1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAIDZ+ZFS e HotSwap

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por xBoShY, 30 de Novembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 930)

1. xBoShY

xBoShY Power Member

Boas,

Estou a montar um servidor multi-purpose cá em casa. Tenho 4 discos de 1Tb cada. A ideia é:
    ..:: (1) Poder fazer upgrade para 8 discos
    ..:: (2) Poder usufruir do hot swap no caso de falha ou caso queira substituir algum disco prematuramente

Tenho procurado soluções a nivel de filesystems e estou a pensar em usar RAIDZ+ZFS em Solaris 10.
    No entanto tenho as minhas duvidas:
    ..:: (A) RAIDZ+ZFS: poderei usufrui totalmente do hot swap? ie, poderei usufruir das condiçoes no ponto (2)?
    ..:: (B) RAIDZ+ZFS: sei que software raid, no entanto, terei algum ganho em usar uma controladora raid com cache?
    ..:: (C) Controladoras RAID: Usar duas controladoras de 4 portas versus usar 1 controladora de 8 portas, existirá alguma diferença a nivel de performance? (Nota: ao fazer upgrade para 8 discos, não irei criar um unico raidz de 8 discos, mas sim acrescentar outro raidz de 4 discos ao zpool.)

=)

Última edição: 2 de Dezembro de 2008
  2. xBoShY

xBoShY Power Member

Quanto à pergunta (A) já sei que é possivel fazer o replace.
    Pontos (B) e (C)... noone? =/

3. xBoShY

xBoShY Power Member

Nao há mesmo ninguem com que tenha tentado RAIDZ? =/

4. tangram

tangram Power Member

Partilhar esta Página