1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema RAM não detectada na totalidade pela Bios

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ASUS_SUPPORTER, 30 de Maio de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1092)

1. Boas,
    Tenho um problema/avaria no meu sistema, constituído pelos seguintes componentes (vou indicar os mais relevantes):
    -Intel Core i7 930
    -Asus Rampage 3 Extreme
    -GSkill Perfect Storm 6 GB 2000MHz DDR3

Recentemente o meu PC tem dado uns bluescreens e há momentos atrás, até deu crashou o Fedora 17, que tinha instalado, pois fartei-me dos erros do Windows (pensando que a culpa era do Windows 7).
    De um momento para o outro, tanto o sistema operativo como a Bios apenas detectavam 4096 MB de RAM, dos 6GB que tinha instalado.
    Os passos que fiz até agora com o objectivo de resolver o problema, sem sucesso, foram:
    1 - Colocar 1 módulo de RAM de cada vez no slot respectivo. O PC faz boot e detecta na bios 2040 MB (sim, 2040 MB e não 2048 MB);
    2 -
    2.1. Passei à fase de colocar 2 módulos de cada vez, alternando entre eles. O PC inicia e detecta na bios 4088 MB (em vez de 4096 MB);
    2.2. Há um módulo em particular em que, se colocar junto com um outro módulo, ele detecta os 2040 MB, tal como no ponto 1;
    3 - Colocando os 3 módulos de uma vez, continua a detectar os 4088MB;

Aproveito para acrescentar que um problema destes aconteceu-me há 1 ano e meio e resolveu-se sozinho. Disseram-me que era o controlador de memória do CPU que de vez em quando stressava, mas passado pouco tempo regressava ao normal. No entanto, desta vez o problema persiste.
    Posto isto, por um lado pode ser do CPU, dado que não detecta o valor exacto de RAM instalada (2040 em vez de 2048, ...). Por outro lado, também parece que é um problema a nível de um módulo de RAM, devido ao que expliquei no ponto 2.2.

Para quem tem mais voto na matéria, o que devo fazer com vista a resolver o problema?

Um abraço e muito obrigado

2. vici

vici Power Member

Já actualizaste a bios?

3. Sim, a bios sempre esteve actualizada para a versão mais recente. Acrescento que o PC não estava nem esteve sob OC, quando este problema aconteceu.

4. vici

vici Power Member

Verifica os Timings e a voltagem das memorias se estão dentro dos parametros do fabricante na bios.

5. Fui verificar se havia versões novas para a bios e afinal havia. Actualizei-a e agora o PC não arranca se um módulo especifico estiver montado juntamente com os outros dois módulos de memórias de RAM, ficando uma luz de erro na motherboard, relativa à RAM, acesa.
    Podemos concluir de imediato que se trata de um módulo de memória RAM que avariou ou pode ser na mesma do CPU, pelo facto de detectar 2040 ou 4088 MB em vez de 2048 ou 4096 MB respectivamente?
    Obrigado pela atenção

PS: Verifiquei essa situação das tensões e dos timings, mas não houve progressos quanto à resolução do problema.

6. vici

vici Power Member

Faz um teste com o Memtest86 em cada modulo...

Testaste nas outras 2 slots?

7. Quanto ao módulo suspeito, sim, testei nos outros dois slots. Aliás, ao fim e ao cabo, testei todos os casos possíveis (cada módulo individualmente e depois agrupados em 2 e 3 de cada vez).
    Vou testar isso do Memtest e depois digo alguma coisa.
    Entretanto, estão à vontade para continuar a discussão no tópico.
    Obrigado :)

8. Boas,
    Estive a testar as memórias individualmente com o memtest e acontece que dois dos módulos concluem o teste sem problemas, enquanto que o terceiro módulo nem sequer deixa o PC arrancar.
    Pode-se então concluir que trata-se de uma avaria do tal módulo da memória de RAM, certo?
    Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

9. vici

vici Power Member

E esse modulo "defeitoso" testaste nas pistas todas?

10. Sim. Instalei o tal módulo defeituoso sozinho e o PC simplesmente não faz boot. Se o montar juntamente com outro módulo, detecta-me 2GB apenas. Se colocar os três módulos instalados, detcta apenas 4 GB. Em breve vou testar o PC com outras memórias, a ver se para além do módulo avariado há algo mais de errado, na iminência de dar o berro e quiçá, se causou a avaria do tal módulo de RAM.

11. Boa tarde,
    Tirei um tempinho para revisitar o meu PC fixo, para confirmar se sempre era o módulo de memória que estava avariado.
    Infelizmente, descobri que não só o tal módulo não está a funcionar, como o slot no qual este módulo estava montado antes de acontecer este problema deixou de dar (se eu colocar uma memória boa no slot 1, este não detecta a memória e não inicia). Não sei qual das partes é que estourou a outra, mas pelos vistos a board também vai ter que ir para a garantia, certo?
    Bom fim-de-semana e obrigado pela ajuda até agora prestada :)

12. vici

vici Power Member

Se o Slot não esta em condições, provavelmente deverá ter avariado esse mesmo modulo de ram.

Envia a board e memoria para a RMA.

13. Vai ter que ser. Antes de mandar a MB, talvez ainda teste o CPU noutra board, não vá o controlador de memória do CPU também ter dado o berro.
    Obrigado por toda a ajuda :)

14. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

tb sou da opiniao k terá sido a board a dar cabo do modulo... manda ambos para RMA....e qd fores mandar o modulo de RAM n menciones o facto de o slot onde o mm estava ter avariado...se n ainda te arriscas k remetam a responsabilidade a defeitos da board e n te keiram fazer o RMA do modulo

15. Ok, vou seguir esse conselho. Fico muito agradecido pela dica.

Partilhar esta Página