RAM: 4GB@1200 ou 8GB@1066

Gizb0

Power Member
bOas. Queria saber a vossa opinião sobre a quantidade de memória vs. velocidade.


  1. 4GB Transcend aXeRam 1200 (o que tenho agora)
  2. 8GB G.Skill PI BLACK 1066
Não faço edição de imagem, nada de trabalhos pesados, apenas jogo =)
Esta duvida apareceu-me pois quando saio do GTA4, vejo que o consumo de memória vai nos 3700mb...


Abraço!
 
Quantidade é sempre melhor, deixa lá os 200Mhz de lado... mais vale ficar 2% mais lento no jogo que ter de ir ao disco ler um bitmap para fazer textura....

Aqui tenho feito bench's com a ram a 800 e com a ram a 1200 e a diferença é muito pouca...
 
Eu no meu caso comprei 8 GB de ram (aproveitei o bom preço das OCZ Reaper@1150mhz) porque trabalho com maquinas virtuais e de facto compensa, até porque já tive cerca de 85% ocupado de ram, e windows continuou super rápido. Agora a nível de jogos acho que não compensa.
 
Queria saber a vossa opinião sobre a quantidade de memória vs. velocidade.
4GB Transcend aXeRam 1200 (o que tenho agora)
8GB G.Skill PI BLACK 1066
Não faço edição de imagem, nada de trabalhos pesados, apenas jogo =)
Esta duvida apareceu-me pois quando saio do GTA4, vejo que o consumo de memória vai nos 3700mb

Neste momento, no que diz respeito à performance nos jogos, 4 GB a 1200 são sempre melhores que qualquer que seja a quantidade a 1066, mas de forma quase residual.
Sendo utilizador do Vista, o consumo é sempre elevado, o que não significa que a memória esteja toda ocupada. Aliás, o normal é estar 100% utilizada. Por exemplo, neste momento, com 4 GB e Vista 32 bit, tenho 3 GB de memória física disponível, no entanto apenas 42 MB estão livres, pois cerca de 1 GB está realmente a ser utilizado pelos programas que estou a executar, mas os restantes 2 GB estão em cache. Ou seja, caso vá executar um joguito mais pesado, apesar de dizer que só tenho 42 MB livres, na verdade ainda poderão ser disponibilizados 2 GB só para o jogo.

Concluíndo, estás muito bem com o que já tens. Faz upgrade apenas quando puderes aumentar quantidade e velocidade, daqui a uns anos, quando a diferença de performance o justificar. Aliás, o mais correcto será fazeres o upgrade apenas quando sentires que o jogo está a ficar mais lento devido à falta de memória, o que não te deverá acontecer no próximo par de anos...
 
Back
Topo