1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAM não é totalmente reconhecida

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por RodWall, 18 de Novembro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1016)

1. RodWall

RodWall Power Member

Boas,

Estou a correr o XP SP2, num E8400 e tenho 4GB de RAM. O problema é que o Windows me diz o seguinte:

"3.00Ghz, 3,25GB of RAM"

Já verifiquei a BIOS, e ela reconhece os 4GB, mas li também o seguinte na BIOS:

North Bridge Chipset Config

Memory Remap Feature [Enabled]

PCI MMIO Allocation: 4GB to 3328MB

Alguém me poderia ajudar a pôr o Windows a reconhecer a RAM toda, se for possivel?

Obrigado!

2. Yes Master

Yes Master Banido

Amigo, o XP 32 Bits só reconhece até esse limite. Não há nada de errado com o teu pc. Apenas nos sistemas XP de 64 Bits e Vista (32 ou 64 Bits), é possível reconhecer até, salvo o erro, 16 gb.

3. syqe

syqe Power Member

Também não é bem assim, o Vista 32bits tem o mesmo limite.

A limitação está na arquitectura, qualquer sistema 32bits nunca te vai ver os 4gb de memória, apenas um sistema 64bit seja XP ou Vista.

O limite de memória do Vista Ultimate x64 é 128GB de memória. Teóricamente o limite de memória duma arquitectura 64bit é 16exabyte :P não giga

Última edição: 18 de Novembro de 2008
  4. Yes Master

Yes Master Banido

lol

Ok, obrigado. Até porque pensava que qualquer sistema Vista reconhecia mais que 3Gb. ;)

5. RodWall

RodWall Power Member

Obrigado pelo esclarecimento, fico mais descansado!

6. TobiasFish

TobiasFish Banido

e reconhece mais de 3GB! reconhece toda a que lá meteres! mas vai continuar a usar só 3GB

7. YoZ

YoZ Power Member

Existe algum programa para testar a quantidade de ram que suporte? E que ja me disseram que é possivel por a reconhecer e utilizar 4Gb no XP SP3 e no vista 32bits

8. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Por acaso até utiliza toda a memoria que lhe puseres ate aos 4Gb.
    Mas, quando digo toda, tambem temos de contar com a memoria da grafica.
    Memoria grafica+sistema = 4Gb, a partir dai, só lá está a ocupar espaço.
    Existe malta que utiliza quase 4Gb, com placas graficas de pouca ram.

Num P4 com uma AGP de 512Mb (ATI2600pro) consegui ter os 3.5Gb para utilizar no windows, isto com 4x1Gb DDR e swap desligada.

9. Seavoices

Seavoices Power Member

A memória gráfica partilhada com a memória RAM é totalmente independente do sistema operativo.

O limite dos sistemas operativos X32 é 3,2GB de memória RAM. Ponto final. Nada acima desse valor é aceite pelo sistema operativo. Se existe a informação de mais utilização de memória num sistema operativo X32, a informação está errada

Não induzas as pessoas em erro.

10. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Ok, apenas queria acrescentar aquilo que tinha experimentado pessoalmente.
    Não li muito sobre o assunto, apenas isto:
    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778.aspx

Mas tens razão, o limite é mesmo esse, apesar da bios poder detectar mais.
    As minhas desculpas pelo erro.

Cumprimentos
    Judas

11. syqe

syqe Power Member

Também não é 3,2.

A arquitectura está limitada por 4GB de ram (facilmente fazes as contas: 32bits para endereçamento de memória -> 2^32), mas estes também vão ser usados para o endereçamento de dispositivos (daí o facto do Judas ter falado na questão das memórias das gráficas) e assim os 4GB iniciais não são mostrados "inteiros" pelo SO.

Este espaço usado é "escondido" mas não quer dizer que não esteja a ser utilizado, apenas não é usado pelos programas.

Como o endereçamento varia daí haver pessoas que vêm 3,5 / 3,2 / 3 GB quando têm os 4GB instalados.

Última edição: 19 de Novembro de 2008
  12. Bumperboy

Bumperboy Power Member

Desculpem reavivar este thread mas estou com o mesmo problema dos 3328MB. para piorar ainda mais, eu tenho instalado o vista entrepise edition x64. alguma maneira de resolver isto?

Partilhar esta Página