1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ram em dual channel

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por badname, 31 de Julho de 2012. (Respostas: 5; Visualizações: 546)

1. badname

badname Banido

Boas

Tenho um pc com 2x1GB (board asus M2n-E) e queria aumentar a quantidade da ram, contudo estar a investir muito em DDR2 não me parece a grande aposta, até porque está mais cara do que a DDR3 (mesmo quando pesquiso material usado). Digo isto porque pensei tirar a que tenho e meter 2x2GB, só que não arranjo nada abaixo dos 50/60€. A minha questão é então a seguinte, se adicionar mais 2x1GB perco a possibilidade do "dual channel" ou funciona na mesma se usar dois pares iguais entre si ? Eu tenho um "kit" team elite de 2x1GB (DDR2 800), e como não vou arranjar um novo par "perfeito" no mercado de usados, a minha dúvida é se o "dual channel" funciona 2 a 2 ou os quatro ? É dois a dois certo? Se assim for bastará controlar a tensão de funcionamento e latência da ram a comprar, é isso ?

obg

2. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Sim, pode ser que funcione. Eu tenho dois pares de módulos diferentes de memória no meu PC e consegui colocar a funcionar em dual channel, com estabilidade.
    No entanto, demorei muito tempo a conseguir encontrar os settings certos para funcionar ao mesmo tempo com estes módulos e mesmo assim, admito que tive alguma sorte.
    Podes tentar, mas pode ser que apenas funcione em single channel, ou que tenhas instabilidade no sistema.

Para melhorar as tuas hipóteses tenta encontrar módulos o mais parecidos, especialmente na quantidade de chips de memória, velocidade e timmings.

3. badname

badname Banido

Hummm, estou a ver que poderá não ser fácil, mas será que perderei muita "perfomance" se ficarem a trabalhar em "single channel" ?

4. Horus-Anhur

5. badname

badname Banido

sim, eu já tinha visto essa rev, e notei que em aplicações do dia a dia não há diferenças. Nos jogos parece que pode alguma variação (pequena), contudo, é o costume, nunca sei se são diferenças que se "sentem" ou se apenas diferenças visivéis quando se corre software de teste.

6. Horus-Anhur

Provavelmente não vais notar diferenças, pois são demasiado pequenas para o ser humano.
    Os tempos em que a velocidade e os timmings de memória faziam muita diferença já acabaram, sendo que apenas algumas aplicações é que se nota diferença. Desde que se começou a colocar o controlador de memória dentro do CPU, que a dependência em memórias rápidas diminuiu.

Partilhar esta Página