqui, havia muitos encounters bug'ed como tudo, e foram resolvidos os probs.
Antes da saida da TBC a blizz "deu" a armor toda de pvp com o revamp do pvp system.
Mais, quando saiu a TBC, a blizzard reduziu logo o preco das mounts pre-tbc.
A blizzard fez isto tudo... e qual era a concorrencia que tinha na altura? Nao se trata de concorrencia, trata-se de politica de "bait'n'switch". Da-se um gostinho, alicia-se os jogadores, veem-se frustrados por nao atingirem, e quando a frustracao chega a valores altos, da-se uma prenda e ficam todos felizes, seguem em frente so para ver que as dificuldades manteem-se.
A unica diferenca e' que se no WoW vanilla tinhas attunements que eram uma cagada, na TBC tens attunements que e' basicamente acabar a instancia no grau mais alto de dificuldade (quer seja heroic, quer seja end-game raid, e sempre mais que uma instancia/boss).
Compara ter de acabar os dois bosses da high-end instance (pre BT/MH) com ter de entregar 2 nexus crystals, 1 arcanite bar e 80 de gold.
Eu acho sinceramente que a blizzard esta, desde a saida da tbc, a facilitar demais onde nao devia, e a dificultar noutros sitios (os attunements).
É que caso os miudecos parasitas da sociedade que têm 24/7 para gastar num jogo não tenham percebido ainda: eles pagam tanto (a Nihilum nem isso...) como qualquer jogador casual, e já que a Blizzard teima em dedicar-lhes 90% do tempo da equipa de desenvolvimento lançando a cada patch apenas conteúdos hardcore, o mínimo que poderia ser feito é ao menos arranjar uma forma de permitir ao casuais verem esse conteúdo que estão sempre a pagar mensalmente! Quantos casuais viram Naxx? E ainda por cima, segundo consta Naxx é das melhores dungeons do WoW, onde é que está a justiça nisso? E não me interessa se Naxx volta com o WotLK ou não, o que interessa é que todos pagaram o desenvolvimento de Naxx e apenas uma minoria o viu na altura. Esperemos que não aconteça o mesmo a BT e MH!
Ha saida da tbc tinhas muitos realms que nem as portas de AQ tinham aberto, mas nao era por isso que as pessoas deixavam de jogar nesses realms. Sao estilos diferentes de jogo. Eu conheco pessoas que se divertem a grindar rep com tudo, outras a lvlar alts, outras simplesmente gostam de fazer umas instancias de x em x, outras ainda contentam-se com o PVP. O mal nao esta em fazer conteudo so para hardcore players (que nao faz so). O problema sao os milhentos jogadores que se acham hardcore sem o ser. Eu ainda agora faco raids aos fins de semana a mc, bwl, onyxia e aq com membros de guilds hardcore (4kings, nihilum), simplesmente para matar saudades. Porque e' que os ditos "casual" nao fazem tambem? Conteudo e' o que nao falta no WoW, e high end neste momento so tens MH/BT e SSC/TK (e estes 2 ultimos, ui ui, dificuldade).
Alem de tudo isso, quem se sente incomodado com isso é porque raida por gear apenas e dá pouco valor aos conteúdos, por isso nem sequer deveria abrir a boca! Justo justo era a Blizzard acabar de vez com o sistema de gear-grind, mas aí lá se ia o negócio por agua abaixo, porque a maioria dos jogadores do WoW são miudecos que precisam de épicos, não para bater os gear-checks de alguns bosses, mas sim para fortalecerem o seu e-peen e compensarem o seu fracasso na vida real.
Esqueces-te e' que na vida real isso acontece na mesma. As pessoas compram carros, casas, tudo para fortalecerem o seu "pen" (simplesmente retira-se o "e-"). Claro, tudo depende das posses de cada um, mas consoante o que consiga comprar, mostra o seu estatuto social. E e' escusado tentar sequer refutar isto, dizendo que e' mentira, o grau de endividamento das pessoas prova isso muito bem (e nao me refiro so na compra de casa, mas aos relatorios do crescimento do uso do cartao de credito). Quer seja atraves de gear, quer seja atraves de achievements,
todos querem e' fortalecer a sua moral.
Eu raidei durante 2 anos, hardcore, limpei o conteudo todo ate me cansar de jogar. E queria gear porque queria passar os bosses em que havia gear-check. Eu fiquei parvo com a minha sobrevivencia quando so tinha o wildheart set, e depois de ter items de mc (nao so o gear, mas fire res tambem)... E' que nao tinha nada a ver.
Loot whore e' querer gear para fazer coleccao...
fazer bid a um item mesmo quando nao se precisa (hummmm.... casuals comes to mind).
Espero bem que a Blizzard introduza muitas mais medidas "casual friendly" com o WotLK, porque afinal de contas são esses os seus fieis clientes, e não os loot-whores que nunca estarão satisfeitos.
Mais ainda? Conta as instancias "causal" pre tbc e as de agora. E conta as high end.
Pre-TBC:
Casual: LBRS/UBRS, Scholomance, Stratholme.
Middle way: ZG, AQ20.
World Events: 4 Dragons (Emeriss, Lethon, Ysondre, Taerar).
End Game: MC, BWL, Onyxia, AQ40, Naxxramas.
TBC:
Casual: Todas as instancias 5man (nem que seja em heroic mode o que da pelo menos 12 instancias).
Middle way: Karhazan, ZA, Magtheridon, Gruul.
World Events: Doom Lord Kazzak, Doomwalker.
End Game: SSC, TK, BT, MH
E agora com o 2.4 os casuals vao passar a ter mais 2 instancias (normal e heroic)... mas so 1 dungeon end game. Mais, vai-se retirar o attunement para BT/MH, o que quer dizer que casuals que sejam casters (pelo menos esses) teem logo 'a partida a melhor gear (pre BT/MH) ja disponivel sem as alteracoes da 2.4 (atraves de tailoring, honor, rep e badges).
Tens ainda events individuais (o encounter do Shaartul em BEM por exemplo) que e' acessivel a todos.
Como ves, tens muito mais conteudo casual na TBC do que tinhas antes. Nao tem nada a haver com loot whores... loot whores sao os whiners que querem que a gear esteja 'a disposicao nos vendors. Uma coisa e' perder horas a fio a tentar mandar abaixo um boss, e ter de repetir vezes sem conta para que todos fiquem equipados, outra e' fazeres uma instancia vezes sem conta para apanhares badges para ires buscar gear. A blizz esta na realidade a viciar as regras.... uma pessoa como casual nunca ira deitar abaixo um end game boss, mas ao menos perde horas a fio nas instancias que ja fez antes (ou seja, nao houve conteudo novo, simplesmente reaproveitacao do mesmo) para apanhar gear melhor que nao lhe vai fazer absolutamente nada. Esses sim, vao andar nas cidades a mostrar que teem sem lhe darem uso.
A maioria dos hardcore players quando acabam o end game deixam de jogar, vao lvlar alts ou aparecem uma ou duas vezes por semana para limpar a raid instance.
Ja nao ha o esquema de "farm" que havia pre-tbc, em que o pessoal continuava a fazer mc e bwl porque precisavam de items (nem que fosse quest items).
Eu deixei de jogar quando matamos o kaeltas... e mesmo assim, sabes quantos items de ssc/tk tenho? um (o belt do lurker)... os items de tailoring, rep e badges sao melhores que t5... Items que me custaram uma semana, a farmar items ou a fazer heroics, sao melhores que items que dropam em duas raid instances que uma raiding guild passou 2 meses para acabar. E repara... isto e' bem antes do 2.4..... imagina 2.4.... se os items que eu tenho sao melhores que t5, entao bastam para ir a BT/MH... mas nao, vao dar items da qualidade de BT/MH.
Se nao conseguiam antes, com a ajuda de outras guilds com hardcore players, ver o end game content, como vao fazer agora com guilds de casuals? Vao matar um boss por semana (sempre o mesmo, pois ha o reset semanal)?