1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAM e PowerBooks - Falha de design

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por abc, 19 de Janeiro de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1051)

  1. abc

    abc [email protected] Member

    Pois é meus caros, depois de muito ler na net cheguei à triste conclusão que os PowerBooks são estranhos com as memórias. Depois de muito pesquisar descobri que apenas as memórias da Samsung e as versões Apple da Crucial não dão qualquer tipo de problemas.

    Comprei dois dimms de 1 Gb da Crucial para o meu PowerBook e só depois de os ter encomendado descobri que esta versão dos dimms apresentava problemas de incompatibilidade com o PowerBooks. Não eram para Apple...

    Ao instalá-los fui de imediato confrontado com os problemas estranhos - o OS X nem sequer botou, e no ecrã branco com a maçã tenho um erro qualquer na stack (quem sabe o que é percebe de imediato que é das mems).

    Tirei as novas, meti a velha e tudo na maior. Voltei a meter as novas desta vez sem tapar com a chapa de alumínio e surpresa das surpresas, tudo na maior. Fiz um stress test, abri 30 aplicações entre elas o photoshop, o keynote com uma apresentação pesada, o pages, o iphoto, etc, meti 50 widgets tudo ao mesmo tempo e sempre na maior.

    Conclusão, só pode ser da maravilha da tampa que faz contacto com o pcb... A própria crucial justifica a memória apple porque supostamente o pcb default não é compatível está visto porquê.

    Resolvi meter um papel entre as mems e a tampa de alumínio e até agora parece tudo bem mas veremos...

    EDIT: Farei um post pormenorizado sobre estas aventuras depois de ter submetido o sistema a um teste de endurance. Se nos próximos dias não tiver problemas explico tudo direitinho...
     
    Última edição: 19 de Janeiro de 2006
  2. johncool

    johncool Power Member

    Err... tenho uma Kingston de 512MB e n tenho qq problema... e tb já lá tive metida uma OEM de 256MB.
     
  3. abc

    abc [email protected] Member

    Os problemas estão relacionados com o desenho do PCB das memórias... Há umas que dão, outras que não... Tiveste sorte... Maravilha.
     
  4. abc

    abc [email protected] Member

    Ah, os AlumBook RevA e RevB são os modelos mais problemáticos. Aparentemente as RevC e RevD não apresentam tanta consistência nos problemas. O meu é um PowerBook 17' 1.33 GHz (Set 2003), um RevB portanto...
     
  5. ajax

    ajax Banido

    Se as memórias que compraste na Crucial para o Apple Powerbook dão problemas eles são responsáveis por isso e tem que resolver o problema. Já me aconteceu o mesmo com um outro portátil, as memórias não cabiam, e depois de reportar o problema enviaram-me novas memórias sem quaisquer custos adicionais. Se bem me lembro o problema era semelhante. Havia várias variantes do mesmo modelo.
     
  6. abc

    abc [email protected] Member

    O problema aqui é mesmo do PowerBook... É por isso que eles vendem memórias certificadas para Apple como disse no primeiro post. na net encontrei muitas informações relacionadas com isto.
     
  7. ajax

    ajax Banido

    Desculpa. Voltei a ler o post com mais atenção e lá descobri que "não" compraste as DDR recomendadas para o Powerbook. Por curiosidade. Foi por distracção, esquecimento ou desconhecimento?
     
  8. abc

    abc [email protected] Member

    Limitei-me a consultar o manual do meu PowerBook e escolher as memórias com as características impostas pela Apple. Até consultei a documentação para developers que especifica detalhes como distribuição dos chips de memória, etc. As que comprei cumprem todos os requisitos.

    Como tal pode-se dizer que foi por desconhecimento (desta falha dos PowerBooks) além de que não comprei as memórias directamente na Crucial.

    Só descobri que havia questões com os PowerBooks e a RAM depois de as ter encomendado e por uma questão de seriedade não quis recusar a encomenda. Posso sempre devolvê-las mas em princípio não o vou fazer (vieram duma loja alemã e é chato andar com isto de um lado para o outro). A folha de papel resolve bem a questão pelo que parece...

    Só me arrependo de não ter encomendado Samsung que eram mais ou menos ao mesmo preço...
     
    Última edição: 20 de Janeiro de 2006
  9. ajax

    ajax Banido

    Não é uma falha dos Powerbooks. É assim. Existem outros notebooks com o mesmo problema. Geralmente todos aqueles que são mais inovadores, pequenos, ultra-leves, etc, impõem exigências ao tamanho do PCB em "altura", "espessura", etc, que tb fazem parte das especificações.
     
  10. abc

    abc [email protected] Member

    Pois... O pior é que estas memórias cumprem essas especificações... Estão algures no JEDEC...
     
  11. johncool

    johncool Power Member

    Pois.. o meu é um Rev. C
     
  12. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Nada como o meu velho cavalo de guerra PB G4/500 :)
     
  13. bsod

    bsod Power Member

    Não: o portátil, reeeaaaalmente portátil, é o meu SE/30!

    Perdoem o off-topic :)
     
  14. Hackaroxp

    Hackaroxp I quit My Job for Folding


    Edição especial do "Correio dos Outros"
     
  15. Xogun

    Xogun I fold therefore I AM

    Não sei se poderei escrever aqui o que vou mencionar mas caso seja Admin delete Post :D

    Existe um site de Memorias o qual tem um planoplia de memorias proprietarias, e que incluem muitos Macs. dão garantia de compatibilidade a 100%. www.memoryland.biz
     

Partilhar esta Página