RAM não disponível para o sistema

dbdossan

Membro
Boas a todos.
Costumo encontrar muitas respostas as minhas duvidas neste grande fórum sem precisar de postar nada. Mas desta vez, ou pesquisei mal ou estou mesmo confuso e não consigo chegar a nenhuma resposta…

O meu sistema operativo é o Vista versão 32 bits, tenho 3 GB de RAM instalada e reconhecida pelo sistema e pelo cpu-z. Porém quando vou o gestor de tarefas, só 2 GB são utilizados…

Como reparei nisso? Com O Crysis Warhead, que é guloso em memoria… O jogo estava a correr mais lentamente que os jogos e aplicações que tenho usado até hoje (inclusive o Crysis 1), e ouvi o disco a trabalhar muito (bastante barulho). Nesse momento, abri o gestor de tarefa, e constatei que o sistema estava a usar uma grande parte do pagefile e que só me aparecia 2 GB de memória física disponível.

Não compreendo porque. Será do SO estar a partilhar 1GB da RAM para a placa gráfica? Acho estranho que seja isso, mas não sei…
Será que é mesmo um problema do Vista? Não poderá ser um problema com as memórias? Também estou na dúvida, visto que corri um programa para detectar erros nas memórias durante duas horas e o diagnostico foi positivo para a RAM…

Alguem pode ajudar ou dar uma opinião?

Obrigado e cumprimentos.
 
Regra do RAM: 1 > 2 > 4 > 8 > 16 > 32 > 64 > 128 > 256 > 512 > 1024 > 2048 > 4096MB > ...

Eu ainda não percebi qual foi a ideia das empresas de informática, de porem nos PC's 3GB... a serio que ainda não percebi.
Sempre aprendi que a memoria de RAM, devia ser a dobrar para não dar problemas... mas que sou eu para dizer o contrario...

Enfim... o jogo simplesmente não reconhece os 3GB! O software normalmente trabalha segundo a regra que mencionei logo ao inicio. Por isso não podes fazer nada... apenas por mais 1GB de memoria.

Mas, la esta... eu posso estar mesmo enganado...
 
tambem tenho 3GB de RAM e nao me acontece nada disso. O Gestor de Tarefas reconhece 3GB fisicos. Tenta ver a ordem como puses-te as placas RAM, altera a ordem e depois ve
 
Regra do RAM: 1 > 2 > 4 > 8 > 16 > 32 > 64 > 128 > 256 > 512 > 1024 > 2048 > 4096MB > ...

Explica melhor essa regra que eu não percebi...
O meu portatil antigo apenas suportava 1Gb de RAM (512+512) e veio com um 256MB e se eu quisesse fazer um upgrade à ram tinha de deitar a de 256 fora (na altura a RAM era cara), porque segundo a regra da RAM teria de ter 1GB? não faz sentido...

E se ele tem um SO 32bits, para que pôr 4Gb se não vai usar a RAM toda? Cada um faz as suas escolhas...

Provavelmente isso é da gráfica que, sendo com memoria partilhada totalmente ou parcialmente (aka turbo-cache) essa memória fica reservada ao sistema e não é partilhada com as aplicações. Daí só aparecer apenas 2Gb... Qual é a placa por curiosidade?
 
Back
Topo