RAM e PowerBooks - Falha de design

abc

Portugal@Home Member
Pois é meus caros, depois de muito ler na net cheguei à triste conclusão que os PowerBooks são estranhos com as memórias. Depois de muito pesquisar descobri que apenas as memórias da Samsung e as versões Apple da Crucial não dão qualquer tipo de problemas.

Comprei dois dimms de 1 Gb da Crucial para o meu PowerBook e só depois de os ter encomendado descobri que esta versão dos dimms apresentava problemas de incompatibilidade com o PowerBooks. Não eram para Apple...

Ao instalá-los fui de imediato confrontado com os problemas estranhos - o OS X nem sequer botou, e no ecrã branco com a maçã tenho um erro qualquer na stack (quem sabe o que é percebe de imediato que é das mems).

Tirei as novas, meti a velha e tudo na maior. Voltei a meter as novas desta vez sem tapar com a chapa de alumínio e surpresa das surpresas, tudo na maior. Fiz um stress test, abri 30 aplicações entre elas o photoshop, o keynote com uma apresentação pesada, o pages, o iphoto, etc, meti 50 widgets tudo ao mesmo tempo e sempre na maior.

Conclusão, só pode ser da maravilha da tampa que faz contacto com o pcb... A própria crucial justifica a memória apple porque supostamente o pcb default não é compatível está visto porquê.

Resolvi meter um papel entre as mems e a tampa de alumínio e até agora parece tudo bem mas veremos...

EDIT: Farei um post pormenorizado sobre estas aventuras depois de ter submetido o sistema a um teste de endurance. Se nos próximos dias não tiver problemas explico tudo direitinho...
 
Última edição:
Os problemas estão relacionados com o desenho do PCB das memórias... Há umas que dão, outras que não... Tiveste sorte... Maravilha.
 
Ah, os AlumBook RevA e RevB são os modelos mais problemáticos. Aparentemente as RevC e RevD não apresentam tanta consistência nos problemas. O meu é um PowerBook 17' 1.33 GHz (Set 2003), um RevB portanto...
 
Se as memórias que compraste na Crucial para o Apple Powerbook dão problemas eles são responsáveis por isso e tem que resolver o problema. Já me aconteceu o mesmo com um outro portátil, as memórias não cabiam, e depois de reportar o problema enviaram-me novas memórias sem quaisquer custos adicionais. Se bem me lembro o problema era semelhante. Havia várias variantes do mesmo modelo.
 
O problema aqui é mesmo do PowerBook... É por isso que eles vendem memórias certificadas para Apple como disse no primeiro post. na net encontrei muitas informações relacionadas com isto.
 
Desculpa. Voltei a ler o post com mais atenção e lá descobri que "não" compraste as DDR recomendadas para o Powerbook. Por curiosidade. Foi por distracção, esquecimento ou desconhecimento?
 
Limitei-me a consultar o manual do meu PowerBook e escolher as memórias com as características impostas pela Apple. Até consultei a documentação para developers que especifica detalhes como distribuição dos chips de memória, etc. As que comprei cumprem todos os requisitos.

Como tal pode-se dizer que foi por desconhecimento (desta falha dos PowerBooks) além de que não comprei as memórias directamente na Crucial.

Só descobri que havia questões com os PowerBooks e a RAM depois de as ter encomendado e por uma questão de seriedade não quis recusar a encomenda. Posso sempre devolvê-las mas em princípio não o vou fazer (vieram duma loja alemã e é chato andar com isto de um lado para o outro). A folha de papel resolve bem a questão pelo que parece...

Só me arrependo de não ter encomendado Samsung que eram mais ou menos ao mesmo preço...
 
Última edição:
Não é uma falha dos Powerbooks. É assim. Existem outros notebooks com o mesmo problema. Geralmente todos aqueles que são mais inovadores, pequenos, ultra-leves, etc, impõem exigências ao tamanho do PCB em "altura", "espessura", etc, que tb fazem parte das especificações.
 
Evangelion-01 disse:
Ah, os AlumBook RevA e RevB são os modelos mais problemáticos. Aparentemente as RevC e RevD não apresentam tanta consistência nos problemas. O meu é um PowerBook 17' 1.33 GHz (Set 2003), um RevB portanto...

Pois.. o meu é um Rev. C
 
A quem possa interessar:

> http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=303173
>
> What is the PowerBook G4 (15-inch 1.67/1.5GHz) Memory Slot Repair
> Extension Program?
>
> The PowerBook G4 (15-inch 1.67/1.5GHz) Memory Slot Repair Extension
> Program is a worldwide program covering repair or replacement of the
> memory slot in PowerBook G4 models manufactured between January 2005
> and April 2005 (2005-01 through 2005-04) that are experiencing
> specific component failures. If your PowerBook G4 has a serial number
> within the eligible range and is experiencing any of the symptoms
> listed below, it may be eligible for repair, free of charge. Apple or
> an Apple Authorized Service Provider (AASP) will determine
> eligibility under the program. Repairs will be covered by Apple for
> up to two years from the original date of purchase even if your
> computer is out of warranty.
>
> What are the symptoms of an affected PowerBook G4?
>
> Affected systems will exhibit one of the following symptoms:
>
> The computer does not start up; instead, there are three short beeps
> (typically) followed by the the sleep LED flashing periodically.
> When both SO-DIMM memory slots are filled (populated), only one
> slot's memory is recognized.
> System performance may be degraded because the memory in only one
> slot is not recognized.


Cumprimentos

Pedro Aniceto

==========================================================================
Pedro M.S.Aniceto

Rua Luis de Camões, 27A
2860-633 Rosário
Portugal

Telef. (+351) 96 165 32 28 http://www.iclub.com.pt

Email: [email protected]
==========================================================================
It is better to die on your feet than to live on your knees!
- Emiliano Zapata


Edição especial do "Correio dos Outros"
 
Não sei se poderei escrever aqui o que vou mencionar mas caso seja Admin delete Post :D

Existe um site de Memorias o qual tem um planoplia de memorias proprietarias, e que incluem muitos Macs. dão garantia de compatibilidade a 100%. www.memoryland.biz
 
Back
Topo