Raid´s

Tiramilho

Power Member
Boas

Ajudem-me...Ja me disseram que uma das formas de aumentar a perfomance em jogos é ter discos em Raid 1, pois o pc vai efectuar leitura de dois discos ao mesmo tempo...ou seja teoricamente duplica a velocidade de leitura. Sinceramente não sei. Ajudem-me

Cumps
 
Boa tarde.Os discos trabalharem em conjunto é raid0 como disse o zedasnozes.Mas tens de ter dois discos totalmente iguais.O mesmo modelo e com a mesma capacidade.Tambem pode dar com discos diferentes mas nao é muito seguro.Raid0 aumenta bastante a performance do teu pc.
Cumps
 
boas ppl... tambem estou a pensar meter os meus 2 discos em raid0... Mas nem todas as board dao?...ou dao? a minha board é uma Dfi lan party UT - nf4 sli-D.. n sei se da ou n.. sinceramente ainda n percebo muito do assunto.. Outra duvida... quando quiser formatar o pc, posso formatar apenas o disco que tem o win certo?.. e guardar os meus documentos todos no outro...? cumps e dsd ja obrigado =)
 
A tua board dá pra raid.

Outra duvida... quando quiser formatar o pc, posso formatar apenas o disco que tem o win certo?.. e guardar os meus documentos todos no outro...? cumps e dsd ja obrigado =)

Desde que o windows esteja numa partição deferente das outras coisas, até pode estar no mesmo disco.
 
Para efeitos de leitura, Raid0 ou Raid1 têm a mesma performance.
É na escrita que a performance do Raid0 se sobrepõe ao Raid1 (à custa de segurança de dados).
 
Para efeitos de leitura, Raid0 ou Raid1 têm a mesma performance.
É na escrita que a performance do Raid0 se sobrepõe ao Raid1 (à custa de segurança de dados).

Exacto.

RAID0 quase que duplica a performance, com a soma do espaço das drives envolvidas. Basta um disco falhar ("morrer") para perder todo o array.

No RAID1, ficamos somente com o espaço de um disco e "estão a ser criados backups em tempo real", aqui sim para segurança de dados.


e tipo... um Disco Rigido de 80Gb Hitachi SATA da para fazer raid com um Disco Rigido de 80Gb Hitachi SATA II ?

Dá e penso que não terás problemas com isso. Embora seja bastante mais seguro (como indicam as regras) fazer raid0 com discos exactamente iguais.
 
Última edição:
Não é verdade.

Tanto na leitura como na escrita, RAID0 quase que duplica a performance, com a soma do espaço das drives envolvidas. Basta um disco falhar ("morrer") para perder todo o array.

No RAID1, ficamos somente com o espaço de um disco e "estão a ser criados backups em tempo real", aqui sim para segurança de dados.




Dá e penso que não terás problemas com isso. Embora seja bastante mais seguro (como indicam as regras) fazer raid0 com discos exactamente iguais.

Estranho dizeres que não é verdade.:wow:

No Raid1, para efeitos de leitura, a controladora serve-se dos dois discos para mehorar performance (tal como no Raid0).:P

Na escrita sim, efectua backup em tempo real.
 
Estranho dizeres que não é verdade.:wow:

No Raid1, para efeitos de leitura, a controladora serve-se dos dois discos para mehorar performance (tal como no Raid0).:P

Na escrita sim, efectua backup em tempo real.

Tens toda a razão, peço desculpa :lol:
Sabes, deve ser do sono :zzz:

Vou editar o post pra não haver confusões :p
 
ao fazeres Raid0 e para poderes formatar o disco sem ters que perder o que tens,crias duas partiçoes!Uma delas instalas o SO e todo o software que entenderes.Na outra partição fazes como backup.Mas nao fica em discos separados.Ao criares as partições ele cria metade em cada disco, ou seja, quando formatas o local onde está o SO, formatas a partição e nao o disco.
Raid0 pode ser mau se um dos discos avariar porque perdes tudo,mas aumenta muito a performance..(e um disco nao morre assim..!!)
Cumps
 
Podem ser criadas no array quantas partições quisermos (até ao limite suportado pelo windows).

À medida que vão sendo criadas, vão ocupando o sectores + rápidos dos discos (parte exterior dos pratos).
Portanto, as primeiras partições a serem criadas serão as mais rápidas.
 
Existe um grande mito e desinformação em torno do Raid0

Em termos praticos, incluindo jogos, a melhoria de performance é muito pouca relativamente ao custo e ao aumento da possibilidade de perder os dados do disco. Em alguns casos perdes até performace.

podem ler mais em:

Raptors in RAID-0: Are two drives better than one?

If you haven't gotten the hint by now, we'll spell it out for you: there is no place, and no need for a RAID-0 array on a desktop computer. The real world performance increases are negligible at best and the reduction in reliability, thanks to a halving of the mean time between failure, makes RAID-0 far from worth it on the desktop.
 
Última edição:
hmm.. os raptors nunca prestaram pra RAID0

A única grande vantagem é os tempos de acesso, não a velocidade de tranferência.
Andei a ver reviews a comprar o meu seagate 2500GB 7200.10 (1 prato) e consegue maiores valocidades de tranferência que, plo menos, o raptor 74GB.

Já agora mostro o meu seagate (single hdd)
hdtach_seagate_250_8mb.JPG


E um RAID0 de raptor's 74 (a vermelho) e um raptor 74 single a azul
sanstitreex4.jpg


A minha maior finalidade quando pus raid foi ter velocidade em tranferência de ficheiros, embora também ajudasse bastante para load do windows e de jogos principalmente. O swap file tinha noutro disco fora do raid.

Hitachi 80GB sata II sem raid
hdtach_1xhitachi.jpg


Hitachi 80GB sata II, array com 2 discos em raid0
hdtach_hitachi_raid.JPG



RESUMINDO:
raptor's 74GB RAID0:
average read: 96.0 MB/s
random access: 14.3 ms

hitachi's 80GB RAID0:
average read: 97.3 MB/s
random access: 16.6 ms

É bastante preferível RAID0 de hitachi's que se compram por 45€ cada, ou usados por 25€

Quanto aos tempos de acesso, comparando o seagate 7200.10 com o raptor:

15.2 ms contra 7.8 ms, não tem comparação (raptor bastante melhor)
85.9 MB/s contra 65.0 MB/s, também não tem comparação ^^ (seagate bastante melhor)

de qualquer modo, prefiro optar pela velocidade de tranferência no auge

cumps
 
O problema não está em serem raptors...

Os dados que mostras são de aplicações de benchmarking sinteticas, em que é obvio que o sequencial reading é bastante melhorado.

Mas o seek time é bastante mais importante para aplicações ditas normais, em que os blocos de dados são relativamente pequenos. Com o sistema em raid até tens seek times mais demorados (no global) porque os dois discos tem que cada um estar a fazer um seek para dados que poderiam estar em zonas proximas se fosse num unico disco....


mas este asssunto já está muito debatido. No link que enviei em cima (existe bastantes mais sites em que os testes levaram as mesmas conclusões) nas aplicações reais a diferença entre dois discos em raid e um unico disco é nula ou bastente pequena. Por isso é que recomendam que mais vale gastar o dinheiro do disco extra em outra coisa, por exemplo, mais memoria ou uma gráfica mais potente.

Claro que existem aplicações que beneficiam enormemente da maior capacidade de transferencia em bruto, mas são muito especificas. Se copias muitos ficheiros a performance em principio deve melhorar, mas ai ainda tens outro problema, são muitos ficheiros mas pequenos ou poucos ficheiros mas grandes...
 
Última edição:
O problema não está em serem raptors...

Os dados que mostras são de aplicações de benchmarking sinteticas, em que é obvio que o sequencial reading é bastante melhorado.

Mas o seek time é bastante mais importante para aplicações ditas normais, em que os blocos de dados são relativamente pequenos. Com o sistema em raid até tens seek times mais demorados (no global) porque os dois discos tem que cada um estar a fazer um seek para dados que poderiam estar em zonas proximas se fosse num unico disco....


mas este asssunto já está muito debatido. No link que enviei em cima (existe bastantes mais sites em que os testes levaram as mesmas conclusões) nas aplicações reais a diferença entre dois discos em raid e um unico disco é nula ou bastente pequena. Por isso é que recomendam que mais vale gastar o dinheiro do disco extra em outra coisa, por exemplo, mais memoria ou uma gráfica mais potente.

Claro que existem aplicações que beneficiam enormemente da maior capacidade de transferencia em bruto, mas são muito especificas. Se copias muitos ficheiros a performance em principio deve melhorar, mas ai ainda tens outro problema, são muitos ficheiros mas pequenos ou poucos ficheiros mas grandes...

Concordo contigo.
De qualquer forma por aqui costumam passar muitos ficheiros e grandes :-D
 
Back
Topo